i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Voo da esperança

Impeachment de Trump aprovado na Câmara. Avião sai nesta quinta para buscar vacina de Oxford

  • 14/01/2021 06:00
Trump: impeachment
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: impeachment aberto pela segunda vez.| Foto: Brendan Smialowski / AFP

Para começar este resumo de notícias. A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou o segundo impeachment do presidente Donald Trump, a uma semana de concluir o mandato. O presidente norte-americano é acusado de "incitar insurreição". Confira detalhes sobre o impeachment de Trump de Helen Mendes, editora de Mundo.

Próximos passos. A decisão ainda precisa passar pelo Senado, mas isso pode não ocorrer ainda nesta semana. Mitch McConnell, líder do Partido Republicano no Senado dos Estados Unidos, ainda não sabe como votará: a favor ou contra. Na Câmara, dez republicanos votaram a favor do impeachment de Trump. Para entender melhor o processo, o jornalista Rafael Salvi detalha tudo o que você precisa saber sobre o novo processo que pode tirar o presidente do cargo às vésperas do fim do mandato.

Utilidade pública

Voo das vacinas. A Anvisa julga no domingo (17) os pedido de uso emergencial das vacinas contra Covid-19 Coronavac e de Oxford/AstraZeneca, respectivamente produzidas no Brasil pelo Butantan e pela Fiocruz. Segundo o presidente Jair Bolsonaro, o governo federal irá comprar qualquer um dos produtos que seja aprovado. Apesar disso, mesmo antes da aprovação, um avião cargueiro decola nesta quinta-feira (14) para buscar 2 milhões de doses prontas da vacina de Oxford na Índia; leia mais. Esse é o mesmo imunizante que será produzido pela Fiocruz, mas as doses são essenciais para antecipar o início da imunização.

Assim que as vacinas chegarem. Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello disse que Manaus (que está com o sistema de saúde em colapso) seria priorizada na campanha de vacinação. Contudo, a pasta reforçou que a distribuição será simultânea e priorizará todos os estados de forma igualitária e que os estados têm 80 milhões de agulhas e seringas para iniciar o processo. Em Curitiba, por exemplo, já existe o plano de imunizar todos os profissionais de saúde na 1ª leva de vacina recebida. O prefeito Rafael Greca anunciou a montagem de um mega-centro de vacinação no Parque Barigui.

Atualização. Em 24 horas, o Brasil registrou 60.899 novos casos de Covid-19 e 1.274 mortes pela doença, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. Com a atualização, o total de infectados chegou a 8.256.536, sendo 205.964 óbitos e 7.316.944 recuperados.

Política e economia: além do impeachment de Trump

Eleições no Senado e na Câmara. A comando do Senado inclui em sua pauta conversas sobre como conter eventuais excessos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O apoio de senadores à CPI da Lava Toga e ao possível impeachment de ministros do Supremo virou “moeda de troca”, confira na reportagem dos correspondentes Wilson Lima e Rodolfo Costa. Na Câmara, os favoritos Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) defendem reforma administrativa; leia no texto de Olavo Soares.

ICMS e greve dos caminhoneiros. O governo de São Paulo irá cortar 20% dos incentivos fiscais relacionados ao ICMS dia 15 de janeiro, mas o governador João Doria (PSDB) retirou da lista alimentos e medicamentos genéricos. Em reportagem, Giulia Fontes explica para quais produtos o reajuste segue valendo e o que mais é preciso saber sobre a medida. Já na frente logística, há ameaça de greve dos caminhoneiros a partir de 1º de fevereiro.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Ciência maluca? Em nova crônica, Polzonoff destaca a loucademia de ciência ao comentar o artigo “autoritarismo necessário” de Átila Iamarino. O professor Francisco Razzo também comentou o tema e afirma: ”Autoritarismo necessário” só serve para adestrar animais não humanos. Rodrigo Constantino também comenta o “autoritarismo do bem”.

Nossa visão

Saída da Ford. O anúncio de que a Ford fechará suas fábricas no Brasil, optando apenas por vender no país modelos produzidos em fábricas no exterior, é péssima notícia em um momento no qual a preservação de empregos é prioridade absoluta. Tema para nosso novo editorial: A saída da Ford, benefícios fiscais e o “custo Brasil”.

O “custo Brasil” tornou-se algo tão certo e corriqueiro quanto o nascer do sol. Tão inevitável que, em vez de se esforçar para desmontá-lo, sucessivos governos optaram por um caminho muito mais fácil, o de compensar as dificuldades por meio de subsídios. E há pouquíssimas atividades econômicas no Brasil que tenham sido tão beneficiadas, e por tanto tempo, com subsídios quanto a indústria automobilística.  

Para inspirar

Desligue a TV. Quando assistir séries na TV - ou mesmo notícias como o impeachment de Trump - ao chegar em casa parece ser a única forma de descansar, você tem um problema sério. Para ajudar, Lorena Lafraia gravou um vídeo com 4 razões para desligar a TV e curtir mais os momentos em casal. Aproveite as dicas e, depois de assistir, dê um tempo na tecnologia para aproveitar a parceira em sua casa.

Tenha um ótimo dia!

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • N

    Noscca

    ± 0 minutos

    Espero que Anvisa não aprove a coronavac dando oportunidade ao SUS usar uma vacina decente como a de Oxford

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      José Valter Cipolla Aristides

      ± 46 minutos

      Que bom! Agora é só torcer para que as autoridades indianas não encontrem mala com pó branco no avião. Lembram do avião da FAB na Espanha?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.