i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Desperdício inaceitável em meio à pandemia

  • PorGazeta do Povo
  • 24/11/2020 21:21
Coronavírus no Paraná
Teste para detectar infecção pelo coronavírus.| Foto: Divulgação/SMCS

Uma das chaves do sucesso – e talvez o fator fundamental – dos países que conseguiram conter o avanço inicial do coronavírus antes que a pandemia se tornasse uma tragédia de grandes proporções foi a testagem em massa. Assim que um caso era identificado, as autoridades sanitárias procuravam todos os que haviam tido contato recente com o paciente e, se possível, pessoas que tivessem frequentado os mesmos ambientes ao mesmo tempo, para testá-las todas e identificar novas contaminações o quanto antes. Quanto mais um país testa suas pessoas, menor a taxa de resultados positivos – um paradoxo que é apenas aparente, pois testar toda a cadeia de contatos de um doente, tenham ou não os sintomas da Covid-19, invariavelmente resultará em uma boa quantidade de negativos, uma certeza que seria impossível obter se essas pessoas não tivessem sido testadas.

O Brasil ficou para trás neste quesito, o que ajuda a explicar as dimensões que a pandemia tomou por aqui. A taxa de testes RT-PCR (aqueles que detectam a presença do vírus no organismo) positivos é de 30%, muito acima dos 5% que apontam para uma boa política de testagem. Em um país de quase 200 milhões de pessoas, o Sistema Único de Saúde realizou apenas 5 milhões de testes desse tipo desde que o coronavírus chegou por aqui. Mas esse número poderia ter sido pelo menos dobrado. Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo mostrou que há quase 7 milhões de testes RT-PCR estocados em um armazém do governo federal em Guarulhos (SP), e quase todos perderão a validade em janeiro do ano que vem.

O governo federal era o único a poder assumir um papel de coordenação de esforços em nível nacional, mas abriu mão desse papel e empurra a responsabilidade sempre que há problemas

O RT-PCR é o melhor teste para se estabelecer uma boa política de contenção do coronavírus. É confiável, preciso e identifica a doença ainda em andamento, ao contrário do teste sorológico rápido, que detecta a presença de anticorpos, ou seja, mostra que a pessoa já esteve doente, mas não indica quando isso ocorreu, por exemplo. Este fato mostra como é ainda mais grave o potencial desperdício em curso. No nível micro, sem uma testagem mais ampla de contatos (ainda que não seja factível seguir modelos como o sul-coreano ou o de Cingapura), é mais difícil parar a cadeia de contágios quando um caso é detectado; no nível macro, a falta de dados resultante de uma política capenga de testagem impede cidades e estados de avaliar corretamente o comportamento do vírus. Referimo-nos, aqui, à possibilidade de realizar testes por amostragem em vários locais e entre vários segmentos da população, o que geraria uma grande quantidade de informação valiosa para direcionar políticas públicas de combate ao coronavírus.

Os 7 milhões de testes guardados em Guarulhos ainda provam algo que já era evidente praticamente desde o início da pandemia. União, estados e municípios não souberam estabelecer uma cooperação adequada, muitas vezes limitando-se a brigar por mais poderes e a empurrar para os outros entes a responsabilidade quando algo sai errado. É o que está ocorrendo mais uma vez. E, por mais que haja interesses políticos e eleitorais se aproveitando da pandemia em todas as esferas de governo, a responsabilidade maior recai sobre os ombros do governo federal, que era o único a poder assumir um papel de coordenação de esforços em nível nacional, mas abriu mão desse papel. O Ministério da Saúde novamente lava as mãos quando limita-se a dizer que seu papel é apenas o de adquirir os testes, e que os repassa quando estados e municípios pedem. As alegações de governadores, prefeitos e secretários de Saúde reforçam a percepção de que algo vai mal em Brasília: segundo eles, os kits enviados pelo governo federal vêm incompletos, com falta de reagentes ou cotonetes coletores. O conselho de secretários estaduais de Saúde afirma, ainda, que o Ministério da Saúde cancelou um contrato que previa a aquisição desses insumos e de equipamentos para processar as amostras recolhidas.

