Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Direita nacionalista cresce na Alemanha

Votação da anistia depende de ajustes. EUA prometem novas ações contra o Brasil. CPMI tenta barrar habeas corpus

Manifestantes pedem anistia para os réus de 8 de Janeiro no dia 7 de setembro de 2025 (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF, a oposição reforçou a ofensiva pela votação do projeto da anistia no Congresso. Mas, para que a proposta possa avançar, ela deverá passar por ajustes. Entenda como estão as negociações e o que é necessário para o projeto seguir para votação.

Pautas ameaçadas. No Congresso, a condenação de Jair Bolsonaro ameaça travar as discussões sobre a reforma tributária e as mudanças no Imposto de Renda.

Protagonismo político. Ministros falam em “pacificar o país” e retomar a normalidade institucional. Mas, para analistas, o STF não deve mais abrir mão do protagonismo político.

Política, Economia e Mundo

Novas medidas contra o Brasil. O governo de Donald Trump promete anunciar na próxima semana novas medidas contra o Brasil. O governo brasileiro ainda aguarda a liberação de vistos para a Assembleia Geral da ONU.

CPMI contra habeas corpus. Após a ausência de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, a CPMI estuda propor um projeto para barrar habeas corpus a convocados que se recusem a depor.

Giro pelo mundo. Donald Trump anunciou um novo ataque contra um barco com drogas vindo da Venezuela. No maior estado da Alemanha, a eleição consolidou o crescimento da direita nacionalista.

Opinião da Gazeta

Os Correios à beira do abismo e o preço do estatismo. O prejuízo recorde dos Correios é um retrato eloquente da má gestão estatal e das escolhas equivocadas do governo lulopetista. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A derrocada financeira dos Correios é fruto direto do lulopetismo, sempre disposto a usar a máquina pública em proveito próprio. Submetidas a interesses político-partidários, loteamento de cargos e disputas internas, estatais como os Correios estão fadadas ao vexame.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Supostos abusos e desinformação. MPF pede cancelamento de concessões da Jovem Pan por “risco ao regime democrático”

Reeleição na mira. Lula quer tarifa zero nos ônibus, mas não há dinheiro disponível

Macroanel logístico. Os projetos de São Paulo para impulsionar o acesso ao porto de Santos

Morto em atentado. O que é a Turning Point USA, organização criada por Charlie Kirk

Colunas e artigos

A crise profunda nas artes. A arte vive uma crise tão profunda que nem mesmo seus defensores conseguem dizer, com clareza, o que pretendem chamar de arte. Entenda no artigo de Natália Sulman.

Adolfo Sachsida fala de Charlie Kirk e o tiro que atingiu a todos nós.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança analisa uma semana que valeu por décadas.

Para inspirar e alegrar

Uma descoberta religiosa surpreendente. Arqueólogos descobriram duas igrejas de 1.600 anos e um raro mural de Jesus. Confira os detalhes dessa descoberta surpreendente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.