Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Opinião 2

Nely Almeida: luta incansável pela cidade

Nós, vereadores de Curitiba, prestamos essa homenagem póstuma a uma mulher cuja história é marcante nos meios social, cultural e político da cidade: Nely Almeida. Nascida em Bom Retiro (SC), veio a Curitiba para estudar na Universidade Federal do Paraná, onde se formou em História e Geografia, em 1957. Muito inteligente, logo começou a exercitar seu amor pela cidade, envolvendo-se em política estudantil e fazendo teatro, uma de suas grandes paixões. Participava de um grupo, trazendo crianças dos bairros para o Teatro Guaíra. Na Rua Marechal Deodoro, morava com os pais e três irmãs, que chamavam a atenção pela beleza, vivacidade e participação.

Na mesma rua morava a família Rego Almeida. Família grande, com muitos homens. Um deles, que já era noivo, se apaixonou por ela. Era médico e começou a frequentar a casa para atender toda a família. Gentil, educado e excelente médico, doutor Félix do Rego Almeida desmanchou o noivado para casar com ela. Foram muito felizes com o nascimento de Maria Cristina, engenheira; Elizabeth, médica; e Renato, também médico.

Alegre, simpática, determinada, jamais deixou de expressar suas posições, sempre muito claras. Vereadora respeitada e de muita personalidade, defendeu Curitiba com garra e princípios inabaláveis. Acompanhando o dr. Félix, iniciou um intenso trabalho social na Santa Casa de Misericórdia, liderando grupos de voluntários, inclusive na reconstrução do hospital depois de um incêndio. Foi um trabalho tão profícuo que um dia a convidaram para ser candidata a vereadora. Nely já havia trabalhado com Moysés Lupion, como secretária do PSD. Félix disse: "Se você quiser, eu te ajudo na campanha". Em 1988, foi a quinta mais votada entre 956 candidatos. Assumiu como vereadora em 1989, 1993, 1997, 2001 e 2005. Em 2011, para o sexto mandato, tomou posse no lugar da eleita deputada estadual Mara Lima, também do PSDB.

Essa foi a vereadora Nely Almeida. Culta, inteligente, participativa, combativa na defesa de suas ideias. E mais que isso: corajosa! Enfrentou vereadores de frente, sem se apequenar.

O sotaque ficou, mas ninguém foi mais curitibana que Nely Almeida, que tanto contribuiu com seu trabalho diário e projetos de lei aprovados na área da justiça social, saúde e educação. Foi a autora da lei que libera passagem no transporte coletivo para pessoas com mais de 65 anos, entre muitas outras.

Nossa trajetória de vida é feita de conhecimento, experiência e conquistas. Neste momento de perda, tristeza e dor pelo passamento da amiga, colega vereadora, sabemos que nenhuma folha cai, nenhuma árvore tomba sem que os desígnios divinos assim determinem.

Obrigada, Nely, por sua luta incansável em prol da nossa cidade. Obrigada, Nely, por seu companheirismo e apoio. Obrigada, Nely, pela sua autenticidade. Você, que antes de tudo foi uma democrata, receba a homenagem de todos nós, que muito a admiravam e respeitavam. Não choremos pela vida que se vai. Alegremo-nos pela vida que foi vivida tão intensamente.

Julieta Reis, vereadora, é presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Curitiba.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.