i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Homem, dignidade, ética e família

O valor da família

Existe um ambiente em que cada um é querido pelo que ele é, independentemente de sua utilidade ou de seus atributos. Esse ambiente é a família

  • PorGazeta do Povo
  • 29/04/2017 00:47
 | Felipe Lima
| Foto: Felipe Lima

O ser humano tem uma dignidade intrínseca. Cada pessoa é merecedora de um grande respeito apenas pelo fato de ser humana; mas em quantos lugares essa verdade é efetivamente colocada em prática? Não muitos, a julgar pela observação cotidiana. Mas existe, sim, um ambiente em que cada um é querido pelo que ele é, independentemente de sua utilidade ou de seus atributos. Esse ambiente é a família.

O homem é um ser em formação; não vem pronto. E, ao mesmo tempo, é um ser social. Seu desenvolvimento exige a contribuição dos demais, e a principal estrutura básica de apoio é a unidade familiar, na qual cada um encontra o espaço adequado para seu aprimoramento. Se acreditamos que a finalidade do ser humano é a excelência na prática da virtude, a família é o primeiro ambiente em que as crianças terão a possibilidade de aprender as qualidades necessárias para uma vida ética. A família é o locus ideal para o exercício da generosidade: os adultos a colocarão em prática por meio da entrega mútua exigida pelo casamento e pelo desprendimento exigido com a chegada dos filhos; as crianças poderão se espelhar nos pais, dar sua colaboração para que o lar seja sempre um ambiente saudável e, se tiverem irmãos, aprenderão desde a mais tenra idade a importância de dividir o que têm. Por meio dessa dedicação integral, o ser humano desenvolve a si mesmo e aos que convivem com ele. Este é um empurrão poderoso na direção da construção de pessoas completas.

A família é o primeiro ambiente em que as crianças terão a possibilidade de aprender as qualidades necessárias para uma vida ética

Compreendendo as dimensões da dignidade humana e do chamado à excelência, pode-se entender o papel primordial da família. Ela é o ambiente mais propício ao desenvolvimento pessoal de seus membros com vistas à construção do bem comum, e justamente por isso ela precisa contar com a proteção ativa da sociedade e do Estado. Isso significa reconhecer o dom que as famílias oferecem quando estão abertas à vida e, por meio dos filhos que geram, buscam dar à sociedade novos membros conscientes do valor de cada ser humano e da necessidade de uma vida virtuosa para atingir a realização pessoal e a felicidade própria e dos demais. Infelizmente, difundiu-se uma mentalidade antinatalista que vê os filhos principalmente como fonte de gasto financeiro e de desgaste físico e emocional. É preciso resgatar urgentemente a convicção de que os filhos são valiosos pelo que são.

O poder da família é tão grande que as mazelas que a afligem têm um impacto enorme e profundo. Pensemos, por exemplo, na violência doméstica, no abandono dos filhos, nas infidelidades. Se esse tipo de atitude já fere quando cometida entre pessoas que nem se conhecem, ou entre amigos, ela é ainda mais grave quando dirigida à pessoa escolhida para se construir uma vida toda em comum, ou àqueles a quem se deu o dom da vida, que são sangue do seu sangue. Os laços que se constroem numa família não são laços quaisquer. As agressões à família e as cometidas dentro dela são males que precisam ser combatidos sem descanso.

Famílias fortes levam a sociedades fortes

Além disso, é perfeitamente razoável que a sociedade se ocupe da tarefa de proteger a família e sua prole com iniciativas que facilitem a convivência entre pais e filhos, no âmbito comunitário e também institucional – é louvável uma legislação que reconheça a importância da família como célula básica da sociedade e dê condições para que pais e mães possam estar sempre presentes ao longo da vida dos filhos, como licenças e regras trabalhistas que permitam uma flexibilização de horários acertada entre patrão e empregado, de acordo com situações particulares.

Uma sociedade que aposta na família, que se esforça para evitar a desagregação e a fragilização dos lares, que valoriza os filhos como uma verdadeira riqueza e que, na medida do possível, se inspira nessas características positivas da família ao formular suas políticas públicas tem tudo para ser uma sociedade saudável. Famílias fortes levam a sociedades fortes.

