Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Educação

Não tenho convicção plena de que se deva aplaudir a aprovação do Plano Nacional da Educação em relação ao aumento dos investimentos no setor (Gazeta, 29/5) porque me preocupam a gestão e o controle desses recursos. Será preciso acompanhar o desenvolvimento de mecanismos de controle, fiscalização e qualidade dos gastos públicos em todas as áreas sociais e principalmente em educação. Com a corrupção grassando pelo Estado brasileiro, será preciso impedir a ação dos que exercem seus cargos para furtar recursos públicos.

José Luciano Ferreira de Almeida, professor

Joaquim Barbosa

Com certeza o país perde um grande juiz que enfrentou com garra e determinação os poderosos da política suja e com a sua saída do STF estaremos reféns, quem sabe, de outros sem o mesmo comprometimento em fazer a lei ser cumprida. Não podemos esperar que ele saia como candidato a algum pleito, pois em algumas palestras ele mesmo já disse que os partidos políticos são todos iguais e ninguém trabalha pelo povo!

Luciano Atamanzuck

Foro privilegiado

O foro privilegiado presente no ordenamento jurídico brasileiro tem de acabar. Tal dispositivo é uma clara exceção ao princípio de igualdade, consagrado na Constituição. Manter o foro privilegiado é ferir o direito naturalmente da presunção de que todos os cidadãos, independentemente da posição que ocupam na sociedade, devem respeitar e seguir as leis de modo uniforme. Ademais, político não é profissão é apenas um mero representante do povo eleito pela vontade popular.

Marcelo Rebinski, historiador

Prescrição de crimes

O tempo no Judiciário muitas vezes é manipulado em favor do autor de crime através do tráfico de influência, da corrupção. O resultado é a impunidade que alimenta a corrupção e a prática sistemática de crimes. Isso não é justiça e, sobretudo, não é democracia.

Julio César Caldas Alvim de Oliveira, diretor cinematográfico

Hospital de Clínicas

Na discussão sobre a adesão ou não do Hospital de Clínicas à Ebserh, tem faltado aprofundamento e discernimento. Que o HC precisa ter sua política de manutenção e contratação de mão de obra reformulada é ponto pacífico e não se discute. Mas por que o modelo verticalizado desde Brasília, elaborado por burocratas do partido ora no poder é única saída? Por que uma empresa sediada em Brasília deve administrar todos os hospitais-escola federais do Brasil?

Vicente F. C. Andrade

Campanha

Como incutir medo do passado no eleitor se é fato que o PSDB de Fernando Henrique construiu e consolidou o alicerce sobre o qual Lula, sem mudar uma vírgula, comandou seu primeiro "reinado", impulsionado inclusive pelos ventos favoráveis da economia mundial? Não fosse a plataforma da qual partiu teria afundado de cara, e comprovadamente Lula não teve de seguir o programa de seu antecessor. Por que agora querem impor o medo do passado se foi baseado nele que Lula governou?

Mara Montezuma Assaf, São Paulo – SP

Mensalão

Quem disse que a cadeia não ressocializa? Vejam o mensaleiros. Todos querem trabalhar. Só depois de presos é que aprenderam que é melhor ser trabalhador do que malandro. E aprenderam rápido, a cadeia faz milagres.

Jorge Abib

Lei da Palmada

Sobre a Lei da Palmada, agora rebatizada de Lei Bernardo, já existem leis suficientes para punir pais agressores ou exploradores, tornando-a desnecessária. Não precisamos de novas leis sensacionalistas, precisamos colocar em prática as que existem. Tirando a responsabilidade dos pais em educar seus filhos, que tipo de homens a nação terá no futuro? Por que não será um governo sem ética que educará e disciplinará os jovens.

Luiz Fabiano Alves Rosa, Antonina – PR

Copa do Mundo 1

Muitas pessoas alegam que o cadastramento dos moradores do bairro ao redor da Arena do Atlético é inconstitucional. O cadastramento é feito justamente para impedir que vândalos depredem o patrimônio público e particular. É melhor ter o controle dos moradores ou ver o comércio local saqueado por arruaceiros, desordeiros financiados por partidos políticos, além do mais, o Brasil tem obrigação de dar segurança a todos, inclusive às delegações estrangeiras que vêm nos visitar.