Independentemente de quem sejam os culpados, é a população que perde com tantos erros de gestão e coordenação. Casos de Covid-19 que terminaram em morte por serem tardiamente identificados poderiam ter sido descobertos no início, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Surtos poderiam ter sido evitados. Medidas restritivas poderiam ter sido melhor direcionadas, reduzindo o impacto sobre os negócios. Testagens amplas por amostragem poderiam ajudar governos a priorizar determinadas áreas ou grupos populacionais. Nada disso ocorreu, e tudo indica que não haverá um esforço concentrado para usar em tempo hábil esses 7 milhões de testes estocados, investindo-os, por exemplo, em uma testagem massiva nos locais onde a doença voltou a se espalhar após o recuo da primavera. A única reação do Ministério da Saúde, até agora, foi consultar o fabricante a respeito de uma possível extensão do prazo de validade. É inaceitável que, apesar da comprovação irrefutável dos benefícios de uma política ampla de testes, as autoridades sanitárias brasileiras permitam tamanho descaso e desperdício.

86 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 86 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • H

    Horizonte

    ± 0 minutos

    O Editorial não faz jus ao que pensei que fosse a linha da GDP. Faltou informação mais apurada para não nos deixar ainda mais confusos com essa situação. Sofrível!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      MARCO ANTONIO MENDONÇA FARIAS

      29/11/2020 8:54:12

      Inicialmente, devera' ser aberto uma ação de improbidade administrativa contra o ministro da saúde. Depois uma ação de ressarcimento aos cofres públicos no valor do desperdício do dinheiro publico, mais uma multa de igual valor. O dinheiro publico não e' dinheiro de ninguém, e' nosso dinheiro, de todo o povo brasileiro. Uma ação criminal também será cabível

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Plinio

        28/11/2020 16:51:21

        Mas ,mas não foi o STF que disse que cada governador e prefeito era responsável por seu povo? Reclamem direto com eles

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • @

          @sisalama

          28/11/2020 13:55:33

          Longe de pretender tirar as culpas do atual Gov Federal, somente trago à luz nossa tradição patológica ao desperdício, quando nos referimos ao dinheiro público ("dos outros"). Me atendo à gestão pública, coleciono 63 anos de testemunho de desperdícios criminosos: ambulâncias apodrecendo em pátios, livros "didàticos" apodrecendo em depósitos, remédios vencidos ou roubados dos estoques antes disso, merendas apodrecidas, quentinhas superfaturadas em presídios, pontes sem conexões com as vias a que serviriam, orçamentos de obras explodidos à enésima potência, custo com nababos em Brasília e espalhados pelo país nas 3 esferas, etc. Somos todos perdulários! ... e precisamos deixar de ser!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • @

            @sisalama

            28/11/2020 13:57:19

            ... coroando, ..... A TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO, PASADENA, etc.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • F

          FANAIA

          28/11/2020 11:46:03

          AGORA PERGUNTO DE QUE LADO A GAZETA ESTA. DO LADO MORO SÓ PORQUE É PARANAENSE. COMO SE NO PARANÁ NÃO HOUVESSE GENTE COMO O LULA. VOÇES VÃO ACABAR DE PERDER LEITORES, COMO O O GLOBO, A FOLHA E O ESTADÃO. MORO FOI E É INGRATO A QUEM LHE DEU A MÃO A SUA INCOMPETÊNCIA.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            FANAIA

            28/11/2020 11:41:59

            ISSO TUDO A GENTE SABE, MAS QUEREMOS SABER DE QUEM É A CULPA DO MINISTÉRIO DA SAUDE AI ENVOLVENDO OS TRES MINISTROS DA SAUDE DE PAZUELO ATÉ O MANDETTA, DOS SECRETÁRIOS DE SAUDE DOS ESTADOS OU DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS. PARA MIM TODOS SÃO CULPADOS, PRINCIPALMENTE OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS. AGORA PERGUNTO O STF INTIMIDOU O PRESIDENTE COM MEDIDAS QUE NÃO ERAM DA COMPETÊNCIA DELES, MINISTROS (STF). EU FARIA A MESMA COISA. DEIXAVA TUDO NA MÃO DOS SECRET´RIOS DA SAUDE DOS ESTADOS EW MUNICIPIOS QUE DEU NO QUE DEU, DESVIO TOTAL DA FINALIDADE.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • P

              Plinio

              28/11/2020 16:52:26

              Certo,bingo

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • @

              @sisalama

              28/11/2020 13:59:55

              o Ministério da Saúde, como o da Educação, não sofreu a desratização tão necessária e prometida. Ao contrário, os ninhos de ratos mostraram sua capacidade de resistência e permanência!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            AMAURI

            25/11/2020 21:48:03

            Esse é o país do Bozo, não pode ser sério, resultado taí.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • P

