Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Dupla jornada

Diante da pluralidade de papéis que assumimos, mãe, mulher, profissional, entre outros, as consequências que eles causam em nossas vidas são questões que somente nós, mulheres, podemos entender (Gazeta, 29/7). Nessa trajetória, percebemos que todos acarretam no esquecimento do ser-mulher porque sempre tentamos nos adequar àquilo que esperam de nós. Nessa arte da sobrevivência, a maior recompensa é o privilégio de ser mãe. Alcançar um resultado positivo nessa tarefa é o final feliz perfeito para nossa caminhada.

Gisele Bettes

Estação em ruínas

É uma pena o que fizeram com a RFFSA! Sou ex-ferroviário e senti muito quando acabaram com a Rede Ferroviária. Os governos estaduais deveriam ter assumido as suas ferrovias. No Sul do Brasil, os governos dos três estados deveriam ter assumido a malha ferroviária. Ao acabar a concessão, espero que volte aos governos a exploração e a manutenção das linhas férreas aqui no Sul.

Eduardo José Jankosz

Corrida contra o tempo 1

Essa matéria sobre a pressão sob a qual se encontram atualmente os motoristas de ônibus de Curitiba (Gazeta, 29/7) veio em boa hora. A solução dos profissionais é acionar seu sindicato e saber votar em políticos comprometidos com a classe. Mas e os passageiros? Muitas vezes são praticamente jogados fora dos pontos, para que horários seja cumpridos. Para exigir um bom trabalho, deve-se se qualificar melhor o profissional que circula com milhares de vidas.

Maria Stephan

Corrida contra o tempo 2

As queixas são ônibus atrasados e super lotações. Em Curitiba o metrô não é mais um luxo, só porque vai acontecer a Copa do Mundo aqui, e sim uma grande necessidade para suprir as necessidades da população. Às vezes ficamos 40 minutos esperando os ônibus, as piores linhas são o Interbairros III e V. Temos de ter muita paciência em esperar. As empresas só querem lucrar, sem nenhum investimento, o que queremos é um transporte de qualidade.

Aldo Dante Machado Jr.

Vagas para idosos

Em Curitiba está cada vez mais difícil de encontrar uma vaga para estacionar. Apesar disso tudo, devemos respeitar mais quem construiu nossa cidade, os idosos. Nós achamos que 8.348 vagas para deficientes e idosos é um número pequeno para uma cidade tão grande como é Curitiba e com aproximadamente 1 milhão de carros. A multa referente a estacionar no local reservado sem a credencial, R$ 53,20, é pequena, um valor maior deveria ser implementado.

Richard Justino e Luis Eduardo Reda Lauand

Ciclofaixas

Em todas as vias rápidas, como a que liga o bairro Santa Cândida ao Centro, ou o Pinheirinho, uma faixa deveria ser reservada à bicicleta. Tendo avenidas extensas, essa reserva já ajudaria.

Marcos Costa Júnior

Semáforo com tempo

Os semáforos temporizados funcionam muito bem. Estranho é a divergência da informação entre os gestores de trânsito de Curitiba e de Maringá. Estes, que já têm experiência no assunto há muito tempo, dizem que os semáforos reduziram os números de acidentes. Já a gestão do trânsito de Curitiba diz que houve aumento do número de acidentes. Estranho isso! Me parece um pouco de resistência ao novo. O que tivemos foi um aumento da frota. Será que isso foi avaliado?

Luiz C. Segantini

Voto consciente

Já se foi o tempo em que os políticos conseguiam manipular o voto das pessoas, principalmente das menores cidades. Prefiro crer que estamos caminhando para um avanço político nas mentes de funcionários municipais e da população em geral, que não se dobrarão ao mando deste ou daquele partido que utilizará da máquina administrativa para fazer o novo governador ou senador ou outro cargo desta eleição. Opiniões? Surgirão, é claro, e os prefeitos têm todo o direito democrático de dar a sua. Mas o tom da pergunta é realmente vinculado à influência direta, e quanto a isso, volto a dizer, prefiro acreditar nas nossas mentes esclarecidas.

Bruno Cardial, locutor e publicitário

Ficha Limpa

O Brasil tem com muitos políticos corruptos. É muito importante as pessoas terem consciência do seu voto e não se deixarem levar pelo outros. Se o Brasil continuar com tanto políticos de má índole, isso trará muitos prejuízos. Podemos identificar isso na matéria que relata que a Lei da Ficha Limpa já impediu o registro de candidatura de oito candidatos a deputados (Gazeta, 29/7). Com certeza a legislação vai impedir muitos mais. Vote consciente e limpo sempre.

Rafael Vanhoni

Candidatos

Tal qual uma praga, a cada dois anos eles retornam. Começam devagar, um panfleteiro aqui, um cartaz ali, um carro de som acolá, mas eles estão chegando. Quanto mais se aproxima a data do evento, são dezenas, centenas de "seguidores" a infernizar o dia a dia dos que passam principalmente pela Boca Maldita e volta e meia eles aparecem ao vivo, nos cumprimentam como se fossem velhos amigos nossos, beijam animadamente nossas crianças e até tomam café conosco. Estranhamente ao conseguirem seus objetivos, desaparecem, não nos convidam para atos e diários secretos, esquecem de nos avisar que aumentaram seus salários, talvez por agirem na calada da noite, certamente não querem nos incomodar quando descansamos de dias e dias de trabalho para pagar seus salários.

Sergio Paes Campos

Palmada pedagógica

Concordo com a proibição das palmadas. Acho que não é necessário dar uma palmada nas crianças porque na verdade eles não aprendem muito com isso. Por que não tirar a tevê, o video game, brinquedos e deixar eles de castigo? Tem de ser assim. Com os pais ou qualquer pessoa dando palmadas nas crianças não vai ajudar e vai deixá-los com medo. A maioria dos adultos que levaram palmadas quando eram menores tem problemas psicológico e acaba sendo violenta.

Mila Almanza

São José dos Pinhais

Sou morador de São José dos Pinhais há vários anos. Mas nos últimos tempos tenho me deparado com uma cidade à beira do caos. A violência está em todo canto, assaltos, roubos e brigas assolam o município 24 horas por dia. O trânsito é caótico e a falta de infraestrutura piora a cada dia. Esse é o fruto e a imagem do crescimento de uma cidade despreparada para acompanhar esse crescimento. Aonde iremos parar?

Julio César, administrador

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.