i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

A defesa de um legado

  • PorGazeta do Povo
  • 25/07/2020 18:24
Polícia Federal corrupção
A Lava Jato pode acabar tendo o mesmo destino que a operação italiana Mãos Limpas.| Foto: Franklin Freitas/AFP

O paralelismo entre a Lava Jato e as Mãos Limpas é amplamente conhecido pelos brasileiros. O próprio Sergio Moro, em artigo publicado em 2004 sobre a operação italiana, parece antever o que seria a futura operação brasileira, desde que houvesse mudanças na legislação que permitissem a sua realização. Essas mudanças vieram principalmente no rescaldo das Jornadas de Junho de 2013, com a aprovação da Lei das Organizações Criminosas (12.850/2013), que incluía, entre importantes dispositivos, a delação premiada, uma das espinhas dorsais da operação que se iniciaria já no ano seguinte no Brasil. A partir de então, a semelhança entre as duas operações só aumentou com o passar dos anos.

A Mãos Limpas foi responsável pela investigação e condenação do alto escalão da política e do empresariado italiano, levando ao fim dos partidos tradicionais e palmilhando o caminho para a ascensão de um outsider na política, o magnata Silvio Berlusconi. A Lava Jato, por sua vez, também centrou fogo em nomes de destaque da política nacional, contribuindo diretamente para a realização de um impeachment contra uma presidente da República e para a derrota acachapante nas eleições de 2018 dos grandes partidos tradicionais, cuja reputação destroçada não foi capaz de fazer frente ao fenômeno Jair Bolsonaro nas urnas, em que pese a desigualdade de recursos e de meios à disposição.

Infelizmente, as duas operações parecem em tudo marcadas pela mesma sina, inclusive pelo final trágico que ora se anuncia no horizonte da política brasileira. Após 1994, governo e parlamento italianos se uniram numa investida para intimidação e desmembramento da Mãos Limpas que viria acompanhada de leis para proteger a classe política e dificultar as investigações criminais. No momento mesmo em que as investigações se aproximaram do entorno do primeiro ministro, denúncias de abuso de autoridade começaram a acontecer, com suspeitas contra a integridade da força-tarefa sendo levantadas diariamente. Apesar de nenhuma denúncia jamais ter sido confirmada, a ocorrência de dezenas de suicídios de presos da operação contribuiu para mudanças na opinião pública a respeito das prisões cautelares. Segundo a própria visão de procuradores envolvidos nas investigações, a sociedade italiana parecia cansada de uma investigação que se infiltrava nos meandros de um sistema político corrompido em todas as suas pontas, não só nos grandes partidos no poder.

E no Brasil? Assim como a renúncia do procurador Antonio de Pietro da operação marcou simbolicamente o fim da Mãos Limpas, a saída de Sergio Moro para assumir o cargo de ministro da Justiça coincidiu com uma série de derrotas da Lava Jato em várias frentes de batalha. Coincidiu, precisamente, porque não foi a causa. As pressões contra a operação já se faziam sentir há tempos e o juiz da 13.ª vara criminal de Curitiba aceitou o cargo no Executivo com a intenção de deter de alguma forma, numa outra instância, as investidas em curso.  Já em março de 2019 veio a decisão do STF de retirar as investigações de Caixa 2 da Justiça Federal e repassá-las para a Justiça Eleitoral. Em seguida, a publicação das conversas de membros da operação publicadas pelo Intercept fortaleceu a narrativa substancialmente equivocada de problemas processuais e interesses políticos envolvidos na operação. Em julho, Dias Toffoli suspendeu inquérito com dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) a pedido da defesa do senador Flavio Bolsonaro, estendendo a decisão a todas as investigações embasadas pelo Coaf e pelo Fisco, num movimento de esvaziamento do potencial de controle do órgão que só viria a se intensificar nos meses seguintes. No mês seguinte, o STF anulou a sentença de condenação do ex-presidente da Petrobrás Ricardo Bendine, impondo um entendimento sobre a ordem de apresentação das alegações finais que abriu precedente para inúmeras outras revisões processuais. Em agosto, Augusto Aras foi escolhido para a Procuradoria Geral da República (PGR), com um discurso de necessidade de impor limites ao que chamava de abusos dos procuradores envolvidos na operação. No mês seguinte, o Congresso aprovou a Lei de Abuso de Autoridades, impondo incertezas sobre o trabalho dos operadores do sistema de justiça criminal. Em novembro, o STF voltaria a proibir a prisão em segunda instância, desmembrando outro dos instrumentos essenciais para a abertura de novas frentes de investigação e condenação de criminosos. Antes do final de um 2019 fatídico, o então ministro Sergio Moro ainda veria sua proposta de Pacote Anticrime ser desidratada no Congresso, com o beneplácito do Presidente da República.