              Plinio

              28/11/2020 16:53:35

              Esse país é seu ou mora na Nova Zelândia? Todo povo aqui é visitante?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            25/11/2020 21:27:11

            A GAZETA vai deletar, mas vai lá >>> https://www.aosfatos.org/noticias/nao-e-verdade-que-stf-afastou-bolsonaro-de-acoes-para-o-controle-da-pandemia/

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              AMAURI

              25/11/2020 21:06:07

              Bozo MALDITO. Gado MALDITO. LASCARAM o BRASIL. Qual a punição para essas TRANQUEIRAS do KCT?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                25/11/2020 20:56:10

                STF - DESMENTINDO O "GADO" - Alguns ministros do Supremo também já explicaram que a interpretação feita nas redes é incorreta. O ministro Marco Aurélio, ao BR Político, por exemplo, refutou a interpretação de que as decisões do Supremo teriam tirado a responsabilidade do presidente. “É letra expressa da Constituição Federal: cumpre à União, a Estados, municípios e ao Distrito Federal cuidar da Saúde e legislar sobre a saúde”, disse.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  25/11/2020 20:53:29

                  STF E A MENTIRA DO CONTROLE DA PANDEMIA >>> Cecilia Mello, especialista em direito administrativo e ex-desembargadora do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), explica que o STF nunca excluiu a responsabilidade ou a atuação da União no enfrentamento da crise. “Não houve qualquer suspensão de vigência da lei quanto às competências do presidente e dos órgãos federais para o combate à crise, tampouco foram eles eximidos de seus deveres ou atribuições. Houve, sim, um freio a eventual desrespeito ao exercício das competências constitucionalmente estabelecidas para cada ente da federação, mas não um alvará para uma negativa de gestão por parte da União”, afirmou.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    25/11/2020 20:51:32

                    DESMENTINDO O "GADO" >>> O STF NÃO TIROU O GOVERNO FEDERAL DO CONTROLE DA PANDEMIA >>> Já a ADI 6.343 foi movida pela Rede contra as MPs 926 e 927. Nesse caso, o Supremo decidiu por unanimidade que as administrações estaduais e municipais não dependem de autorização da União para tomar medidas de restrição de transportes durante a epidemia. Por fim, ao analisar a ADPF 672 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), movida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o ministro Alexandre de Moraes entendeu que os administrações estaduais, distrital e municipais têm competência para a adotar ou manter medidas restritivas durante a pandemia da Covid-19.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Freitas

                      25/11/2020 20:50:31

                      DESMENTINDO O "GADO" >>> O STF NÃO TIRO O GOVERNO FEDERAL DO CONTROLE DA PANDEMIA >>> A ADI 6.341 (Ação Direta de Inconstitucionalidade), ajuizada pelo PDT, questionava dispositivos da MP 926/2020, que, segundo o partido, desrespeitava a autonomia dos entes federativos e a repartição de competências no combate à pandemia. Em sua decisão, o STF referendou a decisão liminar do relator, ministro Marco Aurélio, e entendeu que os artigos da lei 13.979/2020, que dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública, devem ser interpretados conforme a competência estabelecida pela Constituição, respeitando as autonomias estaduais, municipais e distritais.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        25/11/2020 20:49:26

                        DESMENTINDO O "GADO" >>>"Publicações que circulam nas redes sociais enganam ao afirmar que o STF (Supremo Tribunal Federal) afastou o presidente Jair Bolsonaro do “controle da Covid-19” e atribuiu aos governadores essa responsabilidade. Em três ações analisadas entre abril e maio deste ano, a corte entendeu, na verdade, que a União não poderia invadir competências municipal, estadual e distrital como, por exemplo, para reverter medidas de isolamento social. Isso não quer dizer que o governo foi afastado do combate à pandemia: nas decisões, os ministros reafirmam as competências da União para ações em âmbito federal."

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eden Lopes Feldman

                          25/11/2020 20:22:42

                          Fica mais do que evidente e lógico que os estados e municípios é que detém a logística para efetuar os testes e portanto solicitar material ao Ministério da Saúde. como acontece em outras áreas em que são solicitados suprimentos médicos. Afinal, as campanhas são executadas por estes entes da federação, que ficaram com a responsabilidade por imposição do STF. O governo federal fez sua parte, adquiriu o necessário. Mas municípios e estados não se organizaram o suficiente. Agora não adianta, o que está perdido já se tornou desperdício. Uma sugestão a Gazeta: em certas situações, efetue pesquisas em suas notícias mais adequadas ao que divulgam.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • O

