Parabéns à ministra Eliana Calmon pela sua defesa de um Conselho Nacional de Justiça forte, que é, em última análise, o único mecanismo que permite à sociedade a fiscalização do Judiciário, o que é um seu direito fundamental. A Associação de Magistrados Brasileiros, que faz coro ao ministro Cezar Peluso, devia se envergonhar de defender, por puro corporativismo, essa posição incompatível com a democracia que queremos para o Brasil.
Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro
CNJ 2
Não sei por que o espanto do ministro Cezar Peluso sobre as declarações da corregedora do CNJ, Eliana Calmon, sobre os bandidos de toga. Em todas as profissões encontramos bandidos travestidos de profissionais. Por que não no Judiciário?
Nelson Stelmasuk
Multa da Urbs 1
Concordo que a Urbs não poderia multar por ser uma empresa público-privada. Toda empresa privada visa lucro e as multas deveriam ser essencialmente educativas.
Paulo R. C. Persegani
Multa da Urbs 2
A maior parte da arrecadação da Urbs é depositada em contas específicas da prefeitura de Curitiba, como por exemplo a conta do Fundo de Urbanização de Curitiba, a qual cabe sua administração e destinação dos recursos depositados através da Lei Orçamentária Anual, que passa pela Câmara Municipal para votação, discutida com a sociedade em reuniões e posteriormente aprovada pelo Tribunal de Contas. A Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Lei Federal n.º 9.503 de 23/09/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, compõe o Sistema Nacional de Trânsito, cabendo a fiscalização inclusive por empresa de Economia Mista.
Eder Rodrigues
Arma anticorrupção
Pagar mais a funcionário público não extinguirá nem um pouco a corrupção. Os maiores furtos são orquestrados por políticos, que estão de passagem. O funcionário de carreira, concursado, merece sim um salário digno. Enquanto não houver punição rigorosa para os funcionários públicos e, principalmente, políticos, pode-se pagar quanto quiser, nada mudará a realidade na qual colocaram o nosso país. Não basta afastar os corruptos, não basta cassar a cadeira, tem de colocá-los atrás das grades.
Marcos Garcia
Recursos federais
Essa iniciativa de premiar emendas parlamentares é uma atitude positiva. Os nossos governantes têm de aprender a trabalhar em equipe. Para conseguir êxito temos de evitar as vaidades, unir as forças de nossa bancada federal e estadual, elaborando bons projetos para o desenvolvimento do estado e sua população.
Rui Libretti
Voto distrital
O sistema distrital vai melhorar o Brasil pelo prazo de mais de 30 anos após entrar em prática. Não resolve agora, mas ao longo do prazo as distorções serão resolvidas. A principal razão de melhorar é que o eleitor vai estar próximo do político e vai conseguir lembrar exatamente para quem deu a procuração para representá-lo nas câmaras municipais, nas assembleias estaduais e no Congresso Nacional.
Valdir Oliveira
Retratos Paraná
Muito boa a série de reportagens "Retratos Paraná". Porém acredito faltar boa vontade para melhorar municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Colombo, onde moro, tem tudo perto, mas o serviço público deixa muito a desejar. Faltam investimentos em educação, saúde, asfalto e policiamento.
Liliana Cotinho, Colombo
Dinheiro para a saúde
Esses 10% da receita do governo federal destinados à saúde são muito importante para o Brasil, já que o nosso Sistema Único de Saúde é muito defasado. Veremos se assim ocorrem algumas mudanças positivas para a sociedade, principalmente os com renda mais baixa, os mais afetados pela má situação do SUS no país.
Mahara Jabbar Drehmer
Mitos sobre o câncer
O câncer pode ser uma vivência dramática e intimista, mas, se contada de forma lúdica, lembra o aprendizado no caminho que mostra, além da paisagem real, a trajetória não só do paciente e de tantas outras pessoas em igual situação, diante das difíceis provações que alguém pode passar (Gazeta, 25/9).
Nilton Salvador
Flexibilidade do currículo
O ensino médio deveria efetivamente ensinar os alunos a escrever bons textos, ter organização e disciplina, incentivar a leitura e interpretação de textos, desenvolver arte, música, ciências, matemática aplicada e não apenas fórmulas e números. Enfim, acho que com menos teorias e "decorebas", o aprofundamento dos estudos deve ser feito no nível superior.
Andrea Müller Oliveira
Alta no IPI
Se o governo quisesse melhorar a competitividade dos automóveis e da indústria nacional, ele diminuiria os impostos que incidem sobre a produção nacional e não aumentaria o imposto para importados. A medida foi muito infeliz.
João Ramon
Poluição sonora
Antigamente, a poluição sonora era proibida a tal ponto que se o escapamento do seu carro estivesse furado, ou o silencioso, já era multado. Aonde foi parar essa lei? Ou será que as autoridades de antigamente eram mais intransigentes do que as atuais? Realizar blitz e multar os infratores, com perda de pontos na carteira, pode ser uma solução.
Luiz Antonio Zanuso
Planetário de Curitiba
Conheci o planetário de Curitiba. Um passeio agradável e instrutivo. Mas descobri o porquê. O planetário não tem condições de suportar mais sessões porque seu equipamento está obsoleto. Triste, principalmente para uma capital que se diz de primeiro mundo, mas que está em um estado que não valoriza a Ciência e conta apenas com a paixão de poucos e de equipamentos sucateados para fazer brilhar nossos olhos diante da grandeza do universo.
Andrea Lucia Guimarães
* * * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.



