Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Blindagem

Lendo nossa Gazeta do Povo que noticia as últimas "estrepulias" do governador Roberto Requião, com manifestações de alguns membros da situação que procuram de todas formas "abafar" uma possível CPI tentada por alguns poucos parlamentares da oposição, que ainda possuem "vergonha na cara", não posso deixar de enviar aos ilustres representantes do povo do Paraná um pedido: por favor, se espelhem nos antigos deputados que honraram essa casa de lei; invoquem suas memórias; leiam o livro "Cem anos de vida parlamentar", da professora e escritora Maria Nicolas. O fisiologismo está imperando nos parlamentos.

João Candido de Oliveira NetoCuritiba – PR

Imposto sindical

Respeito a opinião do deputado Paulo Pereira da Silva, da Força Sindical, mas desde quando sindicato rico é sindicato forte? O trabalhador tem o direito sim de decidir se quer ou não contribuir com o imposto sindical. O fim do imposto vai acabar com as pequenas centrais, não tenho dúvidas, mas o que fazem para os trabalhadores a maioria dos sindicatos? No caso das montadoras quem negocia é a central dos metalúrgicos. E os representantes dos engenheiros, secretárias, administradores, etc, o que fazem? Está certo o deputado Augusto Carvalho (PPS-DF) que apresentou uma emenda estabelecendo que o trabalhador terá de apresentar um documento no qual autoriza o recolhimento do imposto sindical. Por que as centrais são contra a cobrança obrigatória? Porque é muito mais fácil receber a taxa obrigatória do que ir à luta e convencer os trabalhadores que a contribuição é importante para a luta da manutenção dos seus direitos.

Juvenal F. AdornoCuritiba – PR

Segurança

"É um absurdo como os shoppings de Curitiba estão sem segurança. Em menos de uma semana foram registrados dois incidentes. Por sorte não houve vítimas fatais."

Andreu SilvestreCuritiba – PR

Energia 1

Dia 25/10, houve, segundo a Copel, "corte programado" (embora sem prévio aviso) das 13 às 17 horas. Depois, no dia 1.º/11, e sem chuva, interrupção por duas vezes, pela manhã e no início da tarde; depois, com a chuva, nova interrupção, das 16 às 22 horas. Levamos horas para conseguir contato com atendentes da Copel. Admito que os problemas ocorridos em Curitiba tenham causado muitos transtornos, mas duro é não se conseguir sequer comunicar o fato por telefone. É para, pelo menos, questionar a eficiência quanto ao atendimento do cliente da Copel. A quem recorrer?

Adélia M. WoellnerPiraquara – PR

Energia 2

Em nome dos moradores do Bairro Cristo Rei, especificamente no quadrilátero das ruas Oyapoque, João Pontoni, S. José, João Sobosqui, Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, cruzamento da Via Férrea no Jardim Botânico, toda a semana, com ou sem chuva, temos corte de energia elétrica, dificultando a vida dos moradores dos edifícios e estabelecimentos comerciais. No dia 1.º/11, o corte veio às 13h50 e a energia só retornou às 21h30. Pela quantidade de edifícios neste quadrilátero o transformador de energia está superado e mal dimensionado, o que ocasiona sobrecarga. A Copel já foi notificada, mas não consegue resolver o problema.

Laércio TavaresCuritiba – PR

Aposentadoria

Os brasileiros, normalmente, necessitam trabalhar uma vida para conseguir aposentadoria. Não podemos concordar que segmento algum tenha privilégio e disponha de condições diferenciadas. Quem tem mandato eletivo deveria ter parte do seu salário descontado e integraria base de cálculo e tempo de serviço como qualquer outro trabalhador. Em caso de não reeleição ou se resolvesse abandonar a vida pública, poderia optar por continuar contribuindo ou levantar os recursos, como em planos de previdência privada. Esses planos também poderiam migrar para planos de deputados federais ou senadores e vice-versa.

Marcos Antonio SchefferCuritiba – PR

Copa

Engraçado como as pessoas que não querem que Curitiba seja sede da Copa de 2014 usam da mesma desinformação, alegando que a prioridade dos governantes deveria ser melhorias para a população. Esquecem estes que todas as melhorias serão feitas obrigatoriamente, e os benefícios, após o evento, ficarão para sempre. Se a Copa do Mundo não vier, qual a garantia que melhorias na urbanização, hotelaria, transporte, etc. serão realmente efetivadas?

Fábio M. FerreiraCuritiba – PR

Mercosul

Independentemente das razões da admissão da Venezuela no Mercosul pelo Congresso brasileiro e da necessária diplomacia da ordem internacional, não se pode ignorar a história (e neste aspecto deve-se elogiar as reportagens da Gazeta do Povo), muito menos a construção da democracia em conjugação com os direitos humanos. Neste aspecto, causa repulsa a nova sistemática de poder na Venezuela: o presidente Chávez contraria as orientações da ONU para um país democrático. Chávez desrespeita a separação de poderes, os direitos humanos e a participação popular.

Patrícia L. de Carvalho, professora de direito internacionalCuritiba – PR

Bingo

Na missa das 16 h de sábado da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na praça Ouvidor Pardinho, o padre informou que o bingo beneficente estava suspenso por determinação do Ministério Público enviada ao arcebispo. Fiquei revoltado. Em vez de determinar a suspensão de bingos beneficentes em igrejas, que arrecadam míseros valores para promover o bem dos necessitados, o MP não deveria se preocupar com as milionárias aposentadorias irregulares, denunciadas pelo governador do estado?

Tiago Pereira da Cunha, aposentadoCuritiba – PR

* * * * *

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.