                            Oirad Ojuara

                            25/11/2020 20:22:10

                            Tem uns 3 esquerdistas infiltrados aqui comentando e respondendo em todas os comentários para fazer a Gazeta do Povo pensar que o leitor do jornal esquerdizou-se. Sugiro ao editor observar isso com muito cuidado para não perderem os verdadeiros leitores desse jornal.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              25/11/2020 20:20:24

                              PARA AQUELES QUE FALAM DO STF SEM CONHECIMENTO DE CAUSA >>>O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão realizada nesta quarta-feira (6), decidiu que estados e municípios, no âmbito de suas competências e em seu território, podem adotar, respectivamente, medidas de restrição à locomoção intermunicipal e local durante o estado de emergência decorrente da pandemia do novo coronavírus, sem a necessidade de autorização do Ministério da Saúde para a decretação de isolamento, quarentena e outras providências. >>> SEGUE>>>

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • F

                                Freitas

                                25/11/2020 20:21:35

                                III - Ademais, a Corte decidiu que a adoção de medidas restritivas relativas à locomoção e ao transporte, por qualquer dos entes federativos, deve estar embasada em recomendação técnica fundamentada de órgãos da vigilância sanitária e tem de preservar o transporte de produtos e serviços essenciais, assim definidos nos decretos da autoridade federativa competente. As MPs alteraram dispositivos da Lei 13.979/2020, que trata das medidas para enfrentamento da pandemia, e impuseram aos entes federados a obrigação de seguir as recomendações dos órgãos federais sobre o tema.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                25/11/2020 20:21:03

                                II - Por maioria de votos, os ministros deferiram medida cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6343, ajuizada pelo partido Rede Sustentabilidade, para suspender parcialmente a eficácia de dispositivos das Medidas Provisórias (MPs) 926/2020 e 927/2020. Segundo a decisão, a União também tem competência para a decretação das mesmas medidas, no âmbito de suas atribuições, quando houver interesse nacional. >>> segue >>>

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Flavius Torres

                              25/11/2020 20:13:10

                              Maldito Mandetta fez isso de porposito

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • F

                                Freitas

                                25/11/2020 20:33:07

                                kkkkkkkkkkkk

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • D

                              DIVONSIR MAIA

                              25/11/2020 19:37:45

                              Isso tudo é resultado de colocar INCOMPETENTES APADRINHADOS no lugar de Técnicos, tanto governo federal como os estaduais tem culpa, falta GESTÃO, FALTA COMPENTENCIA, e falta cobrança e fiscalização por parte de nós eleitores, temos de aprender a votar melhor e cobrar mais.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                joão José Augusto Mendes

                                25/11/2020 18:59:58

                                Dúvida, quem determinou que estados e municípios seriam responsáveis pela coordenação da pandemia? Ou seja quando um judiciário se investe de executivo só pode dar **** .

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • F

                                  Freitas

                                  25/11/2020 21:26:45

                                  https://www.aosfatos.org/noticias/nao-e-verdade-que-stf-afastou-bolsonaro-de-acoes-para-o-controle-da-pandemia/

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Freitas

                                  25/11/2020 21:07:34

                                  Leia mais, estude mais, pesquise bastante e você verá que o STF não eximiu a responsabilidade da União no controle da pandemia. Largue mão de repetir o que você viu no blog do "gado".

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Celito Medeiros

                                25/11/2020 18:25:11

                                Adios, hermano Dieguito, El cielo es un hermoso campo de fútbol.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  F.Neto

                                  25/11/2020 17:11:51

                                  Não ficou claro se os Estados tem de solicitar os testes. Como o MS vai encaminhar se não há solicitação? Encaminhar a quem? Que eu saiba, as campanhas de vacinação são de âmbito estadual, assim como a logística para tal, pelo menos aqui no Sul. A Gazeta poderia esclarecer mais, esse é o papel da mídia tradicional, não ficar colocando lenha na caldeira da ignorância.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • S

                                    Sartan

                                    25/11/2020 17:51:00

                                    Pra você a gazeta deveria ficar puxando o **** do mito culpar os governadores e prefeitos como seu idolo sempre faz

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  Bingo Two

                                  25/11/2020 15:44:38

                                  Um presidente negacionista, que faz tudo nas coxas. Ele deve ser bom na atividade miliciana que tem feito ao longo das décadas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • B

                                    Bingo Two

                                    25/11/2020 15:43:22

                                    É isso que dá eleger um b u n d a o!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

                                      25/11/2020 15:06:00

                                      O texto diz "O Ministério da Saúde novamente lava as mãos quando limita-se a dizer que seu papel é apenas o de adquirir os testes, e que os repassa quando estados e municípios pedem." Será que Guarulhos pediu 7 milhões de testes? Faz-me rir.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Freitas

                                        25/11/2020 14:43:51

                                        É PARA RIR? >>> Olavo de Carvalho pediu a renúncia de Jair Bolsonaro. Ele publicou no Twitter: “Bolsonaro: Se você não é capaz nem de defender a liberdade dos seus mais fiéis amigos, renuncie a vá para casa antes de perder o prestígio que em outras épocas soube merecer.”

