• Carregando...

Os primeiros cristãos eram chamados de “os viventes”. Eles intuíam que a verdadeira morte ocorre quando uma pessoa não existe mais na memória de ninguém. Mas também sabiam que alguém há de se lembrar de todos para sempre: Deus. Ele é o oposto do esquecimento; tanto que decorou a cada um de nós.

Hoje é o Dia dos Vivos. O dia sem fim daqueles que não saem nunca de nossa memória e nosso coração.

Hoje é dia do padre Kentenich, que se entregou voluntariamente aos nazistas para ser confinado ao campo de concentração de Dachau. Lá chegando, elegeu Nossa Senhora como a Rainha do Campo, agora e na hora de nossa morte.

Hoje é o dia de João Paulo II, que foi baleado no aniversário da aparição de Fátima, perdoou o atirador e depois colocou a bala que o atingiu aos pés da imagem da Nossa Senhora, esmagadora da serpente.

Hoje é o dia do padre Maximiliano Kolbe, que se entregou aos carrascos nazistas para morrer no lugar de um pai de família. Esse pai de família estava presente à cerimônia de canonização de Kolbe, presidida pelo papa João Paulo II.

Ontem foi dia de todos os santos. Hoje é o dia dos santos de todos

Hoje é o dia dos três pastorinhos que em 1917 ouviram Nossa Senhora falar dos “erros que a Rússia vai espalhar pelo mundo” – e pensaram inicialmente que Rússia era o nome de uma mulher malvada que morava na vila.

Hoje é o dia de Edith Stein, a filósofa ateia que se converteu ao catolicismo e foi martirizada pelos nazistas por ser judia de nascimento. Dificilmente terá seu nome citado em alguma questão do Enem, mas tudo bem...

Hoje é o dia do Padre Pio, condenado pelo Santo Ofício a celebrar sozinho a missa, amado por seus incontáveis milagres. Sente esse perfume de rosas? É Padre Pio, é Santa Teresinha do Menino Jesus, é Nossa Senhora do Rosário.

Mas hoje também é dia daqueles que viveram perto de nós e santificaram nossas existências com o amor puro e simples. É dia de Antônio Costa, o menino português abandonado sozinho em um país imenso e desconhecido chamado Brasil, no fim do século 19. Se existissem as leis atuais, que o impediriam de trabalhar na estrada de ferro, é bem provável que você não estivesse lendo estas linhas, porque o cronista não existiria. Antônio era meu bisavô materno. Não o conheci; eu sou ele.

Hoje é o dia dos pais, o dia das mães, o dia dos irmãos, o dia dos amigos e até dos inimigos. O dia da velhinha que em certa manhã de sol entrou na República do Humaitá, procurando pelo marido morto há muitos anos. O dia do sr. Francisco Oreste Briguet, juiz de futebol e pintor de carros. O dia de Bruno Tolentino e de Manuel Bandeira, de Cecília Meireles e de Euclides da Cunha, de Paulo Francis e de Gustavo Corção. Ontem foi dia de todos os santos. Hoje é o dia dos santos de todos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]