i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

O ataque das Big Techs à liberdade de expressão no Brasil

  • PorGazeta do Povo
  • 07/02/2021 18:00
Allan dos Santos, do Terça Livre, na CPI das Fake News em 2019: “querem calar a direita”.
Allan dos Santos, do Terça Livre, na CPI das Fake News em 2019: “querem calar a direita”.| Foto: Agência Senado

A ofensiva das chamadas Big Techs contra a liberdade de expressão na internet teve três novos capítulos recentes no Brasil envolvendo figuras conhecidas ou veículos de comunicação, mostrando que a discussão sobre a natureza dessas empresas e as regras que elas devem seguir é tão urgente por aqui quanto nos Estados Unidos, onde o então presidente Donald Trump se tornou, dias atrás, o usuário mais importante a ter suas contas apagadas em várias mídias sociais.

A economista Renata Barreto teve sua conta no Instagram (que pertence ao Facebook, de Mark Zuckerberg) suspensa temporariamente, e ficou impedida de realizar lives. No próprio Facebook, o colunista da Gazeta do Povo Carlos Ramalhete teve sua conta suspensa pela terceira vez, episódio que ele relatou em sua coluna mais recente. E o YouTube (pertencente ao Google) cancelou definitivamente as contas do site Terça Livre, defensor do governo de Jair Bolsonaro. Tudo isso em um espaço de poucos dias – a ação contra o Terça Livre ocorreu na última quarta-feira, dia 3.

Cada caso é grave à sua maneira, mas o mais surreal, ou bizarro, é certamente o de Renata Barreto, que fez seu relato à colunista Cristina Graeml, da Gazeta do Povo. A economista havia compartilhado duas notícias, uma da própria Gazeta e outra da CNN Brasil, sobre o anúncio, feito pelo ditador venezuelano Nicolás Maduro, do surgimento de um medicamento contra a Covid-19. Ela não compartilhara as notícias para endossar a solução mágica, mas para criticar o bolivariano; mesmo assim, o Instagram classificou as postagens da economista como “notícia falsa e perigosa”, embora estivesse fora de qualquer dúvida o fato de que Maduro realmente havia dito ter nas mãos a cura para o coronavírus. Os tuítes do ditador sobre o tema, aliás, podem ser vistos tranquilamente sem nenhum tipo de aviso sobre a ausência de comprovação científica da eficácia do Carvativir, las gotitas milagrosas de José Gregório Hernández. Renata ainda contou que já sofreu uma suspensão maior, de três meses, sob a alegação de “discurso de ódio” por ter simplesmente mostrado que parte do governo da Palestina era dominado por uma organização terrorista, o Hamas.

Quando uma plataforma passa a controlar conteúdo com “critérios próprios” sem a menor transparência, cassando a liberdade de expressão de seus usuários sem que eles tenham violado a lei, é a própria plataforma quem passa a violar a lei

Ramalhete mostrou, em sua coluna, como compartilhamentos sem nenhum tipo de intenção daninha acabam considerados perigosos não por pessoas, mas por algoritmos, aos quais se dá o enorme poder de decidir quem pode e quem não pode publicar em cada plataforma. Os algoritmos também têm um papel relevante no caso de Renata Barreto; a economista soube que seu perfil já é naturalmente “vigiado” pelo Instagram por receber muitas denúncias, mostrando que as máquinas são simplesmente incapazes de diferenciar avisos sobre violações reais de uma campanha difamatória de denúncias organizada por militantes insatisfeitos com as opiniões publicadas em determinado perfil, uma limitação que, aparentemente, os humanos por trás das decisões não parecem interessados em sanar.

Por fim, há o caso, também bastante grave, do banimento do Terça Livre do YouTube, após nova ação da milícia digital Sleeping Giants Brasil, especializada em chantagear anunciantes de sites que propagam aquilo que os chantagistas consideram fake news ou discurso de ódio – um conceito bastante arbitrário, já que é praxe do Sleeping Giants poupar um lado do espectro ideológico, por mais mentiroso ou desrespeitoso que seja. A plataforma de vídeos, em nota oficial, não foi capaz de explicar o que, exatamente, os responsáveis pelo site haviam feito – o que é o costume em muitos casos de suspensão ou banimento, quando usuários não recebem nenhuma informação sobre o que havia de ofensivo em suas postagens, isso quando chegam a saber qual foi o texto específico que motivou a punição. “Todos os conteúdos no YouTube precisam seguir nossas diretrizes de comunidade. Contamos com uma combinação de sistemas inteligentes, revisores humanos e denúncias de usuários para identificar conteúdo suspeito e agimos rapidamente sobre aqueles que estão em desacordo com nossas políticas. O YouTube também se reserva o direito de restringir a criação de conteúdo de acordo com os próprios critérios (...)”, diz a nota.