14 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 14 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    ALEX DOS SANTOS

    ± 0 minutos

    Parabéns! Faltava alguém para dar voz a este tema. Família é um pilar da sociedade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Ana Lucia G Moreiras

      21/01/2021 1:42:10

      Eu vejo vcs defenderem situações utópicas ainda longe da humanidade em evolução! Não existe lei que ajude a evolução de um povo como um todo! A expansão da consciência é um processo individual. Assim, Gazeta, finque os pés no chão!!! Daí a César o que é de César e aos homens o que é dos homens! E torçamos pelo futuro

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Sânderson Mello

        16/04/2019 16:52:03

        O final da matéria foi arrebatador: "Uma sociedade que aposta na família, que se esforça para evitar a desagregação e a fragilização dos lares, que valoriza os filhos como uma verdadeira riqueza e que, na medida do possível, se inspira nessas características positivas da família ao formular suas políticas públicas tem tudo para ser uma sociedade saudável. Famílias fortes levam a sociedades fortes."

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • A

          Ana Lucia G Moreiras

          21/01/2021 1:38:40

          E como o estado pode contribuir? Isso transcende as atribuições do estado

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • O

        Oscar Molina

        16/04/2019 16:52:03

        Este é um assunto para estar na capa da Gazeta !!! Uma sociedade ética se faz de valores corretos e positivos. E na família onde se ensina o caráter !!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          ARI Floriano

          16/04/2019 16:52:03

          Quem escreveu? Ficou fantástico. Excelente Gazeta! Família estruturada é essencial para um mundo com mais valores!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Maria Akai

            16/04/2019 16:52:03

            Um assunto importante e, de forma geral, a fala do jornalista ficou bom. Mas vamos a alguns parênteses: casamento e filhos não são regra geral para se ter uma família. E se tem filhos, nem sempre são biológicos, ao contrário do que o presente texto colocou (sangue do seu sangue; ou para amar TEM que ser biológico?) Segundo ponto: a mentalidade de ver os gastos e desgaste não é ruim, pois o “sonho” da maternidade não é real, a pessoa tem que entender que nem tudo serão flores.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • P

              PVS

              16/04/2019 16:52:20

              Casamento e filhos são regra geral, sim, para a família. Desde que a humanidade é humanidade e em todas as culturas os casais têm filhos. Parece que é natural, mas certamente há exceções. Cabe, então, analisar o porquê de cada exceção. Mas a regra é casal + filhos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • C

            CLAUDINEI DA SILVA

            16/04/2019 16:52:03

            A melhor! Famílias fortes sociedade forte! Mas infelizmente o valor familiar está se perdendo com tantos maus exemplos em novelas e artistas que deveriam dar exemplos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • A

              Ana Lucia G Moreiras

              21/01/2021 1:44:48

              Mas temos o bom exemplo da família do mito, que teve 3 esposa, filhos com as três e envolvidos em grandes problemas! Mas, como a família acima de tudo, o bom pai os blinda e protege

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • S

            SuMarie

            16/04/2019 16:52:03

            Excelente!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              Emerson

              16/04/2019 16:52:03

              Mais uma vez os parabéns a Gazeta pela brilhante explanação nesta nova coluna. Família é tudo em nossa vida mas pena, muita pena, que ainda vemos famílias desestruturadas, assassinadas, maltratadas e outras que nem deveriam existir. Triste mas pura verdade!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • E

                Emerson

                16/04/2019 16:52:20

                Primeiramente muito obrigado pelo retorno. Caro amigo comentarista, estamos cansados de ver casos de pais violentando filhas, de filhas dando marteladas na cabeça dos pais, de mães explorando as próprias filhas sexualmente falando, outras ganhando bebês para depositar na lata do lixo. Querendo ou não, a meu ver, são "famílias" que nunca realmente existiram na essência maravilhosa da palavra e apenas são resquícios de maldade livre, leve e solta. Abraço e ótimo fds!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • C

                caius marcellus

                16/04/2019 16:52:20

                Fiquei curioso: o que é exatamente é uma família que não deveria existir?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.