Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
coluna do leitor – 1.º/10/2015

Ajuste fiscal no Paraná 1

Sendo irônico, é justo: afinal, somos quase 13 milhões de paranaenses e um governo só... divisão correta. Falando sério, um governo, sozinho, gasta mais que a população toda do estado! Alguma coisa está fora da ordem. Saudades de um Estado eficiente, desde a época do José Richa, quando nem me entendia por gente, para saber diferenciar do Richa que temos hoje...

Ajuste fiscal no Paraná 2

O governador Beto Richa, ao alterar os dados e reduzir o déficit de 2014 (Gazeta, 29/9), equipara a contabilidade pública do estado do Paraná à escrituração de um botequim, em que o contador, quando do encerramento do exercício fiscal, pergunta ao dono do negócio quanto ele quer de lucro ou prejuízo. Às vezes o proprietário pede ao contador para fazer dar um pequeno lucro, que é para enganar o fisco e não cair na malha fina.

Estatuto da Família

Aprovado na Câmara Federal, o Estatuto da Família nascerá aquém de seu tempo. Restringir a definição de entidade familiar à união entre homem e mulher vai na contramão do que se debate na sociedade – hoje, a definição de família é muito peculiar. Há, ao que parece, um conservadorismo exacerbado do Legislativo brasileiro no que tange às mudanças envolvendo temas de gênero. O legislador pátrio vai contra a tendência da suprema corte, de inserir a realidade em nosso ordenamento jurídico, em que já ocorreu a equiparação da união homossexual com a heterossexual.

UFPR

Causa espanto a afirmação do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR de que se abre para os movimentos sociais – em especial para os vinculados à reforma agrária – e que isso é cidadania. Se, por um lado, ele se jacta de abrir-se aos “movimentos sociais”, por outro lado mantém-se resolutamente fechado para a própria comunidade universitária: alunos de graduação ou de pós-graduação de outras áreas e interessados em cursar disciplinas dos cursos de Direito são pura, simples e sistematicamente rejeitados: o “saber jurídico” é reservado de maneira altamente discricionária apenas a quem os doutores julgam merecedores, isto é, eles próprios e alguns escolhidos. Quem está na UFPR e deseja conhecer um pouco sobre as leis é simplesmente deixado de fora. A isso eles chamam de “cidadania”.

Governo 1

Há uma sociedade anônima de capital aberto, que vem apresentando péssimos resultados: prejuízos, aumento dos juros pagos, queda do valor das ações na bolsa, subsidiárias com roubos denunciados por diretores etc. Para se manter no cargo, a CEO cria planos inviáveis e há acusações de balanços falsificados. O que aconteceria? Haveria uma reunião dos membros da diretoria e ela seria afastada e substituída por outro diretor competente, interno ou externo. No Brasil deve acontecer o mesmo.

Governo 2

Não temos segurança pública de qualidade, o ensino em todos os níveis é precário e a saúde não atende às necessidades mínimas da população. Poderíamos acrescentar a taxa elevada de desemprego, a falta de moradias, o mau atendimento aos idosos e os gastos estratosféricos dos que estão no poder. Todos estes fatores compõem a equação deficitária de uma situação econômica desequilibrada, em que as contas não fecham e nossa moeda se desvaloriza em ritmo assustador. Não se veem medidas que possam aliviar as dificuldades do povo e do país. Que rumo podemos esperar para nosso país? O que pretendem estes governantes alienados?

Politicagem

Como é vergonhoso ser brasileiro neste momento. Ser obrigado a conviver com inúmeros aumentos de impostos por causa da gestão desastrosa da Dilma e sua equipe, desvios, corrupção e tudo o que há de interesses apenas pessoais dos políticos. Ver o Judiciário e o Ministério Público passar ao largo da improbidade dos governantes. Agora, ver o PMDB , que acenava com o impeachment, mudar de posição e apoiar o massacre do povo, preservando os ricos e abastados. Não há como não se irritar e envergonhar-se.

Discurso na ONU

Considero desperdício de dinheiro público o governo brasileiro ter enviado a presidente Dilma Rousseff para o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, pois ela somente distorceu os fatos e disse mentiras percebidas por qualquer cidadão minimamente informado. Um chefe de Estado nunca poderia perder a oportunidade de ser ouvido no mundo inteiro e solicitar uma cooperação mundial em prol do clima, da humanidade e de assuntos realmente importantes em vez de tentar esconder todas as nossas mazelas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.