Esta expressão – “nossos próprios critérios” – é a chave da discussão. O que são, afinal, plataformas como Twitter, Facebook, Instagram e YouTube? Toda a proteção legal de que essas empresas gozam em vários países, como o fato de não poderem ser legalmente responsabilizadas pelo conteúdo que seus usuários publicam nas plataformas, deriva do fato de elas serem conceituadas como simples intermediários. É o caso, por exemplo, da salvaguarda proporcionada pelo artigo 19 do Marco Civil da Internet: só há responsabilização do provedor ou plataforma se ela desobedecer a ordem judicial de remoção de conteúdo. Mas, nessas condições, as empresas não podem ter “os próprios critérios”, como alega o YouTube, a não ser aqueles definidos pela lei – muito menos critérios nada claros ou transparentes, como ocorre hoje. Remove-se o que claramente constituir crime; de resto, vale o que está escrito no artigo 9.º do mesmo Marco Civil da Internet: “O responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicação” (grifo nosso), levando-se em consideração, ainda, o artigo 8.º, segundo o qual “A garantia do direito à privacidade e à liberdade de expressão nas comunicações é condição para o pleno exercício do direito de acesso à internet” (grifo nosso).

É plenamente justificado, portanto, remover calúnias, textos racistas ou imagens de pornografia infantil – e ninguém haverá de criticar uma mídia social que atue com rigor nesses casos. Mas estamos diante de algo muito diferente quando uma plataforma passa a controlar conteúdo com “critérios próprios” sem a menor transparência, cassando a liberdade de expressão de seus usuários sem que eles tenham violado a lei. Quem passa a violar a lei, nestes casos, é a própria plataforma – e não deixa de ser curioso que Renata Barreto tenha tido seu acesso restaurado após seu advogado enviar uma notificação extrajudicial ao Instagram, um passo anterior à abertura de um processo judicial.

A tendência das Big Techs continua a ser a de querer controlar conteúdos – ou seja, agir como editores ou publishers – enquanto mantêm o status legal de simples intermediários para escapar da responsabilização na Justiça. Uma postura hipócrita que terá de ser enfrentada mais cedo ou mais tarde pelo Judiciário, seja no Brasil ou em outros países. Mas, supondo que no futuro as empresas assumam de vez seu papel de editores, inclusive sujeitando-se às consequências legais desse fato, o problema estaria resolvido? Longe disso. Já está bastante claro que as Big Techs formaram um oligopólio disposto a sufocar a concorrência, como se viu no caso do aplicativo Parler. Para a liberdade de expressão, esse oligopólio assume um caráter ainda mais ameaçador porque ele compartilha de uma cartilha ideológica única. Se considerarmos que, segundo o artigo 7.º do Marco Civil da Internet, “o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania”, temos um grupo de “sub-cidadãos”, aqueles que podem ter sua voz cassada a qualquer momento ao desagradar a intelligentsia que administra as mídias sociais.

Há alternativa? Mesmo sob um ponto de vista liberal, há intervenções estatais que são aceitáveis neste caso. Pelo aspecto puramente econômico, a própria existência do oligopólio, uma distorção de mercado, justifica ações que garantam a concorrência – e nos Estados Unidos há diversas ações judiciais pedindo que o Facebook tenha de se desfazer tanto do Instagram quanto do WhatsApp usando como argumento apenas o fomento à concorrência, sem entrar em questões de orientação ideológica por trás da censura a publicações ou contas. E a preservação do direito à liberdade de expressão – que o Marco Civil da Internet também trata como fundamental em seus artigos 2.º e 3.º, mas é um valor universal que não está protegido apenas pela lei brasileira – também é razão suficiente para uma ação estatal que regule a pretensão de controle de conteúdo das mídias sociais. Não se trata de fazer das mídias sociais uma “terra de ninguém” onde a regra é o vale-tudo, mas de estimular o senso de responsabilidade dos próprios usuários enquanto se preserva o grande bem da liberdade de expressão.

