Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Democracia

Agora é para valer. O meu voto passou a ter tanto valor, que chego até me assustar, com a disputa para governador ou presidente. Resta-nos apenas e simplesmente votar. Como é confortante ver nossos homens públicos implorando voto! E é o meu voto que eles querem, só isto já me deixa de alma lavada. Viva a democracia que me deu esta valiosa moeda de troca.

Edson Luiz Abelardino da Silva, gerente de vendasCuritiba, PR

Vôo 1907

Queria parabenizar o jornal pela publicação do artigo "Vôo 1907 – julgamento pelo Tribunal do Júri", bem como os integrantes da Promotoria que o escreveram. Se realmente forem constatadas as omissões por parte dos pilotos do Legacy, terão agido com gravidade maior e deverão mesmo responder por crime de homicídio doloso, que tem uma punição maior. As autoridades brasileiras devem ser firmes, como consta no artigo, na apuração e responsabilização dos causadores do acidente, e nós como cidadãos devemos estar atentos para que a condição de americanos dos pilotos não os beneficie e nem os prejudique, mas sim, que sejam tratados com justiça.

Nadia Catarina de Andrade, advogadaCaldas Novas, GO

Rio Tibagi

O texto "A Carta do Cacique Seattle", de 1855, é em homenagem a todos os homens e mulheres que estão bravamente lutando pela sobrevivência do Rio Tibagi, mais uma vez ameaçado de morte pelos interesses econômicos e a avidez irracional do lucro fácil, não se preocupando com a obra da criação de Deus que precisa ser cuidada e respeitada. Estranhamos a decisão do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, horas antes do leilão da U.H. Mauá, suspenso pelo juiz federal, frente às gravíssimas irregularidades e fraudes comprovadas pelos pesquisadores da UEL e MPF. Estranhamos a atitude do governo federal em permitir esse leilão mesmo sabendo das irregularidades, estranhamos a atitude do governo estadual e o IAP pelo golpe e desrespeito com o povo indígena caingangue. Até quando a Justiça continuará cega e terá dois pesos e duas medidas, punindo sempre os pobres e o meio ambiente? A realização desse leilão, mesmo com as graves denúncias de fraudes e irregularidades somadas ao desrespeito com o povo caingangue, que será gravemente atingido com a barragem e sequer foi considerado, indica para todos nós que a nossa Constituição Brasileira foi rasgada no dia do leilão.

Ir. Jorge TarachuqueCuritiba, PR

Vida digna

Como seria gratificante poder viver num mundo ideal, aquele pintado nos programas políticos pelos nossos candidatos. Fico perguntando se ninguém vai abrir os olhos desses políticos, mostrando a dura realidade de quem mora num bairro de uma cidade, depende de transporte coletivo, da escola pública e vive de salário. É bem diferente da ficção apontada pelos candidatos. Com certeza, eles nem sabem quanto custa a passagem de ônibus, o preço da caneta que nosso filho pede para levar para a escola, ou quanto é preciso trabalhar para levar comida para casa. Assim, rezo por um milagre, por mudanças que propicie condições de vida digna para todos. Ninguém quer ser milionário. Escrevo para dizer que esse milagre pode ser feito por nós, por quem se identifica com as situações que descrevi.

Carlos Manoel Cavalcanti, assistente jurídicoCuritiba, PR

Sem sinalização

A prefeitura de Curitiba vive dizendo que está investindo na cidade. Com certeza, é só discurso. Quem circula pelos bairros ou mesmo pelo Centro da cidade verifica que a sinalização pintada no chão é confusa, mal acabada, muitas vezes nem dá para ver. Nem falo das placas que vivem em situação de abandono. No entanto, dentro de algumas semanas, assim que passar as eleições, vamos começar a receber os famosos talões do IPTU. Virão com descontos em função dessa situação? Lógico que não. Terão sim reajustes para manter a máquina pública.

Diego Loureiro, analista contabilCuritiba, PR

Direito do cidadão

Pesa nas decisões dos nossos eleitores, neste segundo turno, uma profunda reflexão sobre seus direitos e o que estão fazendo os detentores dos poderes com nossos cidadãos. Não consigo me conformar com a situação, por exemplo, que vejo diariamente em Curitiba e região metropolitana. Meia dúzia de eleitos viaja em carros luxuosos, vive em banquetes, casas de extremo conforto e requinte, viaja constantemente e coloca seus filhos para estudar no exterior. "Não temos ensino de qualidade para nossos filhos e vivemos inseguros", afirmam os eleitos. Entretanto, para manter seu poder, dependem dos cidadãos que vivem humilhados em suas condições de vida. Por isso conclamo a todos que façam uma reflexão séria e comprometida com o próximo e votem de forma consciente. Além disso, devemos continuar acompanhando o trabalho das autoridades e denunciar tudo o que consideramos irregularidade.

Zeneide de Assis Silva, estudanteCuritiba, PR

***

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.