• Carregando...
Vaquejada, tartaruga e reforma da Previdência: Charge do Paixão
Antes da votação da reforma da Previdência, uma discussão sobre vaquejada levou 4 horas. Veja essas e outras notícias na Gazeta do Povo.| Foto: Charge do Paixão

Bom dia!

Antes de começar qualquer discussão sobre a reforma da Previdência, nesta terça-feira (9), estava prevista na ordem do dia da Câmara dos Deputados uma votação sobre um projeto que determina a vaquejada e outras modalidades equestres como "manifestação cultural nacional" e "patrimônio cultural brasileiro".

A discussão sobre a vaquejada iniciou antes das 17h e só terminou às 20h45 com a aprovação da matéria. Pouco antes da conclusão da votação da vaquejada, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, previa: "Hoje teremos uma longa noite. Vamos até o encerramento da discussão da matéria. Isso na minha projeção vai até 2h, 3h da manhã".

Na verdade, terminou perto da 1h da madrugada. Sem apreciar texto-base, a sequência da votação da reforma da Previdência na Câmara foi adiada para esta quarta (10). E depois ainda há as votações de emendas em Plenário, e algumas devem ser aceitas. Um acordo foi fechado para flexibilizar a regra de cálculo para mulheres. E há sérias chances de haver inclusão de última hora dos municípios na reforma– sim, sem os estados.

Além da vaquejada e da reforma da Previdência

Mas como nem só de vaquejada e reforma da Previdência vive o Congresso, outros temas [quase] passaram batidos ao longo do dia, mas a gente traz um resumo:

Opinião da Gazeta

E se você acha que a reforma da Previdência está desgastante, prepara-se: vem aí a reforma tributária, tão importante quanto a previdenciária. A Gazeta do Povo dedicou um editorial ao tema, confira um trecho:

A unificação de impostos é necessária, mas não resolve uma distorção profunda: a ênfase nos impostos sobre produção e consumo, em vez da tributação sobre patrimônio e renda

Aprofunde-se

Eleni Kronka entrevistou Silvio Meira, professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola de Direito do Rio da FGV. Ele fez um baita alerta sobre o atraso brasileiro: “Formamos doutores, para formar doutores… que formam doutores”. Por falar em universidade, Bolsonaro criou a primeira federal de seu governo: veja onde.

No Paraná, o problema não é a falta de universidade: são as rodovias. João Frei escreve sobre o freio nas verbas vindas do governo federal para a infraestrutura das estradas. E na falta de reajustes, manifestantes ocuparam a Assembleia Legislativa do estado.

Lá fora

Um tribunal federal sediado em Nova York decidiu que o presidente Trump não pode bloquear usuários em sua conta no Twitter. A decisão diz que Trump violou a Primeira Emenda ao bloquear pessoas que criticaram as suas políticas na rede social.

O governo dos Estados Unidos está retirando as suas tropas da Síria e pediu que França, Reino Unido e Alemanha enviem tropas para assumir o posto deixado pelos americanos. Reino Unido e França aceitaram mandar militares adicionais; a Alemanha recusou. Especialistas temem que o Estado Islâmico se reagrupe com mais força por causa da redução das tropas na região.

Imagem do dia

Menino indiano vende flores na chuva
Menino indiano espera por clientes em uma barraca de flores durante as chuvas de monção em Allahabad, Índia.| SANJAY KANOJIA / AFP

Recomendações de nossos jornalistas

Chegou a hora de ler algumas das nossas melhores notícias: curiosas, úteis e divertidas. Vamos às recomendações do dia:

E já que hoje é quarta, e em muitos restaurantes é dia de feijoada, o Bom Gourmet ensina a fazer torresmo gigante. Confira e tenha um ótimo dia, com água na boca!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]