• Carregando...
A corrupção é algo podre. No Brasil começou com a carta de Pero Vaz de Caminha, em que ele fala sobre a terra ‘descoberta’ e aproveita para pedir um favorzinho para o rei Dom Manuel I: livrar a barra do genro, preso depois de roubar uma igreja. |
A corrupção é algo podre. No Brasil começou com a carta de Pero Vaz de Caminha, em que ele fala sobre a terra ‘descoberta’ e aproveita para pedir um favorzinho para o rei Dom Manuel I: livrar a barra do genro, preso depois de roubar uma igreja.| Foto:

1. Vazado

Base vai contestar a validade da delação de Cláudio Melo Filho. O argumento dos aliados de Temer é que o vazamento queima o depoimento — assim como ocorreu com a delação de Léo Pinheiro, presidente da OAS.

*

2. Como funciona

Nas 82 páginas da delação premiada que vazou na noite de sexta-feira (9), o ex-diretor da Odebrecht Cláudio Melo Filho explica direitinho como funcionava o esquema de propina dentro do governo.

Preparamos um infográfico para explicar o funcionamento da máquina corrupta.

E outro para listar os 48 políticos envolvidos no esquema. (Acontece que um deles é o presidente do Brasil, Michel Temer.)

*

3. O lado bom?

Ainda assimilando o efeito da bomba lançada pelo ex-diretor da Odebrecht, o governo Temer tenta, como dizem, “criar agenda positiva” lançando um pacote para turbinar a economia.

*

4. Sem fim

Se tiver que ler só um texto que explique por que a corrupção parece um problema sem fim no Brasil, leia este.

*

5. Cinco porcento

O judiciário brasileiro pune menos de 5% — na verdade, 4,67% — dos servidores públicos demitidos por corrupção.

*

6. Finalmente

Alguém resolveu explicar quem tem direito de usar os encostos de braço das poltronas. Dica: nas fileiras com três ou mais lugares, quem está no meio tem prioridade (mas não sempre).

*

7. Iê-iê-iê

Um livro conta todos os segredos por trás das letras dos Beatles. De todas elas.

*

Obrigado pela leitura.

Ilustrado por Osvalter Urbinati e editado por Irinêo Baptista Netto.

Até amanhã.

*

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]