Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

313 anos de Curitiba

No 313.º aniversário de Curitiba, leitores homenageiam a cidade.

Parabéns Curitiba cidade da gente...E também deste povo do meu Paraná,A natureza ainda presente,Por isso a mais bela cidade que há.

A Curitiba que é minha e é sua,Essa gente que vai e que vem.A nostalgia a calçada que é rua, O "Bondinho" e a saudade de alguém.

O Teatro Guaíra, o artista,O folclore que é nosso também,A conversa na ‘Boca Maldita’,As fofocas você acredita!As verdades que lá tem também.

No Largo da Ordem a história,A magia de seus ancestrais,Para sempre na nossa memóriaQuem por lá passa não esquece jamais.

Não posso esquecer da oração, A fé então me conduz,Vou à Igreja pedir proteção...A Padroeira Senhora da Luz.Orlando Ferreirapoeta campolarguense

Curitiba encantadora cidade, do alto de sua maturidade, 313 anos completos. Amiga e companheira que nos acolhe, que nos dá referência, endereço. Ao lado da Serra do Mar com seus planaltos, planícies e ladeiras. Eis a bela, altiva e feliz. A cidade das cores, das flores, do amor, do amor de seus habitantes que a tornaram uma cidade esplendorosa. De uma bela arquitetura influenciada por suas diversas etnias, onde o antigo, o moderno e o pós-moderno convivem. De suas muitas formas, de suas muitas cores, de sua mistura de raças que compõem a sua população. Povo feliz que a construiu, que a constrói todos os dias, onde mesmo com seus 313 anos que completa continua uma cidade, atual vibrante, dinâmica. Uma cidade de muito amor em todos os detalhes, como seu povo que a comemora agradecendo e retribuindo tudo o que ela lhe dá, tudo o que ela oferece. Por fim, em agradecimento à capital ecológica, para citar um só atributo, um coral composto por bem-ti-vis, sabiás, gralhas-azuis, pardais, pombos, joões-de-barro, beija-flores cantam o "Parabéns a você", bela e querida capital nestes 313 anos que completas.

Eleutério AndreoliCuritiba, PR

***

Sou migrante do estado do Pará. Cheguei aqui em 1992, quase dez anos depois de ter conhecido Curitiba, em uma alegre temporada de férias. À ocasião dessa primeira passagem pela cidade, fiquei literalmente encantada, pois em férias e na companhia de amigos apaixonados por Curitiba fui, em poucos dias, conhecendo a cidade. Andei de ônibus, de automóvel, caminhei e visitei os espaços públicos com indisfarçável surpresa e, ao final dessa temporada, decidi que um dia viria morar em Curitiba. Hoje empresto a minha força de trabalho nesta cidade. Troquei de domicílio profissional e arrumei equilibradamente dois lugares no meu coração: um, cativo, é para Belém, minha cidade querida no Pará; e o outro, é para Curitiba, cidade que me acolheu, que me incentivou a ser a cidadã que sou. Bato palmas diariamente para Curitiba declarando-lhe o meu amor, e você, amigo leitor, deveria fazer comigo um coro e cantarolar: parabéns Curitiba!

Doralice Araújo, professoraCuritiba, PR

***

Caminhos do Campo

Li a matéria sobre os números da pecuária brasileira no Caderno Caminhos do Campo e achei muito interessante. Tenho interesse porque trabalhei muito tempo com estatísticas agrícolas e pretendo enviar o artigo para meus colegas do IEA – Instituto de Economia Agrícola de SP. Esse é um tema recorrente no agronegócio brasileiro, já que o Brasil não consegue ter boas estatísticas em praticamente nenhum setor. Em SP a situação é um pouco melhor, pois existem séries históricas desde 1948, com um razoável grau de fidedignidade.

Paulo Sendin, engenheiro agrônomo e coordenador do Siap - Sistema de Informação e Apoio a ProjetosLondrina, PR

Cultura

Fiquei muito satisfeito quando a Gazeta do Povo publicou a reportagem "Perícia vai verificar o conteúdo da TV Educativa". Finalmente uma autoridade neste estado teve a coragem de tomar uma atitude para impedir que o governo continue a utilizar a emissora cultural, que é um patrimônio de toda a população, como seu balcão político e instrumento de sua posição populista, desvirtuando a finalidade básica da Rádio e TV Educativa – cultura. Refiro-me à determinação da juíza Josely Dietrich Ribas, que, acolhendo representação popular, determinou uma perícia sobre a programação da emissora.

Oswaldo E. Aranha, produtor culturalCuritiba, PR

Museu da Língua Portuguesa

Sinto-me gratificada com a criação do Museu da Língua Portuguesa. Na grandiosidade dessa obra, que avança no tempo e que deve superar todas as expectativas, vejo, pelo lado simples, uma iniciativa louvável de valorizar a língua pátria, muitas vezes, desconsiderada em relação a idiomas estrangeiros. Não se discute a importância de se conhecer outras línguas, mas é preciso que tenhamos amor e zelo por aquela que é o nosso meio de comunicação diário, desde que balbuciamos as primeiras palavras. Esse foi meu principal objetivo como professora de Português: cultivar o gosto pela língua materna e, conseqüentemente, pela leitura. Se motivos faltassem para reconhecermos o seu valor, bastaria acrescentar que ela é fator preponderante da unidade nacional em nosso imenso território. Não conheço a Europa, mas sei que em países menos extensos há dificuldade de comunicação, face a inúmeros dialetos. No Brasil, as diferentes expressões regionais apenas enriquecem a nossa Língua Portuguesa e não impedem que de norte a sul, de leste a oeste, todos os brasileiros se expressem e se entendam com um só coração.

Altanira da Costa MondadoriCuritiba, PR

Dança

Essa deputada Angela Guadagnin (PT-SP), ao comemorar, com sua dança ridícula e sem graça, mais uma imoralidade praticada por seus pares na Câmara dos Deputados em Brasília, nada mais do que sedimentou o caminho dela e dos outros lesa-pátrias: na próxima eleição, se tornará uma "deportada" pelo nosso voto.

Rogério Ribas, médicoCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.