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          andrea silva

                                          25/11/2020 13:50:04

                                          O silêncio dos Bolsominions ou, aqueles mais fanáticos: é culpa do STF. Não sabia que cabia ao STF a Gestão, a logística e o repasse via Ministério da Saúde. Quem segue e ainda defende esse governo, inteligente é que não é e acredita até em papai noel.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Longa Manus

                                            25/11/2020 13:32:25

                                            Todos sabemos que o STF amarrou braços e pernas do governo federal. A culpa de tudo isso são dos governadores e prefeitos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            4 Respostas
                                            • F

                                              Freitas

                                              25/11/2020 20:16:07

                                              Nestor Medeiros Filgueira Burlamaqui: ??? Se o estoque está sob controle do Ministério da Saúde, qual manobra estão fazendo? Barbaridade. Gado é gado.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • N

                                              Nestor Medeiros Filgueira Burlamaqui

                                              25/11/2020 18:02:48

                                              Pois é. Estão loucos para Bolsonaro passar por cima de uma decisão do STF para tentar uma manobra para tirá-lo do poder.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Sartan

                                              25/11/2020 15:51:58

                                              Ainnn o STF não deixou meu mito reinar absoluto e a vontade a culpa é toda deles

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              andrea silva

                                              25/11/2020 13:42:02

                                              Ridículo. A culpa da não distribuição é unica e exclusivamente do governo federal, 6 milhões de testes nao foram NEM SEQUER DISTRIBUIDOS. IGNORANTE GADO

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Longa Manus

                                            25/11/2020 13:32:25

                                            Todos sabemos que o STF amarrou braços e pernas do governo federal. A culpa de tudo isso são dos governadores e prefeitos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Emerson

                                              25/11/2020 13:12:44

                                              Pena que o amor a vida alheia, o bom senso, a vergonha na cara, as políticas sanitárias e de saúde pública não ficaram estocadas em lugar algum, ou melhor, nunca existiram em mitológicas administrações. E tem gente acreditando em um país melhor. Santa Ignorância rogai por nós!!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • X

                                                Xicote

                                                25/11/2020 13:08:58

                                                Uma coisa tenho certeza ...Bozo nao é culpado ..alias NUNCA tem culpa de nada ...ja ate tem resposta pronta ...o STF nao deixa..o Congresso nao anda ..todos os orgaos tem Petistas infiltrados ...provavelmente é culpa do Doria ...tambem pode ser do Moro ...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  J. Neto

                                                  25/11/2020 12:24:29

                                                  GP, demorou demais para tratar do assunto. Não ter tratado de assunto tão importante é uma vergonha, no mínimo. Os responsáveis por esse portal deveriam rever essas práticas. Gazeta do Povo é só um título qualquer? Houve negligência, descaso, desleixo. Cadê o MPTCU? O que faz o TCU? Procuradores de justiça? Câmara dos Deputados? Senado? Sinceramente, no mínimo tinha que ter umas 20 exonerações, 5 multas pesadas, e outros processos na área da responsabilidade cível!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • Y

                                                    Yuri Pimenta Caon

                                                    25/11/2020 12:21:38

                                                    Coloque a culpa no STF que de forma arbitrária transformou o GF em apenas um repassador de recursos para estados e municípios.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • A

                                                      andrea silva

                                                      25/11/2020 13:42:54

                                                      Mais um fanático (ou bot) doente mental.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Freitas

                                                      25/11/2020 12:30:47

                                                      Quem comprou os testes? Quem é o responsável pelo seu armazenamento e distribuição? Quem poderia controlar o prazo de validade? O MINISTÉRIO DA SAÚDE E NINGUÉM MAIS. E ainda vejo pessoas querendo terceirizar essa NEGLIGÊNCIA. Quem está correndo para ver se o prazo de validade dos testes pode ser prorrogado? O MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fanatizado é um "bicho" doente.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    MF

