Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Pressão por reação do Congresso

Votos para impeachment de Moraes aumentam. Tarifaço chegou. Certidões secretas de presos do 8/1

Sobe para 38 os senadores a favor do impeachment de Moraes, faltam 3 para maioria
Número de senadores que apoiam o impeachment do ministro Alexandre de Moraes chega a 38. (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O número de senadores favoráveis ao impeachment de Alexandre de Moraes está aumentando. A lista agora conta com 38 nomes, faltando pouco para chegar a 41 votos favoráveis à abertura do processo de impedimento. Para que a destituição ocorra de fato são necessários os votos de 54 senadores. Confira a lista completa.

“Vaza Toga”. Novas mensagens de um grupo de WhatsApp da antiga equipe do ministro Alexandre de Moraes, no TSE, revelam a confecção de “certidões” secretas sobre o que manifestantes presos no 8 de janeiro de 2023 publicavam nas redes sociais.

Crise entre Poderes. A prisão domiciliar de Bolsonaro, imposta por Alexandre de Moraes, intensificou a pressão nacional e internacional por uma reação do Congresso à sua atuação, vista pela oposição como autoritária e criminosa.

Política, Economia e Mundo 

Tarifaço

Nesta quarta-feira (6), as tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil, entram em vigor. E apesar do impacto que a indústria e os produtores nacionais sofrerão, Lula segue sem nenhuma ação concreta para lidar com a situação.

Próximos passos

De acordo com especialistas, a decretação da prisão domiciliar de Bolsonaro não tem relação com o processo que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado. Ela está ligada ao inquérito que investiga o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Neto de Fidel Castro

Sandro Castro, neto de Fidel, se tornou uma das figuras mais comentadas da família nos últimos tempos. E não por causa de um ativismo ideológico como o do avô, mas sim, por vídeos humorísticos em que brinca com a crise de Cuba.

Opinião da Gazeta 

Com prisão de Bolsonaro, Moraes afunda ainda mais no abuso. As medidas restritivas impostas por Alexandre de Moraes a Jair Bolsonaro, em meados de julho, já eram uma armadilha ao ex-presidente. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

Alegando “proteger a democracia”, Alexandre de Moraes tem transgredido todos os limites que caracterizam a ordem democrática, com medidas inconstitucionais e abusivas

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje 

Protestos. Manifestantes fazem buzinaço em Brasília pela queda de Moraes.

Prisão militar. Como – e por que – Bolsonaro foi preso em 1986 

Durante reunião. Lula diz que salário de R$ 46 mil como presidente da República “não é muito”

Após cirurgia. Moraes autoriza saídas temporárias de Daniel Silveira para tratamento médico

Colunas e artigos 

Lula não está preocupado com o país, só quer desviar foco das próprias falhas. As recentes manifestações de Lula, afirmando que defende os pobres contra os ricos, levantam uma questão que nada tem a ver com a realidade. Leia o artigo de Ives Gandra da Silva Martins.

Paulo Polzonoff fala sobre como ele acreditava que a Lei Magnitsky funcionaria e como de fato ela tem se apresentado.

Alexandre Garcia comenta sobre a reação da população à prisão abusiva de Bolsonaro.

Para inspirar e alegrar 

Como MG tem levado água aos produtores rurais do semiárido. Com investimento que ultrapassa a casa dos R$ 600 milhões, uma iniciativa do governo de Minas Gerais pretende ser uma alternativa para períodos de estiagem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.