Laura I. Meister

Copa do Mundo 2

O legado da Copa do Mundo será de dívidas impagáveis e obras inacabadas. Os estádios construídos para a Copa, como é de praxe, não serão pagos e nós arcaremos com o rombo. No Paraná, as obras da Arena foram maquiadas para a Copa, e serão mais um problema nas futuras liberações de empréstimos ao nosso Paraná.

Jose Gonçalves de Oliveira

Copa do Mundo 3

Nada contra a Copa do Mundo acontecer no Brasil, mas tudo contra a maneira como foi preparada, com custo excessivo devido ao mau gerenciamento e à corrupção, equivalente ao custo das três últimas. O dinheiro público foi aplicado em 90% das obras, enquanto nos outros países o índice foi de 20%. E a total incompetência no cumprimento dos cronogramas causou atrasos inadmissíveis e vergonhosos.

Marco Antonio Esmanhotto

EstaR

160 lotéricas em Curitiba para vender o talonário de EstaR é pouco diante da quantidade de ruas com o estacionamento rotativo. Acredito que a escassez de lotéricas irá estimular a venda informal de EstaR por vendedores ambulantes que não recolhem ISS, que era a justificativa apresentada pelo Setran. Na hipótese da fila na lotérica passar 5 minutos, como fica a carência de estacionar sem o EstaR?

Danilo Rodrigues Alves

Rodoferroviária

A Rodoferroviária de Curitiba, ao lado da Arena da Baixada e do Terminal Santa Cândida, bem podiam ser apontados como símbolos do fracasso de Curitiba na preparação para a Copa do Mundo. Tudo ficou pior depois da reforma a começar pelo fato que com o novo sistema de catracas eletrônicas, os passageiros passaram a ficar encurralados dentro da sala de embarque. Os banheiros viraram cubículos, há uma única lanchonete que nem tabela de preços tem. Na semana passada presenciei uma correria de operários e jardineiros para instalar lajotas nas calçadas e grama nos canteiros, tudo no melhor estilo "pra inglês ver".

Ricardo Martins Soares

Largo da Ordem

Curitiba com certeza vai receber um número muito grande de turistas. Mas a prefeitura vai apresentar aos visitantes aquela vergonha que são as barracas dos feirantes do Largo da Ordem, com lonas furadas, estruturas amassadas. Será que não nenhum vereador para fazer algo para mudar esse visual?

Hermes Carlos Bollmann

Salário

Faz parte dos parâmetros de negociação das diversas categorias profissionais o reajuste de salários quando existir a necessidade de readequação por causa dos índices de inflação acumulado no ano. O salário dos vereadores deve ser reajustado através do mesmo princípio. Não cabe aumento de 30% quando a inflação oficial gira em torno de 6% ao ano.

Sergio Luiz Golombe

Herança

A declaração da presidente Dilma de que o PT herdou uma situação feia do PSDB mostra a incompetência do PT. Graças ao governo do PSDB, que deixou um país estabilizado, sem inflação, é que o PT pôde desenvolver muita coisa. Essa política de que a melhor defesa é o ataque sempre foi bandeira do PT.

Helio Ishida

Estrada da Graciosa

A Estrada da Graciosa é revestida em suas margens por hortênsias, flores que minha sogra levou para embelezar o nosso sítio, e que são conservadas até hoje. É realmente um passeio dos mais lindos e interessantes num fim de semana ir até às cidades litorâneas ou nossas praias, como a de Guaratuba, a mais linda para mim, e saborear um barreado ou pratos típicos a base de frutos do mar.

Roseles Bittencourt

Fumo

Fumar é um hábito que pode ser evitado. Livres do fumo, readquirimos autoestima, paladar, olfato e saúde física e espiritual. O movimento antifumo é universal e até os jovens consideram "careta" fumar hoje em dia. O fumante deve conscientizar-se da importância de vencer esse vício com ajuda dos outros.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.