Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Estados impulsionam o agro

Trump e China acirram guerra comercial. Deputado do PSOL pode ser cassado. Processo de Filipe Martins avança nos EUA

Revolução de Trump no comércio mundial traz oportunidades para o Brasil
Donald Trump anunciou taxação de 125% à China. (Foto: EFE/EPA/YURI GRIPAS/POOL)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A quarta-feira foi um dia de reviravoltas na guerra comercial entre Estados Unidos e China. Após Pequim taxar em 84% as compras dos EUA, Donald Trump baixou as tarifas para outros países, mas elevou a taxação sobre os chineses para 125%. Nessa reportagem, mostramos como é o comércio entre os dois países e quem pode perder mais nessa disputa.

Proteção ao agro. No Brasil, não está descartada uma retaliação aos EUA pelo aumento da taxação. A medida pode ser uma “carta na manga” para proteger o agronegócio.

Brasil na berlinda. Se até então o Brasil ainda tinha uma posição privilegiada na guerra comercial, as idas e vindas de Trump já colocam isso em dúvida. Entenda o que muda.

Política, Economia e Mundo

Sob risco de cassação. O Conselho de Ética da Câmara aprovou parecer pela cassação do deputado Glauber Braga, do PSOL, que agrediu um ativista político em 2024. Saiba o que acontece agora.

Filipe Martins contra o governo americano. A Justiça dos Estados Unidos deu início à fase de produção de provas no processo movido por Filipe Martins contra o governo americano. Entenda os desdobramentos.

Agro mais competitivo. Após a suspensão do Plano Safra, governadores estão recorrendo a uma solução: fundos de financiamento público para tornar o agro mais competitivo.

Opinião da Gazeta

A queda de Juscelino Filho e as emendas parlamentares. Longos dois anos após as primeiras denúncias, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, finalmente está fora do cargo. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O escândalo que custou a cabeça de Juscelino Filho ainda é sintomático de outra distorção da vida política nacional. Não deixa de ser irônico que ele tenha caído pelo mau uso de emendas parlamentares, o meio que o Legislativo encontrou para se apoderar de fatias cada vez maiores do Orçamento federal.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

New Yorker. Moraes posa para fotos e vira “Big Alex” em entrevista a biógrafo de Che Guevara

Cúpula de esquerda. Lula tenta costurar oposição a Trump e candidatura para a ONU, mas Argentina vira entrave

Em Minas Gerais. Anúncio bilionário de farmacêutica evidencia independência de governadores da agenda federal

Auditoria. TCU aponta que governo não combate assédio na maioria das universidades federais

Colunas e artigos

“Adolescência”: não mais que ficção. A série “Adolescência” virou um fenômeno e trouxe alertas para muitos pais. Mas o artigo de Ana Zarzalejos Vicens traz outro alerta: o perigo de acreditar que ela é mais do que ficção.

Paulo Briguet aborda a pena de morte e o 8 de janeiro.

Guilherme Fiuza analisa o balé estatístico da passeata.

Para inspirar e alegrar

Um reforço “minúsculo” contra o câncer. O tardígrado é um animal minúsculo com cerca de 600 milhões de anos. E é nele que está uma pista que pode proteger seres humanos durante tratamentos contra o câncer.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.