66 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 66 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 1 minutos

    Daqui a pouco e quando haverá mordaça também para os não Conservadores, vamos ver a esquerda se mexer? Porque até agora perseguiram injustamente, quem nos defente, quem é pela Pátria, a família, Deus. Atacam pessoas de carácter sem nenhum escrúpulo. A Esquerda os Aplaude? Chegará também a vossa vez de sofrer as ilegalidades dos Ditadores da Agenda Mundial, da ANOM, da OMS, da China, e por fim do próprio Anti-cristo..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JLares

      09/02/2021 9:06:34

      Sinceros cumprimentos!Não leio os outros, mas certamente, está Gazeta do Povo é o único veículo a publicar material tão lúcido sobre este crime contra a liberdade de expressão.Nossos deputados e/ou senadores deveriam ler este editorial nas tribunas das respectivas casas legislativas, dando início a um processo que visa disciplinar e punir estas empresas pelo crime de censura.O governo Federal já está fazendo sua parte.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marçal

        09/02/2021 0:28:01

        As gdes redes sociais são empresas e todas elas tem seus protocolos, como a GP. A GP determina quem vai gerar conteúdo nos seus meio, as mídias sociais idem. A pergunta é? liberdade de expressão tem limite? Quem promove discurso de ódio, estimula a violência, desacredita a ciência deve criar a sua própria rede social ou aguarde q o donaldo fará uma, já com servidor de internet.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Denis

          08/02/2021 21:35:22

          Excelente editorial! Um dos melhores que já li aqui na Gazeta do Povo. A hipocrisia das Big Techs é realmente sem precedentes. Meus mais sinceros parabéns pela coragem, capacidade de análise, lucidez e bom senso! Uma salva de palmas: clap clap clap!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • J

            JLares

            09/02/2021 8:57:03

            Subscrevo seu comentário.corretíssimo !Meus cumprimentos aos editores da Gazeta

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • T

          Thyara Merlo

          08/02/2021 16:03:49

          Me preocupam: 1 - O silêncio do Ministério Público diante da enormidade de casos de mordaça pelas big techs e processos em curso; 2 - Que ninguém está preocupado em como essa prática estará a toda, até as eleições de 2022; 3 - Que a narrativa está pronta e que o modus operandi para inibir novas eleições de direita estão plenamente divulgados, como na revista Times em seu artigo "The Secret History of the Shadow Campaign That Saved the 2020 Election".

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • H

            Heitor Hirota

            08/02/2021 15:09:37

            Deixem o Instagram, o Facebook e o Twitter as pessoas são os produtos que ele controlam nessas plataformas.....usem o GAB, liberdade total de expressão sem perseguição, desde q não quebre a lei...milhões de pessoas se cadastraram nos últimos meses, deixando as Big Techs Ao invés do Google, usem o DuckduckGo......

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • H

              Heinz Egon Landgraf

              08/02/2021 14:33:17

              Imaginem quando as eleições estiverem próximas... as grandes mídias sociais serão verdadeiras metralhadoras de cancelamentos...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Afro marcondes dos Santos junior

                08/02/2021 13:56:14

                Hj temos uma constituição que permite o stf governar o país e uma conjuntura que permite empresas de tecnologia estrangeiras comandar o pensamento da população; estamos bem de situação

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  EDGAR GONZALEZ

                  08/02/2021 13:52:57

                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • I

                    irineu umberto librenza

                    08/02/2021 13:43:35

                    " Quem passa a violar a lei, nestes casos, é a própria plataforma – e não deixa de ser curioso que Renata Barreto tenha tido seu acesso restaurado após seu advogado enviar uma notificação extrajudicial ao Instagram, um passo anterior à abertura de um processo judicial. " O próprio editorial fornece o caminho das pedras para quem for censurado: recorra a justiça.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • N

                      Natan Monteiro

                      08/02/2021 13:32:11

                      É preciso que nós, enquanto sociedade e usuários de serviços como YouTube, Instagram, Facebook etc., comecemos a discutir maneiras concretas de se combater as reiteradas infrações às leis vigentes em nosso país que as Big Techs vêm cometendo. Acredito que qq usuário que se sentir lesado por tais violações à liberdade de expressão deveria entrar com processo judicial. Além disso, deveria haver travas legais para que uma rede social exclua canais, de modo que apenas com decisão judicial um canal pudesse ser removido, com exceção de conteúdos como pornografia infantil, terrorismo, drogas etc, que poderiam ser removidos sem prévia determinação judicial.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Jose A Lourenco dos Santos