O primeiro semestre de 2020 não seria menos danoso para a operação. No início do ano, foi aprovado o projeto do juiz de garantias, que na prática impossibilitava o formato de força-tarefa como até então havia sido feito no país, abrindo espaço para interferências indevidas no andamento das investigações. Na PGR, sucessivas interferências têm provocado atritos institucionais graves, que apontam para um possível fim da operação ainda neste ano.

A estrutura dos times da operação vem sendo desmembrada, o que tem provocado pedidos de demissão de procuradores, tornando público o desentendimento entre membros da instituição. Na PGR, já se verifica mesmo a disposição de transformar o próprio conceito de força-tarefa, que supostamente mobilizaria muitos procuradores para trabalhar em posições privilegiadas. O esforço da instância central parece ser no sentido de acabar com as forças-tarefas, centralizando todas as investigações numa futura Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Unac), obedecendo a uma lógica contrária à de descentralização que é marca da atuação e da independência dos procuradores do MPF.

Mais criticável ainda foi sem dúvida nenhuma o papel da PGR em todo o imbróglio envolvendo a busca de informações das forças-tarefas da Lava Jato de diferentes estados. Não se nega aqui à cabeça da instituição o direito a um amplo acesso a dados de operações levadas a cabo em todo o país. Mas isso com razoabilidade, tanto na forma quanto no conteúdo, na medida da necessidade, em primeiro lugar, de poder melhor dar continuidade às diferentes investigações e processos; em segundo lugar, da proteção dos direitos de todos os envolvidos; e, em terceiro lugar, de preservar o clima de confiança e respeito que deve presidir a relação entre os profissionais da própria instituição. A forma atabalhoada com que atuou a subprocuradora Lindôra Araújo – emitindo de forma quase pública sinais de desconfiança em relação aos colegas de Curitiba, quando, aos olhos dos cidadãos minimamente bem-informados, são merecedores dos maiores elogios – só prejudica a luta contra a corrupção.

Esse cenário é preocupante e esse cerco em torno da operação deve ser acompanhado com atenção, porque aponta não só para o enfraquecimento ou mesmo para o fim da operação, como para a extinção do seu legado, um legado que foi construído precisamente com um modelo descentralizado de atuação e de ampla confiança entre as várias instâncias da PGR. Foi esse modelo que permitiu investigar, expor e punir criminosos envolvidos em um dos maiores esquemas de corrupção do mundo. Durante anos, corruptos e corruptores foram presos numa escala nunca antes vista e isso infundiu um sentimento de confiança nas instituições em uma democracia combalida pelo descrédito e pela desesperança.

Parece haver, para além do âmbito da própria PGR, um esforço conjunto para apontar o que seriam “abusos sistemáticos” da Lava Jato como justificativa para enfraquecer seu prestígio e assim facilitar as diversas agressões ao arcabouço institucional de combate ao crime e à corrupção. Ainda que eventuais erros de procedimento possam ter sido cometidos circunstancialmente, o que é inevitável, em função da magnitude da operação, o que se tem visto até aqui é um esforço real e extraordinário de toda a equipe de procuradores da Lava Jato para agir dentro da mais estrita legalidade. E é lamentável que, em situações passíveis de diferentes e legítimas interpretações à luz da Constituição, passe-se a se defender sempre aquelas menos propícias à persecução criminal e a atribuir à força-tarefa, quando fez a opção por uma interpretação legítima de sentido inverso, a pecha de terem atuado com abuso de poder.

Com todos esses embates, a Lava Jato pode acabar tendo o mesmo destino que a sua prima mais velha italiana. Porém, não precisa ser assim, porque com isso se iriam também muitas das esperanças de um país melhor. Diz-se que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Esperemos que o ditado popular se cumpra desta vez e que o destino da operação brasileira seja diferente. Portanto, é preciso que mais vozes se levantem em defesa da Lava Jato e de seu grande legado, para que a sociedade possa renovar seu esforço da luta contra a corrupção.

