Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
coluna do leitor

Código Florestal 1

Em relação à charge do Bennet (Gazeta, 20/5), gostaria de dizer que o mesmo machado que fere uma árvore é o que ameaça a golpear os direitos dos brasileiros a um meio ambiente sadio e equilibrado.

Teresa Urban

Código Florestal 2

Há pouco mais de dois anos participo de um movimento social que defende nosso atual Código Florestal Brasileiro. Cada vez mais pessoas compreendem que a luta por essa causa transcende o simplismo do termo "ambientalistas versus ruralistas", tendo a mídia um papel de suma importância neste cenário. Dessa maneira parabenizo a postura deste jornal, que teve a coragem que pouquíssimos meios de comunicação tiveram até agora: expressar a real vontade do povo brasileiro, por meio da charge de Benett (Gazeta, 21/05).

Carlos Demeterco, zootecnista

Custo do Congresso Nacional

Quantos problemas do país seriam resolvidos com todo o dinheiro gasto para manter o Congresso Nacional? A precariedade da saúde, educação, segurança e do saneamento básico é uma vergonha. O salário e as verbas que os políticos recebem causam repugnância quando olhamos para a pobreza do país.

Gilberto Zanetti

Redução de IPI 1

O governo federal alterou novamente a alíquota dos veículos para melhorar as vendas, que vêm caindo mês a mês. O resultado, todos sabem, será o aumento da inadimplência.

Joaquim Menezes

Redução de IPI 2

O governo deveria investir mais em infraestrutura, rodovias, estradas, portos, escolas, creches, ônibus, postos de saúde. Entendo que a indústria automobilística é um setor importante, mas não temos mais espaço nas ruas para tantos carros.

Dario Evangelista

Lei de Acesso

Os órgãos públicos não se prepararam a tempo para atender ao disposto na Lei de Acesso à Informação. Vamos encontrar desconhecimento, má vontade, preguiça e até mesmo recusa em alguns casos. Por isso, a lei só vai "pegar" se as pessoas estiverem atentas, cobrando e divulgando atos irregulares praticados por agentes do Estado.

Sérgio Morales

Funcionários demitidos

Foram 162 funcionários públicos federais demitidos por "malfeitos", por usarem a função pública para enriquecimento. E o que ocorreu? Ninguém foi preso, nem devolveu o dinheiro do desviado dos contribuintes.

Mário A. Dente

Foro privilegiado

Os casos de improbidade administrativa são tantos que se fossem investigados atingiriam a maioria dos municípios do Brasil. Isso sem se aproximar dos poderes públicos estaduais e federal. É preciso haver uma reforma constitucional que institua o julgamento público dos governantes por atos de improbidade, com perda definitiva dos direitos políticos e confisco de bens na medida dos danos causados ao erário, além de prisão.

Angelo J. Kuginharski

Divulgação de salários

Considero positiva a divulgação dos salários dos funcionários públicos nas três esferas. Porém, há diferença entre os salário de servidores e isso deve gerar briga. Mesmo assim, a divulgação é necessária, afinal, o dinheiro é público e contas devem ser prestadas.

Wilson Arcanjo de Oliveira

Engajamento político

O povo não é engajado e não sabe votar. Não fossem as denúncias divulgadas pela imprensa, a população paranaense desconheceria os abusos cometidos na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Curitiba. Falta consciência política.

Pedro Jamur

Filiação partidária

Existem, de fato, apenas dois partidos no Brasil. O restante são apenas siglas, que são trocadas conforme os interesses de cada um. Partido pequeno é mera moeda de permuta em época de campanhas eleitorais.

Bento Sartori de Camargo

Delegacias abandonadas 1

Sobre as delegacias abandonadas (Gazeta, 20/5), fica a prova de que a ineficiência do Estado não decorre da falta de dinheiro, mas de competência para gerir recursos. Parabéns aos jornalistas pela reportagem.

Paulo Martins de Souza

Delegacias abandonadas 2

Quando li a matéria sobre os recursos mal aplicados nas delegacias do Paraná (Gazeta, 20/5) não acreditei no tamanho do descontrole e desperdício com o nosso dinheiro. Agora, com a situação exposta, surgirão vozes indignadas na administração pública paranaense dizendo que não sabiam dos problemas e que providências urgentes serão tomadas para resolver tais casos. É para rir ou chorar?

Robert Hipólito

Agronegócio

Parabéns pela iniciativa de intensificar o trabalho de notícias sobre o agronegócio. O Paraná é uma potência agrícola e precisa de um canal como este.

Roberto Sattler, Guarapuava - PR

Jornada para motoristas

A lei que determina jornada menor para motoristas (Gazeta, 19/5) precisa estar fundamentada para que os empregadores não usem de subterfúgios para continuar a explorar seus empregados, pondo em risco suas vidas e de outras pessoas. São as brechas que recaem no descumprimento das leis.

Maria Cristine Valente Lobo

Déficit de leitos

Como mostra matéria da Gazeta do Povo (19/5) o número de profissionais em unidades de terapia intensa na Região Metropolitana de Curitiba é insatisfatório. Pudera: contrata-se um médico por R$ 45 a hora para trabalhar nas unidades de saúde, que estão aos frangalhos. A gestão da saúde é ineficiente.

Lucas Moreira

Flashes da memória

Gosto muito da coluna Nostalgia. Nela são publicadas imagens que retratam a cidade dos tempos idos. Sobre o calçadão da Travessa Oliveira Belo, tenho lembrança da época em que foi feito, mas não sei se prefeito indiretamente citado por Cid Destefani é o mesmo que imagino. Para mim o "prefeito alegre" foi um que, de tão vaidoso – corpanzil de várias arrobas –, quase "estourou" o corpo.

Celso Zagonel

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.