                                                    25/11/2020 12:18:46

                                                    A verdade é que, independentemente do STF haver retirado poderes do governo federal (isso é fato), o governo poderia ter feito muito mais, ao invés de ficar se justificando nesse fato. Um gestor enfrenta muitos obstáculos (e com o governo não seria diferente). O governo federal foi pífio, poderia ter tentado articular o país "burlando" os entraves impostos pelo STF (principal culpado), mas não o fez. Preferiu ficar reclamando da vida! Testagem em massa é fundamental. Dessa vez não há como defender o governo. Desculpa

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      Juacastro

                                                      25/11/2020 11:54:13

                                                      A Gazeta não tem o direito de estar culpando o GF da situação. Dividiram o poder de mando da situação pelos Estados e Prefeituras e enfraqueceram o poder. O resultado foi isso. Muitas ordens e resultados pífios como queria o STF e políticos deste país. Isto que a Gazeta faz é imoral.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      2 Respostas
                                                      • A

                                                        andrea silva

                                                        25/11/2020 13:44:09

                                                        Freitas: não adianta. Quando a pessoa NASCE para ser escrava mental, ela só serve ao senhorio político. São limitados. Jamais irão ter tamanha criticidade.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        Freitas

                                                        25/11/2020 12:31:49

                                                        Quem comprou os testes? Quem é o responsável pelo seu armazenamento e distribuição? Quem poderia controlar o prazo de validade? O MINISTÉRIO DA SAÚDE E NINGUÉM MAIS. E ainda vejo pessoas querendo terceirizar essa NEGLIGÊNCIA. Quem está correndo para ver se o prazo de validade dos testes pode ser prorrogado? O MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fanatizado é um "bicho" doente.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • N

                                                      Nilo Gardin

                                                      25/11/2020 11:53:17

                                                      STF deixou claro quem administraria as ações ligadas à pandemia: estados e municípios. Põe na conta deles esse desperdício.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • F

                                                        Freitas

                                                        25/11/2020 12:32:03

                                                        Quem comprou os testes? Quem é o responsável pelo seu armazenamento e distribuição? Quem poderia controlar o prazo de validade? O MINISTÉRIO DA SAÚDE E NINGUÉM MAIS. E ainda vejo pessoas querendo terceirizar essa NEGLIGÊNCIA. Quem está correndo para ver se o prazo de validade dos testes pode ser prorrogado? O MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fanatizado é um "bicho" doente.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Freitas

                                                      25/11/2020 11:52:07

                                                      Quem comprou os testes? Quem é o responsável pelo seu armazenamento e distribuição? Quem poderia controlar o prazo de validade? O MINISTÉRIO DA SAÚDE E NINGUÉM MAIS. E ainda vejo pessoas querendo terceirizar essa NEGLIGÊNCIA. Quem está correndo para ver se o prazo de validade dos testes pode ser prorrogado? O MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fanatizado é um "bicho" doente.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Lélio Paul Jones Sotto Maior

                                                        25/11/2020 11:48:38

                                                        Palhaçada essa matéria. Quem é o abençoado que escreveu essa M. Vive em Nárnia!!! Assinei por achar que não devem calar a imprensa. Mas se começar a mentir já cancelo a assinatura.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        2 Respostas
                                                        • S

                                                          Sartan

                                                          25/11/2020 15:53:35

                                                          Ainn, palhaçada o jornal não puxar o **** do meu mito como eu quero

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          Freitas

                                                          25/11/2020 14:29:07

                                                          kkkk Energúmeno. Quem comprou, armazenou, controlou o prazo de validade das vacinas? O MINISTÉRIO DA SAÚDE. O MS foi negligente.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • P

                                                        Paulo Santos

                                                        25/11/2020 11:47:58

                                                        Para solicitar os RESPIRADORES ($$$) e HOSPITAIS DE CAMPANHA ($$$) os estados e municípios não tiveram dúvidas de que cabia a eles próprios solicitarem, porque assim foi a decisão do STF. Testes prontos, SEM RETORNO PESSOAL ($$$) para os solicitantes não foi feito, o que se conclui, que não seria necessário ? Com a palavra Dórias e todos os Governadores, em especial, os que massacram o presidente, o Doria com o OBJETIVO de galgar a presidência, até ajuda externa tem recebido, MAS NEGA.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        2 Respostas
                                                        • Y

                                                          Yuri Pimenta Caon

                                                          25/11/2020 12:22:42

                                                          Como não teve $$$ para alguns, então deixaram para lá. O COVIDÃO está aí.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          Freitas

