• Carregando...
 | Glauco Aio/Free Images
| Foto: Glauco Aio/Free Images

A maior festa do esporte, como era de se esperar, ocupou a atenção do mundo, e particularmente dos brasileiros. Quem acompanhou o noticiário pode notar os méritos da organização dos Jogos Olímpicos, e não há razão para que sejam negados. Mas não devemos exagerá-los em nome de um patriotismo ufanista, não é mesmo? O Rio, e o Brasil de um modo geral, não dormiu de um jeito e acordou de outro nesta segunda-feira pós olímpica. Há problemas de sobra por aqui que demandam o engajamento e a tal criatividade do brasileiro, tão louvada nesses dias. Luiz Ruffato destaca a questão da violência no Brasil, de proporções olímpicas e índices dignos do primeiro pódio.

A pior desigualdade

A pretexto de eliminar as desigualdades sociais, o Estado cresce tanto – em complexidade, em prerrogativas de gestão, em número de servidores, em orçamento – que sufoca o cidadão comum, não só lhe sugando os rendimentos, mas o poder de arbítrio sobre a própria vida. Não há desigualdade maior que essa, a dos burocratas de um lado e pagadores de impostos de outro. Percival Puggina comenta como sociedades igualitárias acabam por ser as mais desiguais; primeiro, pelo tamanho do poder que tomam para si; e segundo, por tentarem abolir de forma inevitavelmente artificial o que é naturalmente desigual entre as pessoas.

Lava Jato, a maior investigação da história brasileira

A operação Lava Jato já é um episódio singular e da maior relevância na história do Brasil. Tanto é verdade, que já virou tema de estudo, com publicações a seu respeito e tudo mais. É uma gigante, em complexidade e duração; mas, quando analisamos seus personagens, está mais para Davi enfrentando Golias. Assim como na história bíblica, a coragem dos protagonistas, com o auxílio da graça divina, está derrotando os gigantes, que pareciam invencíveis. Para quem já se perdeu em meio a tantas delações, tantos desdobramentos e tantos julgamentos, o livro de Vladimir Netto é um excelente guia, não só por amarrar os fatos, mas por delinear a personalidade dos envolvidos, com destaque ao juiz Sergio Moro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]