Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Editorial 1

Reafirmando compromissos

Para que serve um jornal? Para publicar notícias, seria a resposta correta, de aparente senso comum, mas tão óbvia quanto simplista e incompleta. Na verdade, a função de um jornal vai muito além. Ele serve para aproximar os cidadãos, estimulando-os à participação social em busca do bem comum. Nesse sentido, pois, o bom jornal é aquele que assume o compromisso de ser não apenas um veículo de notícias, mas sobretudo o de ser agente ativo do processo civilizatório.

Hoje, ao completar 88 anos, a Gazeta do Povo quer mais uma vez reafirmar, com toda a ênfase, tal compromisso. Compromisso, em primeiro lugar, com a comunidade em que, já há quase um século, se insere o jornal – isto é, o Paraná, o seu povo e, de modo especial, os nossos milhares de leitores. Esta comunidade é a razão da nossa existência e, conseqüentemente, a ela continuaremos sempre procurando dispensar o melhor de nossas competências, sob a baliza permanente de princípios que contribuam para a recuperação da visão humanista ocidental – contraponto indispensável daquela que privilegia o individualismo exacerbado desses novos tempos.

Fundamentados nessa premissa, atribuímos como nossa missão participar ativamente de todos os esforços da sociedade que coincidam com a defesa, preservação e aperfeiçoamento do Estado constitucional de Direito e da democracia – condição inquestionável para a promoção em bases sólidas e sustentáveis da dignidade humana e do bem comum.

Entendemos que uma sociedade é tanto mais forte quanto maior for o interesse de cada um de seus cidadãos em contribuir para o interesse de todos; uma sociedade é tanto mais rica e saudável quanto mais variadas, numerosas e intensas forem as inter-relações entre cada um de seus membros. Nesse contexto, os veículos de comunicação exercem papel indispensável – o de ser instrumento de estímulo ao desenvolvimento da vida social e de ser também conduto e porta-voz das aspirações coletivas, de modo aberto e respeitoso à pluralidade das tendências e opiniões que caracteriza uma sociedade livre.

Nada disso se realiza, porém, sem independência de opinião e sem absoluto apego à verdade. São estes os dois principais predicados sobre os quais a Gazeta do Povo assenta o exercício de sua missão e deles não se afasta. Nossos 88 anos de existência fazem-nos participantes da história do Paraná e de seu povo – e a ela reafirmamos agora nosso compromisso de honrar buscando fazer um jornal cada vez melhor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.