56 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 56 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 4 dias

    Parece difícil reverter esse destino lamentável, até porque todo o establishment se orienta no sentido de esvaziar a operação. A maioria dos órgãos da grande imprensa e supostos intelectuais aliaram-se aos potenciais atingidos com esse propósito. Lamentável. Retomamos o triste caminho do subdesenvolvimento como Sociedade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Esio

    ± 4 dias

    A verdade é que grande maioria da classe politica está envolvida até o pescoço com corrupção, desmandos e borralheiras e não tem interesse que a operação LAVA JATO continue atuante. Também contam com a inoperância e o compromisso do STF que NÃO condena ninguém e para liberar bandidos poderosos. Querem enfraquecè-la a todo custo e livrar sua pele de condenações. Sr. Maia e Sr. Alcolumbre, cadê a pauta da matéria sobre prisão em SEGUNDA INSTÂNCIA ?? Que vergonha ! Você enganam seus leitores afirmando que querem votar esta matéria, mas não a colocam em pauta !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marilena lopes cavalheiro

    ± 5 dias

    Quem não deve não teme mas parece que tem muita gente temerosa !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edmea

    ± 6 dias

    O editorial da Gazeta de 25/07, de forma clara e precisa, traça o histórico e a importância da Lava-Jato para a mudança de mentalidade ainda vigente no Brasil , de que tudo é válido pra obter vantagem... A podridão na política enfraquece o povo. O povo, enfraquecido moralmente, não mais exige políticos honestos. E a roda vai girando para o abismo. Deus permita que essa luta contra a corrupção não esmoreça.! O futuro brilhante do país depende dessa luta. Deus nos ajude!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Noel Xavier Bustorff

    ± 6 dias

    A Operação Lava Jato tem que ser defendida até a última trincheira. Só espero que atitude de Moro, mesmo longe das lides jurídicas, contribua para mostrar que ela continua merecendo nosso apoio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carvalhaes

    ± 6 dias

    Os meninos da lava jato têm que fazer uma auto censura antes de colocarem a culpa no bode! Eles é somente eles são os culpados pelo eventual naufrágio da operação! Aliás, não têm a unidade de ação que sempre apregoaram como virtude! Os vazamentos dos “segredos” à imprensa nunca foram explicados! Agora querem guardá-las a sete chaves! Por quê ???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio Carlos Portela Leôncio

    ± 9 dias

    A verdade é que por traz de lava jato,Moro,Deltan e outros, tem muita histórias a ser contada ,principalmente pelo Moro o cara que sempre foge da araia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      Simone Barbosa

      ± 8 dias

      Bolsopetista detectado!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 9 dias

      araia?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

    ± 9 dias

    Ótimo editorial da gazeta. Foi isto mesmo tiraram o Juiz Moro de Curitiba para acabar com a lava jato. Tudo de caso pensado. E olha eu votei e apoiei o Bolsonaro até comprei brigas por ele. Que decepção. Nunca mais terá o meu voto nem de minha família.Bolsonaro e este Aras querem acabar com a lava jato. E o Bolsonaro que tanto criticava este centrão esta unido com eles.E o mesmo se elegeu as custas da lava jato e contra a corrupção que mudança né Presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Erison

    ± 9 dias

    Maia e seus colegas de congresso + ministrecos do stf + bolsonauro: Unidos pra interromper o avanço que tivemos com o espetacular trabalho da força-tarefa da Lava-jato em Curitiba e Rio!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    maykon oliveira

    ± 9 dias

    Isso é temerário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 9 dias

    A lava-jato produziu 350 terabytes...Lavajatismo passou na frente de agências mundias de espionagem? Se soltassem todo contra todos seria uma maravilha, mas escolheram nogociar com a bandidagem partidária e assim se tornaram mais do mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 9 dias

    Depois da conversa vazada do Moro com o deltan em que eles estavam pisando em ovos para não melindrar o Fernando Henrique Cardoso e não denunciar o PSDB, fiquei convencido que o jogo deles era ter o controle de alguns políticos e não aplicar apenas a lei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      Simone Barbosa

      ± 8 dias

      Acredita que a terra é plana também Zyss? Depois acham ruim de serem chamados de gado... Lava Jato foi o que trouxe esperança para um Brasil melhor, e O Bolsonaro junto com o petista Aras estão acabando com ela.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 9 dias