                        08/02/2021 13:32:06

                        Absurdo o que fazem ao próprio alvedrio. Resta a solução do Putin, na Rússia. Proibiu o Facebook de bloquear participantes. Vai desobedecer?? KKKK

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luis Renato Queiroz

                          08/02/2021 12:55:44

                          Acompanhei as postagens do Allan dos Santos por um tempo. Era tamanha a quantidade de fake news, que desisti.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • D

                            Daniel

                            08/02/2021 13:35:40

                            Cara, o problema maior é o "dois pesos, duas medidas". Pesquisa no uol, G1, blogueiros progressistas e demais asseclas quantas fake news, factóides, fatos distorcidos foram divulgados sem maiores consequências.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Manuel Figueroa

                            08/02/2021 13:25:44

                            Mentira sua

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • A

                          André Bozzato

                          08/02/2021 12:29:05

                          parabéns a todos da Gazeta do Povo, seus Diretores pela coragem de se posicionar fora do pensamento "padrão" no jornalista, que finge não existir este problema.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • W

                            WILSON VICENTE DA ROCHA

                            08/02/2021 12:20:18

                            Que a Gazeta do Povo, traz pro seu corpo de colaboradores jornalístico, o Alan do Santos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • Z

                              Zzz

                              08/02/2021 12:17:34

                              Só para contar a novidade... Existe vida fora das redes de automarketing, ou as chamadas redes sociais. É só deletar a conta :)

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Spartacus

                                08/02/2021 12:17:09

                                Esse é um dos grandes problemas da falta de decisão do governo do governo e da mísera tecnologia brasileira. A China é que proíbe essas plataformas de atuar. Ni caso do Terça Livre nosso presidente deveria intervir e mandar bloquear as plataformas. E o Brasil m podia tomar vergonha na cara e ter suas próprias plataformas, o que demonstra o nosso abissal atraso tecnológico. Devíamos começar a estreitar nosso alinhamento tecnológico com a China, porque os Estudos Unidos estão com décadas de atraso tecnológico com relação a China. Devíamos não só vender carne e soja para a China mas ser parceiros da tecnologia do 5 g e dos trend bala elétricos para nos livrar dessr maldito petróleo

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  Jorge Evangelista Santana

                                  08/02/2021 11:56:39

                                  Só não concordo com a afirmação de que o terça livre apoiava Bolsonaro. Cansei de vê-los criticando o governo. Se fossem "Bolsonaristas" não o fariam.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • P

                                    Pzig

                                    08/02/2021 11:30:07

                                    Por isso Bia Kicis na CCJ, bora peitar esses que usam o pretexto de combater fake news para calar as vozes contrárias.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Márcia dos Reis Schmidt

                                      08/02/2021 11:05:53

                                      Basta não deixar as "big techs" dominarem sua vida. Quem leva essas coisas de rede social a sério acaba se prejudicando muito.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • P

                                        Pzig

                                        08/02/2021 11:26:29

                                        E quem não usa hoje?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Ricardo

                                      08/02/2021 11:00:29

                                      Excelente essa opinião da GP. Rede Social, ou o adeus às ruas, virou (o trocadilho saiu de forma não intencional) aquela rede presa a dois ganchos nas paredes, onde só cabem, no máximo, duas pessoas: seus donos.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Carlos F. W.

                                        08/02/2021 10:56:42

                                        Incrível como derrepente uns hippies paz e amor se tornam pequeno ditadores quando lhe convém, né mortadelas ???

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • I

                                          IvoHM

                                          08/02/2021 12:23:36

                                          Carlos: faltou negacionistas, fascistas, assassinos, gado, racistas, homofóbicos, dentre outros agrados.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Carlos F. W.

                                          08/02/2021 11:21:06

                                          Ana, idem pra vcs, todos q nao pensam como vc viram o q? Genocidas? Acho q mortadela ainda é mais suave, mais carinhoso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Ana Lucia G Moreiras

                                          08/02/2021 11:01:45

                                          Incrível e vasta visão do mundo! Os q não apoiam mito e sua legião, automaticamente viram mortadela, esquerdopata, esquerdalha!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Pedro Silva

                                        08/02/2021 10:55:44

                                        Os caras fazem ataques antidemocráticos, com faixas escrito "Intervenção Militar" e as Techs são quem atacam a liberdade de expressão ? Enquanto o gado faz isso, o governo se envolve na lama com o centrão. Do jeito que esse tipo de matéria é feita, a Gazeta sempre acaba em alguma lista de blog de fake news. Retrocesso puro.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        6 Respostas
                                        • I