                                                          25/11/2020 11:52:23

                                                          Quem comprou os testes? Quem é o responsável pelo seu armazenamento e distribuição? Quem poderia controlar o prazo de validade? O MINISTÉRIO DA SAÚDE E NINGUÉM MAIS. E ainda vejo pessoas querendo terceirizar essa NEGLIGÊNCIA. Quem está correndo para ver se o prazo de validade dos testes pode ser prorrogado? O MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fanatizado é um "bicho" doente.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • D

                                                        Dr. Martinelli

                                                        25/11/2020 11:46:30

                                                        A culpa é do STF que passou a gestão da pandemia aos Estados e Municípios. Virou o samba do crioulo doido, com predominância de interesses políticos e porta escancarada a' corrupção.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • F

                                                          Freitas

                                                          25/11/2020 11:52:37

                                                          Quem comprou os testes? Quem é o responsável pelo seu armazenamento e distribuição? Quem poderia controlar o prazo de validade? O MINISTÉRIO DA SAÚDE E NINGUÉM MAIS. E ainda vejo pessoas querendo terceirizar essa NEGLIGÊNCIA. Quem está correndo para ver se o prazo de validade dos testes pode ser prorrogado? O MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fanatizado é um "bicho" doente.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Lazara

                                                        25/11/2020 11:39:16

                                                        #GazetaDoPovo, desse jeito, não precisa esperar renovação da minha assinatura ❗☹️

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • A

                                                          andrea silva

                                                          25/11/2020 13:47:01

                                                          Ahahahahahhahah vai assistir terça livre vai. Gado idólatra, merece ser feito de **** mesmo.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Mário Kume

                                                        25/11/2020 11:19:00

                                                        Os estados continuam com governadores torcendo para o caos do país. O mais triste é que se existem péssimos governantes, os poderes judiciários do país precisaria enfiar todos estes caras na cadeia, o que jamais aconteceu. É o mesmo que colocar um lobo no meio de um grande galinheiro... O resultado é um só...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Pzig

                                                          25/11/2020 11:13:54

                                                          Ué, mas o STF não deu os poderes aos estados para deliberar sobre o COVID???

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • F

                                                            Freitas

                                                            25/11/2020 11:52:52

                                                            Quem comprou os testes? Quem é o responsável pelo seu armazenamento e distribuição? Quem poderia controlar o prazo de validade? O MINISTÉRIO DA SAÚDE E NINGUÉM MAIS. E ainda vejo pessoas querendo terceirizar essa NEGLIGÊNCIA. Quem está correndo para ver se o prazo de validade dos testes pode ser prorrogado? O MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fanatizado é um "bicho" doente.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          Freitas

                                                          25/11/2020 11:08:01

                                                          Bastou a denúncia que caminhões e caminhões apareceram no depósito onde o material estava guardado. UMA VERGONHA.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            Pedro Zanoni

                                                            25/11/2020 10:56:05

                                                            ONDE ESTAO OS ESTADOSE O STF ????

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • P

                                                              Pedro Zanoni

                                                              25/11/2020 10:56:05

                                                              ONDE ESTAO OS ESTADOSE O STF ????

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • F

                                                                Freitas

                                                                25/11/2020 11:53:04

                                                                Quem comprou os testes? Quem é o responsável pelo seu armazenamento e distribuição? Quem poderia controlar o prazo de validade? O MINISTÉRIO DA SAÚDE E NINGUÉM MAIS. E ainda vejo pessoas querendo terceirizar essa NEGLIGÊNCIA. Quem está correndo para ver se o prazo de validade dos testes pode ser prorrogado? O MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fanatizado é um "bicho" doente.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              CSG

                                                              25/11/2020 10:52:28

                                                              Governo perdido...Aí ontem o STF deu 30 dias para apresentarem um plano de vacinação, duvido que tenham competencia para fazer isso. Esta na hora de começar a se discutir o impeachment desses perdidos. Bolsonaro consegue ser pior que a Dilma.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • P

                                                                Paulo Santos

                                                                25/11/2020 11:58:57

                                                                Alguém que se intitula CSG tem a liberdade de dizer a asneira que desejar. Comparar Bolso a Poste seria como comparar a mãe a Cicciolina. Bolso trabalha acorrentado e puxado para trás, chantageado, sabotado e coagido o que a esquerda tem de melhor. Exemplo da maneira de ser de nuestra esquerda ? COAGE até grandes empresas, seus empresários, artistas, etc a fazer o que ela quer, SE NÃO OS CANCELAM. E por medo, covardia ou sobrevivência muitos sucumbem a esse CRIME de coação do se não te "MATO". Imagine, descobriu-se que o ator "x" votou em Bolsonaro, foi defenestrado, com aplausos de quem fala em democracia. Essa é NUESTRA esquerda. Necessitamos de 300 Bolsonaros para mudar o país.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Carlos Tadeu Furquim

