• Carregando...

A esquerda sempre fez algumas acusações verdadeiras à nossa sociedade, ainda que as misturando a absurdos e propondo soluções normalmente fantasiosas, e sempre defendeu que nossos problemas seriam estruturais. Tendo finalmente tido, porém, ocasião de tentar solucioná-los, a longuíssima gestão lulista – só ultrapassada em duração total pela getulista – perdeu-se completamente.

Em vez de combater a miséria, aplicou um bandeide no câncer ao distribuir dinheiro com a condição de que o beneficiário não trabalhasse formalmente, sob pena de perder o benefício. Ao mesmo tempo, contratar alguém tornou-se ainda mais caro e mais difícil, e empreender continua demandando virtudes heroicas. O resultado previsível é que os pequenos negócios foram fechando e os grandes, aglomerando-se em oligopólios de amigos do poder.

Em vez de reformar o ensino fundamental e médio, que atualmente gasta fortunas e diploma analfabetos funcionais, o PT aplicou-se à demolição do ensino superior, forçando as universidades a piorar ainda mais o nível do ensino e a admitir pessoas despreparadas, admitidas por critérios absurdos.

O contubérnio incestuoso entre o Estado e as empreiteiras foi levado ao paroxismo no petismo

A criminalidade aumentou grotescamente, vitimando preferencialmente a população mais pobre. Os problemas do transporte pesado continuam os mesmos, com toneladas de produtos agrícolas apodrecendo pela impossibilidade de levá-los aos consumidores. O transporte público foi sucateado em favor de carrinhos descartáveis vendidos a crédito. A infraestrutura elétrica cresceu muito menos que o necessário, e o pouco feito foi mal feito, com usinas termelétricas e outras barbaridades. Só agora, no apagar das luzes, surgiu algum tipo de incentivo à microgeração domiciliar de energia! A Petrobras foi espremida como o tubo de pasta de dentes de um sovina para financiar a má política e enriquecer os maus políticos. Bens de primeira necessidade continuam sendo taxados como se fossem luxos.

O contubérnio incestuoso entre o Estado e as empreiteiras, que existe pelo menos desde o governo JK, foi levado ao paroxismo no petismo, como nos mostra a carceragem da Polícia Federal em Curitiba. O dinheiro dos contribuintes brasileiros serviu para enriquecer ainda mais famílias tradicionalmente milionárias e escorar ditadores no exterior.

O pior de tudo talvez tenha sido a rendição populista do PT a um dos piores aspectos do capitalismo: a escravidão ao consumismo. Analfabetos que moram em favelas sem água e esgoto continuaram na mesma, mas passaram a pular o valão com calças jeans de “mais de R$ 300”, com um celular na mão, para passear no shopping e endividar-se com juros absurdos para comprar bens descartáveis, pagando impostos altíssimos por eles.

A esquerda jogou fora a sua chance.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]