                                          IvoHM

                                          08/02/2021 19:42:35

                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Pedro Silva

                                          08/02/2021 12:57:11

                                          Já agrediram enfermeiros em Brasília, atacaram crianças que teve que fazer aborto e depredaram o prédio do STF, sem dizer outros atos. Típico pensamento bolsonarista. Querem agir como a esquerda, mas quando a coisa aperta negam que fizeram qualquer ato errado. Parece que vendem pra sociedade a idéia de que suas ditaduras são melhores que a dos outros. Comigo não cola.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • I

                                          IvoHM

                                          08/02/2021 12:22:02

                                          Pedro Silva: velhinhas trajando camisetas da seleção é antidemocrático? Vai dizer que manifestação democrática foi aquele espetáculo bizarro onde, no domingo em São Paulo, a união dos marginais da Gaviões da Fiel com os marginais da Mancha Verde saiu quebrando tudo e gritando "democracia"? Ou na segunda, em Curitiba, onde a bandidagem vilipendiou a Bandeira Nacional? PARE DE MENTIR!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Pedro Silva

                                          08/02/2021 12:15:19

                                          Ao contrário desses grupos que foram "atacados" segundo a Gazeta, aqui a gente tem liberdade de expressão. Então nem vale o esforço de te retrucar. Tenha um bom dia.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Mário Meira

                                          08/02/2021 12:07:34

                                          voce pode comprar o jornal,caso contrário voce nem tem lugar de fala

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Ana Lucia G Moreiras

                                          08/02/2021 11:05:44

                                          A Gazeta não tem uma definição! É um **** de gatos, de todas as cores e todos lemas! Creio que no âmbito de crenças pessoais, como por ex condenação do aborto, é aceitável que se proponha a aceitar a vida independentemente da situação. Mas quanto a situação do país , o não posicionamento de um jornal, com clareza, diminui sua credibilidade.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Cidadão Brasileiro

                                        08/02/2021 10:45:01

                                        O YouTube procura não publicar conteúdos que atentem à ÉTICA, moral e aos bons costumes. Fake news são altamente anti-éticas e são muito úteis (para espertalhões!) porque produzem os resultados projetados pelos seus autores, geralmente desonestos e mal intencionados, muito antes q a restauração da verdade tenha tempo de chegar até os incautos que, movidos por emoções negativas e fanatismo, ajudam na disseminação para mais e mais incautos fanáticos. Hoje em dia, aqueles que se voltaram contra os nazistas no tempo em que muitos achavam o fascismo um subterfúgio político legítimo, são vistos cono heróis. Não precisamos ver a história se repetir para agir tempestivamente contra os espertalhões.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • I

                                          IvoHM

                                          08/02/2021 20:42:11

                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Cidadão Brasileiro

                                          08/02/2021 16:02:34

                                          IvoHM: de hj em diante, vou denunciar seus comentários com ataque ad hominem, no caso “ad nickname”. No desrespeito vc é contumaz, e isso é um indicativo direto de inaptidão para o debate de ideias.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • I

                                          IvoHM

                                          08/02/2021 12:17:00

                                          Cidadão Chinês: O grande problema, é que o Youtube apoia as mentiras propagadas pela esquerda e considera fake news as verdades inconvenientes reveladas pela direita.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Cássia Leite

                                        08/02/2021 10:39:14

                                        Redes sociais como forma de monopolizar nossos pensamentos...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Antonio Carlos Bastos Navarro

                                          08/02/2021 10:32:04

                                          Só nos restavam as redes sociais para manifestarmos nossas insatisfações. E agora, será que o STF e nossos políticos estão do nosso lado?? Ou é assim democraticamente: eu sou o dono e só deixo publicar o que quero. Lamentável!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            J. Cruz

                                            08/02/2021 10:20:18

                                            E eu que acreditei que Facebook, YouTube, Instagram, whatsapp fossem espaços democráticos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • Y

                                              Yuri Nunes

                                              08/02/2021 10:12:17

                                              Neste ponto precisamos de uma lei igual a da Russia, a qual o Putin pode derrubar a rede social se houver cancelamento sem motivo de usuários.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                Jfaraujo