      Serra, um tucano, acabou de ser indiciado, graças à operação Lava jato em Curitiba. Eles (LJ) pisavam em "ovos" quando tinham pessoas com foro privilegiado, pois não tinham competência legal para interferir. A Lava Jato de Curitiba espalhou processos pelo Brasil afora e muitos estão sendo processados graças a ela. E TÊM UNS ENERGÚMENOS QUE QUEREM DIMINUIR A SUA IMPORTÂNCIA.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 9 dias

    Um dos principais pilares do CONSERVADORISMO é a intolerância contra qualquer tipo de corrupção que destrua a sociedade, então o bolsonarismo não é conservador e nunca foi....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 9 dias

    Interessante como a realidade é dura e cruel com o povo brasileiro, hoje o principal aliado do PT é o Bolsonaro, que triste...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valdemar Katayama Kjaer

    ± 9 dias

    Ao gado bolsominion, que desceu a lenha em quem criticou a nomeação do PGR de alma petista, Augusto Aras: o que vão dizer agora, que ele tirou a máscara e vai destruir a Lava Jato? Se a Lava Jato foi mesmo corrupta, então Lula é inocente e os bilhões recuperados vieram do nada, o dinheiro nasceu no além? Vocês vão mesmo defender o PT, se esse for o preço a pagar para salvar o vosso ídolo presidento engana-trouxas? Acoooooorda, minionzada! Vocês foram, sim, ludibriados. Aceitem que dói menos. E ajam como conservadores que dizem que são.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 9 dias

    Único interesse da tal operação foi perseguir o Lula e a esquerda. O legado foi o bolsonarismo e seus acéfalos. Apenas uma das consequências é o desmatamento desenfreado e estimulado por eles na Amazônia o que já está causando secas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 9 dias

      Cabral, Cunha, etc. e tal. Agora, graças à Lava Jato ,que conseguiu diversas delações, estão pegando os tucanos. Onde está a perseguição, Elias? A Lava Jato começou em Curitiba e estava encarregada de investigar ODEBRECHT x PETROBRÁS. Portanto, como a Petrobrás era dominada pelo PT e seus amigos, nada mais natural do que pegar os petistas e seus amigos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Geovane

      ± 9 dias

      Olha a analogia que o fanático faz, Lavajato, bosonarismo e desmatamento da amazônia. Não da nem pra levar a sério, concepções totalmente distorcidas, da nem pra debater.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALCIONE PRA

    ± 9 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 9 dias

    Bozo é a favor da lava jato, desde qua não atinja seus parças.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juan Pablo da Cruz

    ± 9 dias

    Todo cuidado é pouco. As esquerda militar aqui nos comentários, tentando dividir seus oponentes. Nisso eles são experts. Avante LAVA-JATO! Igualmente avante BOLSONARO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Geovane

      ± 9 dias

      Desde quando Bolsonaro é a favor da lava jato? Só discurso pra enganar gado eleitoral, qualquer pessoa com o mínimo de educação sabe que o presidente ta pouco se lixando pro combate a corrupção.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juan Pablo da Cruz

    ± 9 dias

    Ainda há jornalismo. Parabéns Gazeta do Povo! Vou enquadrar!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jussara toledo

    ± 9 dias

    Sob a visto do ponto do cidadão de bem, o que está ERRADO com a Lava Jato? O que está CERTO nas atitudes do Aras, do Toffoli, do Gilmar Mendes e seus asseclas? Inequivocamente faltou também apoio do Presidente já que se dizia interessado no combate à corrupção. Brasileiros, urge impedir esses malfeitos! O Brasil ficará para nossos filhos e netos! Espero melhor do que tem estado para nós!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juan Pablo da Cruz

    ± 9 dias

    Força tarefa da lava-jato, avante! Deltan Dalagnol, força! 13a Vara de Curitiba, força! Estamos. Com vocês!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 9 dias

    Bozo é a favor da lava jato, desde qua não atinja seus parças.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    claudemir franco de oliveira

    ± 9 dias

    Faltou dizer que o Presidente não fez nenhum esforço para combater a corrupção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 9 dias

    Era uma luta pelo poder, travada entre os traficantes do Foro de São Paulo, capitaneados pelo PT, e o PCChinês/Globalistas, representados pelo PSDB. Assim, surgiu a Lava Jato, com o único fim de destruir Lula e seus asseclas -- note-se que as investigações esfriaram quando chegaram perto dos tucanos de alta plumagem --abrindo caminho para a China dominar o Brasil. E eles estavam certos de que o Alckmin PCC (o outro) levaria. Mas eis que surge um deputado do baixo clero arruinando o plano infalível. Nem uma facada deteve o homem. Não se preocupem, a Lava Jato irá continuar, só que agora, sem filtro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arthur Ant

