Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Acidente na BR-376 1

É com muita tristeza e indignação que soube do acidente na BR-376 (Gazeta, 9/11). Transito regularmente nesse trecho e já presenciei várias vezes motoristas de caminhão dirigindo em alta velocidade e de maneira criminosa. Respeito a maioria dos caminhoneiros, que são trabalhadores e levam uma vida sacrificada, mas existem alguns que são verdadeiros marginais ao volante. Precisamos que a Polícia Rodoviária atue preventivamente.

Francisco Munhoz da Rocha

Acidente na BR-376 2

Enquanto nossos governantes não investirem em ferrovias, cabotagem e transporte aéreo, esses assassinatos nas estradas vão continuar e a culpa sempre vai ser a falta de freios. Uma vez eu li uma frase em um caminhão que dizia "sem caminhão o Brasil para". Vamos mudar essa frase. Sem caminhões, mais vidas serão preservadas em nossas estradas.

Luciano Della Coletta

Mensalão

A postura do PT a respeito do mensalão é fazer-se de vítima. Desmoralizar o Supremo não faz desaparecer as condenações e o roubo de milhões de reais. Foi o PT mesmo, seu "núcleo duro" – e não a imprensa ou as elites – quem maculou sua biografia partidária.

Carolina de Andrade

Postos sem licença

Acredito que a licença ambiental deve influenciar na escolha do posto na hora de abastecer (Gazeta, 9/11). Abastecer em posto sem licença, só quando não há outra alternativa. Também não se justifica que órgãos públicos, de uma forma geral, aceitem que postos não licenciados participem de licitações para fornecimento de combustível.

Eleuterio Langowski, Cianorte – PR

Cotas universitárias

Eu acho que logo os chamados "brancos" é que vão estar se sentido discriminados. Se perante a lei todos são iguais, não há por que fazer distinção de raça ou cor. É preciso, sim, aumentar as oportunidades para todos. Deveriam construir mais universidades, com cotas e bolsas para a população carente.

Sebastião Araújo Moreira

Enem

Fiquei indignado com o tema da redação do Enem deste ano. Minha filha falou do tema, mas pensei que era sobre os imigrantes que formaram o Brasil e não sobre a imigração nos últimos 12 anos. Acredito que o tema teve uma intenção com o fundo político de tentar fazer uma lavagem cerebral nos jovens. Com esse tema estão praticamente forçando o jovem a falar bem do governo, escrevendo que o país teve grande crescimento nos últimos anos, que está atraindo gente do mundo inteiro etc. E ainda querem dizer que o Enem é sério.

Almir Bedin

Abertura de empresas

Sou contador há muitos anos e tenho sempre ouvido que o governo vai facilitar os trâmites de abertura das microempresas. O que se tem visto é que tudo não passa de conversa para boi dormir. Em vez de facilitar, estão cada vez mais criando entraves ao processo. Sempre que posso, desencorajo os mais jovens a abraçar a carreira de contador. Ninguém merece o estresse a que somos submetidos.

Adalberto Palte

Violência na fronteira

Aqui em Foz do Iguaçu há um ditado popular que diz que toda curva de rio do país vem para cá fugir de crimes hediondos cometidos em seus lugares de origem. Os governos estadual e federal deveriam criar vergonha e reforçar a segurança na fronteira. Deveriam tirar os militares dos quartéis e colocá-los para patrulhar a região. Nossa fronteira hoje está aberta para traficantes, quadrilheiros e bandidos de todas as espécies e gêneros.

Roberto Schinemann, Foz do Iguaçu – PR

Réveillon Fora de Época

Tive a sorte de participar do primeiro Réveillon Fora de Época. Conversei com estranhos, sem beber, sem fumar, sem pisar em flor, sem jogar lixo no chão. Sabemos que nossa cidade não é carrancuda e nem habitada por seres que hibernam em janeiro para acordar em dezembro reclamando que o ano passou. Descobrimos que temos pessoas que veem praias nas calçadas de petit-pavé, glamour no frio sem neve, carnaval no ritmo rockabilly. Finalmente, pela grande rede, descobrimos uns aos outros e estamos dando sentido a essa aglomeração de humanos chamada cidade.

Rafael Milani

Cláudio Feldens

Sendo um "gaúcho" natural de Guarapuava, recebi com tristeza o falecimento do verdadeiro gaúcho Cláudio Feldens. Não o conheci pessoalmente, mas suas palavras nas Entrelinhas ficarão para sempre "pelejando" na Gazeta do Povo em favor dos seus colegas de trabalho e dos cidadãos paranaenses. Que o "mensageiro da alegria" descanse com "churrasco, bom chimarrão, fandango, trago e mulher".

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Ítalo Conti

Muito triste saber do passamento do general Ítalo Conti (Gazeta, 8/11). Foi um herói brasileiro ao servir nosso país na Segunda Guerra Mundial; herói paranaense, apesar de ser gaúcho, ao servir como secretário de Segurança Pública no governo de Ney Braga; herói curitibano, servindo a Prefeitura Municipal. E também herói da vida, deixando orgulhosos sua esposa e filhos, netos e bisnetos.

Raul Elias Karam

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.