                                                08/02/2021 3:46:20

                                                Gazeta do Povo precisa voltar a publicar em sua página no GAB

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  devanil paulo martins

                                                  08/02/2021 2:12:52

                                                  Quando é lançado um produto novo o objetivo é o lucro é a satisfação do cliente, depois da conquista de clientes e da riqueza, o resultado é a busca pelo poder, e alcançado o poder e a dependencia, todos estão ferrados, o YouTube se tornou um país emancipado com leis próprias e tendo um ditador sentado num trono, que tristeza!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    Fernando Borges

                                                    08/02/2021 2:11:34

                                                    É preciso frear as big techs agora ou haverá consequências na próxima eleição. Se procedermos de forma imprudente e invigilante poderemos perder o dom da liberdade.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • N

                                                      Natan Monteiro

                                                      08/02/2021 13:38:58

                                                      Verdade, amigo. Quem ainda não se de conta de que as big techs vão querer interferir nos resultados de 2022 está dormindo.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Aromero

                                                    08/02/2021 2:01:56

                                                    Empresa particular decide o que lhe convém. Não gostou ? não dê audiência e faça campanha contra. E toca o barco.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    4 Respostas
                                                    • F

                                                      Fernando

                                                      08/02/2021 19:42:38

                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • I

                                                      Ivan

                                                      08/02/2021 9:33:03

                                                      Fazer campanha onde, se vc está “cancelado”?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Ariel Lazari

                                                      08/02/2021 9:21:08

                                                      Como elas se apresentam como plataformas, e não editoras, se tornam "praças públicas" e devem respeitar o direito à liberdade de expressão.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • V

                                                      VOTO IMPRESSO JÁ

                                                      08/02/2021 4:21:23

                                                      Empresa privada tem que obedecer a lei e não pode negar espaço de manifestação democrática e legal a ninguém.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Rachel Candeu Waintuke

                                                    08/02/2021 1:57:20

                                                    Eles se posicionaram como veículo de imprensa. Devem ser tratados como tal. Assumam as responsabilidades que lhes cabe.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CSG

                                                      08/02/2021 1:54:32

                                                      Elas não estão atacando a liberdade de expressão, estão atacando a estupidez e o ódio gratuito que essas pessoas pregam. O resto é choro dessa direita incompetente que segue sendo incapaz de governar mas que continua atirando em tudo e em todos.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      5 Respostas
                                                      • V

                                                        Val

                                                        08/02/2021 14:32:56

                                                        Olha o ranço aí gente!!! Quanto ressentimento!!!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • V

                                                        Val

                                                        08/02/2021 14:31:26

                                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • I

                                                        IvoHM

                                                        08/02/2021 13:38:59

                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Ana Lucia G Moreiras

                                                        08/02/2021 11:10:18

                                                        Ouça o presidente e seus seguidores para se informar sobre Discurso do Ódio, Gabinete do Ódio, assassinato de Reputações . Boçalidade, Incompetência, Falta de Planejamento, Alianças Espúrias

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Alvaro

                                                        08/02/2021 10:26:14

                                                        Esse é o tipo de comentário que demonstra que quem tem discurso de ódio são pessoas do seu tipo.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Moacir Schmidt

                                                      08/02/2021 1:22:34

                                                      Uma lei simples que obrigasse as big techs a citar a frase que motivou o cancelamento (não mais que uma frase) seria suficiente

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      2 Respostas
                                                      • I

                                                        IvoHM

                                                        08/02/2021 12:26:58

                                                        Comunista apoiando a iniciativa privada quando lhe convém. E ainda tem incautos que caem na conversinha furada dessa caterva.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        ANTONIO

                                                        08/02/2021 9:57:00

                                                        Se ela é privada e você não paga nada por isso então ela pode admitir você ou não. Direita burra.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • G

                                                      Groot

                                                      08/02/2021 1:22:32

                                                      Tem que regulamentar imediatamente o trabalho dessas empresas.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Carlos

                                                        07/02/2021 22:26:05

                                                        Isto é um absurdo Creio que o boicote a esses monstros deva ser considerado, por mais que estas tais redes tentem dominar nossa vida. Incrível como alguns imaginam que é impossível viver sem elas... Estas empresas são um atentado contra a democracia, e não se vê nenhum governo neste mundo acordando para o perigo...Como pode um absurdo destes?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Plinio

                                                          07/02/2021 21:17:24

                                                          Vamos boicotar os serviços que propuserem boicotes . Awake giants já está funcionando porém o Samir Mattar não cumpriu a promessa. Pense antes antes de comprar ou alugar carros.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          Fim dos comentários.