    ± 9 dias

    Esse é o jeito tosco de governar. Na ânsia de prejudicar eventuais adversários, em 2022, o governo não tem o tato de escolher o método. Acaba com os legados de uma nação. E o escolhido Aras, não tem pudor, ao se reunir com advogados de bandidos para agradar ao seu padrinho Bolsonaro. É o tiro no pé. Lula vai ser inocentado, nessa tarefa de Aras, e acabará candidato. E, aí...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 9 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 9 dias

    O Brasil jamais será um país desenvolvido e civilizado se não houver um combate firme à CORRUPÇÃO que grassa nos três poderes da República.Assim,temos que sempre apoiar pessoas que defendem a PRISÃO(SEGUNDA INSTÂNCIA),o fim do FORO PRIVILEGIADO,a LAVA TOGA Pergunto às pessoas que realmente querem um BRASIL MELHOR:Jair Bolsonaro e sua família defendem essas pautas?A sua base aliada,principalmente o CENTRÃO,dará votos para essas pautas? Estas são as perguntas que devem ser respondidas,não importa o seu fanatismo ou não.Pensem bem, reflitam muito. NOSSA PRINCIPAL PAUTA é o fim da corrupção sistêmica,que impede o crescimento desta Nação.Não há tributos suficientes para alimentar essa corja.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Tadeu Furquim

    ± 9 dias

    Temos que manter vigilância dobrada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo DSR

    ± 9 dias

    Nesse quesito a série o Mecanismo acertou em cheio. A corrupção brasileira está entranhada no DNA, não demoraria a reagir

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 9 dias

    Ainda que a justiça dos homens falhem a divina chegará. Muitos desses corruptos morrerão de câncer e outras enfermidades graves.,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SFB

    ± 9 dias

    Infelizmente o Governo Federal não apóia, como deveria , a Operação Lava-jato e nomeou um PGR que tem a mesma idéia. Fica patente o ciúme da PGR e seus asseclas dos Procuradores da Força Tarefa. Em vrz de combater o crime ficam nessa postura ridícula contra os desejos da maioria da população. Essa é uma falha gritante do Governo Bolsonaro , que embora não seja corrupto, não se esforça para coibir os políticos e empresários que desviam recursos públicos. A escolha do PGR foi de propósito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 12 dias

    Novamente pergunto: o governo Bolsonaro apoiará a PEC da prisão em segunda instância? A sua base aliada, o CENTRÃO, apoiará? Vão apoiar a fim do foro privilegiado? A resposta, que todos sabemos qual é, mostra claramente se este governo que o bem do Brasil ou não. O RESTO É RESTO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 12 dias

    Não há a menor dúvida do futuro da Lava Jato. Terá o mesmíssimo destino da operação Mãos Limpas. Os políticos daqui tem a mesma índole dos de lá. Infelizmente estamos assistindo os estertores da única operação séria que tivemos em toda história desse lugar abandonado por Deus (merecidamente, diga-se de passagem. Tanto fizemos, que conseguimos).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 12 dias

    É muito difícil combater os criminosos , quando os criminosos estão em maioria no senado congresso e com apoio da maioria da cúpula do judiciário , aqueles indicados por critérios que o povo não aprova , e de repente conseguiram se unir todos na mesma pauta manter o país como um dos mais corruptos do planeta e com um sistema onde só o pobre vai preso , com cadeias superlotadas e conseguem ainda soltar os poucos grandes marginais presos agora pra protegê-los da pandemia, infelizmente em que pese o ótimo trabalho dos bons juízes que são muitos mas maioria nas instâncias inferiores , estamos fadados a morrer trabalhando para bandidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 12 dias

    Com a saída vexaminosa do biografado, o Marreco traíra, do Ministério da Justiça, deu-se o encerramento da Lava Jato - Etapa Desmantelamento do Petê, iniciando-se em seguida, o início da Lava Jato - Etapa Tucano Voa ou Pega Tucano. É o Grande Baile do "Dança, Comunista!" Já a família do Presidente Bolsonaro continua firme, apesar das acusações falsas plantadas pelos procuradores petistas, tornadas públicas pela extrema imprensa, e matraqueadas pelas hienas de sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      ROGERIO MARQUES SANTOS