                                                              25/11/2020 9:33:09

                                                              E o STF?, Ninguém citou? Para lá é que deveriam ser direcionadas as críticas.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • F

                                                                Freitas

                                                                25/11/2020 11:53:17

                                                                Quem comprou os testes? Quem é o responsável pelo seu armazenamento e distribuição? Quem poderia controlar o prazo de validade? O MINISTÉRIO DA SAÚDE E NINGUÉM MAIS. E ainda vejo pessoas querendo terceirizar essa NEGLIGÊNCIA. Quem está correndo para ver se o prazo de validade dos testes pode ser prorrogado? O MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fanatizado é um "bicho" doente.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • O

                                                              Oirad Ojuara

                                                              25/11/2020 9:26:04

                                                              Matéria falaciosa! Deveríamos comemorar a sobra dos testes que foram adquiridos com o objetivo certo de testar as pessoas que estivessem se sentindo mal, para detectar se estavam com covid e, caso positivo, fossem isoladas e tratadas. Se sobrou testes é sinal de que menos pessoas precisaram disso! Ótimo! Era impossível saber quantas pessoas iriam precisar! É muita maldade "culpar" o governo federal por menos pessoas terem pego covid do que esses jornalistas comunistas queriam que tivesse acontecido. Ora, é só doar para a Argentina! Devem estar precisando!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              5 Respostas
                                                              • S

                                                                Sartan

                                                                25/11/2020 15:55:52

                                                                Justificativa de bolsominion nunca muda e atacar para limpar a barra do seu mestre. começa a destruir reputação buscar algo que o desqualifique ou usar termo que eles acham ser de esquerda como lacração e cancelamento

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                andrea silva

                                                                25/11/2020 13:48:38

                                                                Paulo Santos: as pessoas precisam dos testes e eles não estão no SUS. As pessoas estão comprando do próprio bolso. Vc é um **** que nasceu para ser escravo mental, nada além disso. Nunca vi alguém com uma capacidade tão grande de distorcer fatos, deve ser do gabinete do gorducho, no mínimo.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • F

                                                                Freitas

                                                                25/11/2020 12:40:53

                                                                Paulo Santos: ???? e mais ???

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • P

                                                                Paulo Santos

                                                                25/11/2020 12:05:35

                                                                Oiiiii Freitas, só uma curiosidade. O que pensas dessa moda atual (ou antiga) de CANCELAMENTO de empresas, de pessoas jurídicas ou pessoas físicas, seria com o intuito de CALAR quem não concorda com a esquerda ? Podemos considerar que CANCELAR é semelhante a COAGIR ?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • F

                                                                Freitas

                                                                25/11/2020 11:09:01

                                                                É? E por que, logo após a denúncia, dezenas de caminhões apareceram no depósito para retirar os testes?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • O

                                                              Oirad Ojuara

                                                              25/11/2020 9:26:04

                                                              Matéria falaciosa! Deveríamos comemorar a sobra dos testes que foram adquiridos com o objetivo certo de testar as pessoas que estivessem se sentindo mal, para detectar se estavam com covid e, caso positivo, fossem isoladas e tratadas. Se sobrou testes é sinal de que menos pessoas precisaram disso! Ótimo! Era impossível saber quantas pessoas iriam precisar! É muita maldade "culpar" o governo federal por menos pessoas terem pego covid do que esses jornalistas comunistas queriam que tivesse acontecido. Ora, é só doar para a Argentina! Devem estar precisando!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • F

                                                                Freitas

                                                                25/11/2020 11:09:11

                                                                É? E por que, logo após a denúncia, dezenas de caminhões apareceram no depósito para retirar os testes?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • F

                                                              F.Neto

                                                              25/11/2020 4:03:25

                                                              Editorial fraco. Faltou uma abordagem técnica. Hoje o Paraná ultrapassa um milhão de testes realizados, na grande maioria do tipo RT-PCR. Só o estado de São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, já absorveriam rapidamente esses 7 milhões de testes. Estados tão poderosos ficarem dependendo de compras do governo federal? Difícil de acreditar.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              Fim dos comentários.