Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Advogado de Filipe Martins faz alerta

Trump aumenta tarifas do Brasil e Lula promete “reciprocidade”. Ministros põem fim a divergências econômicas

Presidente Donald Trump.
Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas de 50% para o Brasil. (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que, a partir de 1º de agosto, serão aplicadas tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil, ao invés dos 10% estabelecidos anteriormente. A justificativa, além da relação comercial tida como injusta, é a postura do STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Confira os detalhes do anúncio.

Investigação contra o Brasil. Trump anunciou também a abertura de uma investigação contra o Brasil por “práticas comerciais desleais” contra empresas americanas.

Resposta de Lula. Após uma reunião de emergência, o presidente Lula afirmou que as tarifas de Trump serão respondidas “à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”.

O que levou à decisão. A decisão de Trump é consequência de um conjunto de ações do governo Lula e do STF, aliadas à articulação da oposição no exterior. Entenda.

Política, Economia e Mundo

Contradições e divergências sobre impostos. Defensor da taxação dos ricos, Lula já teve R$ 18 milhões em impostos perdoados. Graças ao IOF, Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad encerraram suas divergências e uniram forças.

Autoridades e o caso Filipe Martins. O advogado de Filipe Martins disse que autoridades brasileiras falsificaram supostos registros de entrada nos EUA do ex-assessor e alertou: “vai dar prisão”.

Giro pelo mundo. O Partido Comunista chinês anunciou ter atingido a marca de 100 milhões de membros. Na França, o partido de Marine Le Pen foi alvo de buscas pela polícia.

Opinião da Gazeta

Toffoli recompensa a irresponsabilidade fiscal no Rio de Janeiro. O ministro Dias Toffoli, do STF, decidiu que o Rio de Janeiro não precisará pagar mais que R$ 4,9 bilhões à União em 2025. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Estados e municípios em dívida não precisam entregar nada do que foi previamente acertado nos contratos de renegociação de dívida, pois o STF está pronto para interferir e garantir que eles não sofrerão as consequências.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Engajamento. Vídeo de Nikolas supera conteúdo do PT sobre taxação de ricos

Suposto crime ambiental. Abordagem da Patrulha Ambiental termina com agricultor morto e onda de revolta no RS

Redes sociais. Tarcísio de Freitas e Ratinho Junior lideram como presidenciáveis influencers

Estresse térmico. Inverno impacta produção e preço do ovo pode voltar a subir

Colunas e artigos

Uma das piores ditaduras da história. Hiperinflação e uma moeda bizarra foram algumas das marcas do tirano chinês Wang Mang. Artigo de Lawrence W. Reed conta a história de uma das piores ditaduras de todos os tempos.

Paulo Briguet fala de Filipe Martins, o homem que não vendeu sua alma.

Luciano Trigo discute a guilhotina como metáfora.

Para inspirar e alegrar

“Carros voadores” em SP. A prefeitura de São Paulo criou um grupo de trabalho para desenvolver estudos sobre os “carros voadores”. Veja como pode funcionar a tecnologia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.