      ± 9 dias

      Jair Bolsonaro não foi traído por Sergio Moro e sim o contrário. Quem quebrou a promessa foi Jair Bolsonaro. Mas fique tranquilo. Ele será reeleito. Aprendeu que agradar fisiologistas e fazer assistencialismo são a receita segura pra se manter no poder.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 12 dias

      "Novamente pergunto: o governo Bolsonaro apoiará a PEC da prisão em segunda instância? A sua base aliada, o CENTRÃO, apoiará? Vão apoiar a fim do foro privilegiado? A resposta, que todos sabemos qual é, mostra claramente se este governo que o bem do Brasil ou não. O RESTO É RESTO. - SÉRGIO FERNANDO MORO SEMPRE APOIOU ESSAS PAUTAS E CONTINUA APOIANDO. E A FAMÍLIA RACHADINHA?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 12 dias

    A Lava Jato tornou-se moeda de troca pelo apoio do centrão. No momento, o bolsonarismo reprograma as mentes fracas dos seus fanáticos com uma nova versão, a do Moro traidor, para justificar a detonação da força tarefa. Aras, o PGR fora-da-lista, é seu preposto estratégico no cumprimento dessa missão. Assim como nos tempos do PT, o centrão voltará a ter mando sobre grossas fatias do orçamento. O resultado será o mesmo, é só questão de tempo, mas sem as lentes e as luzes da Lava Jato. O novo poder é essa capacidade de lograr, lograr e lograr com narrativas fake.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 12 dias

    Infelizmente alcamos ao poder um PR que seu mote era Lava Jato e nada mais de corrupção. Que ingênuos fomos nós..... no final de 2018 qdo finalmente escrutinaram um pouco mais sobre Bolsonaro e sua família, o discurso começou a rachar....literalmente. Hj se vc apoia a Lava-Jato é completamente incoerente Apoiar o PR...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 12 dias

    A lava jato virou um movimento político.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 12 dias

      Sim: UM MOVIMENTO POLÍTICO PARA ACABAR COM OS POLÍTICOS CORRUPTOS, inclusive os das rachadinhas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 12 dias

      Mentira de ocasião para apoiar a narrativa bolsonarista. Coisa de fanático.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 12 dias

    O combate à corrupção deve ser feito dentro da lei. E é simples obrigação. Não é um programa de governo. Mas não foi assim, sabemos. A Lava Jato não é partido, mas comporta-se como um, e o candidato é Moro, isso é de clareza solar. Defendendo o direito de matar, o excludente de ilicitude, e um Estado Policial, Moro e a LJ representam a direita mais extrema, que se fantasia de liberal. Apoiou Bolsonaro, tirou Lula do páreo, aceitou o ministério, fez vista grossa para corrupção presidencial, e agora quer ser candidato á presidente. Vejo só oportunismo de Moro, e muita falta de vergonha na cara. Não esquecemos a vaza jato, e nada daquilo foi negado pelos citados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 13 dias

    Tudo começou quando o filho do Presidente da República começou a ser investigado. Aí, começou o fim da Lava Jato. Uniram-se os corruptos que mandam nos 3 Poderes da República.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 13 dias

    O aparelhamento que o PT fez principalmente no STF e os inúmeros políticos encalacrados foram aos poucos minando esse trabalho heroico e sua cruzada contra a impunidade que teve a audácia de mandar para a cadeia o poderoso ladrão mor. Isso eles não perdoam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 13 dias

    Acho indevido considerar Bolsonaro como "beneplácito", ele simplesmente teve o poder retirado pelo STF e Centrão. Para poder seguir com suas reformas, teve que aceitar muita coisa. E estranho falar no caso Flávio Bolsonaro e esquecer que Lula e José Dirceu também forma soltos pelo STF. E que o congresso , no caso o senado, não tem o mínimo interesse em votar a segunda instância, embora os esforços de poucos deputados e senadores, a maioria bolsonaristas. Não critico totalmente o editorial, nem estou dizendo que Bolsonaro não tenha cometido erros, apenas acredito estar incompleto. Há muito mais personagens nesta novela tétrica bancada pelo STF e pelo Centrão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nitrato

    ± 13 dias

    Graças aos "comunistas e socialistas", que reequiparam a PF arrasada pelo governo FHC! Graças ao PT!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 13 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.