Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Fundo Partidário

Depois de um elevado aumento salarial, da adoção de um invejável auxílio-moradia e de tentar nos impor passagens aéreas para suas mulheres, os nossos deputados, ao apagar das luzes, triplicaram o valor destinado ao Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos (Gazeta, 19/3). O valor subiu de R$ 289,5 milhões para R$ 867,5 milhões, enquanto, devido à crise, falta tudo e não dispomos de recursos para nada. Pode isso? Nós somos os culpados ao eleger nossos representantes em Brasília. A única esperança será Dilma vetar.

Manifestações 1

O caos político não se deve especificamente e somente à atuação da presidente Dilma Rousseff. Devemos incluir também os deputados e senadores. Para que eles foram eleitos? Como sempre, a população apenas aponta os mandatários de cargos majoritários como os errados da história. Mas qual a função dos outros cargos de comando? Com certeza os protestos continuarão, mas os cidadãos manifestam-se apenas contra um dos poderes.

Manifestações 2

A manifestação de 15 de março foi uma festa cívica, com inúmeras famílias presentes, a polícia respeitando e sendo respeitada. Novos caminhos estão sendo buscados. Uma nova geração de brasileiros está despontando com valores e atitudes. Eles sabem que é necessário desmascarar o aparelhamento do Estado e também das instituições. Tudo isso que há tanto tempo vem obstruindo a possibilidade de uma vida cívica autêntica. É preciso desqualificar o que é de péssima qualidade e desfazer mitos.

Manifestações 3

Os protestos de 15 março foram além da expectativa. Fiquei contente pela pacificidade, ordem, e também com participação coletiva. Havia jovens, crianças, anciãos, enfim famílias participando da manifestação. Movimento esse superior ao dos atos de 2013. Surpreendeu-me ainda a atitude da presidente Dilma ao delegar a dois ministros a resposta ao povoe à mídia. Ela própria deveria se pronunciar. Cardozo enfatizou a necessidade de um diálogo (Gazeta ,16/3) para saber o que revolta o brasileiro. Ora, somente o Planalto não sabe: mensalão, ‘petrolão’, incompetência administrativa e aparelhamento estatal. O impeachment nesse momento são seria o melhor caminho, isso só aprofundaria a crise. O que nos resta? Discordar e manifestar.

Manifestações 4

Como tudo é muito novo, a sociedade e governo não sabem a dimensão das manifestações. A sociedade também não sabe a força que tem, mesmo sem um objetivo unificado. O governo não tem noção da proporção que um povo politizado pode ter. Tudo isso é muito válido para o país.

Assembleia Legislativa

Fico estarrecido – e não mais surpreso – quando leio na Gazeta do Povo sobre as irregularidades e desmandos em nossa Assembleia Legislativa. Parabenizo os leitores que nos alertam que os paranaenses – antes de fazer manifestações dos problemas nacionais – deveriam também não se esquecer de nossos problemas internos. E os deputados estaduais que não são citados nos escândalos, os senhores não se manifestam? Não vão fazer nada?

FEB

Muitos elogios são feitos à participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mudial, mas a memória de seus atos de heroísmo está se perdendo (Gazeta, 20/3). Seria louvável, a criação de uma entidade particular de apoio ao Museu do Expedicionário, em Curitiba. Faz se necessário lembrar que muitos outros museus e instituições voltadas à preservação da memória nacional, para não dependerem de doações eventuais de órgãos públicos, transformam-se em fundações ou similares. Por meio de leis de incentivo especificas, firmam convênios com empresas e outras entidades privadas que, em troca de benefícios fiscais, patrocinam de forma adequada e suficiente essas manifestações históricas e culturais do Brasil, que estão a merecer mais atenção.

Consumo de água

Aproveitando-se a comemoração do Dia Mundial da Água e a atual crise hídrica brasileira, será que no Paraná a cobrança da água pelo consumo real não deveria ser aplicada imediatamente? Atualmente cada imóvel paga por dez metros cúbicos de água – mesmo que não consuma essa quantidade – e pelo proporcional de esgoto. Com isso, o fator cidadania em relação à economia deixa de existir por pensarem que “já que pago dez metros e não gasto, não vou me preocupar em economizar.”

Dengue

Há muita propaganda sobre a dengue e poucas pessoas colaborando. Acho que deveriam ser criados incentivos para o combate aos focos do mosquito que fossem voltados para os residentes nos bairros. A redução do IPTU seria um deles.

Pronatec

Compras no Paraguai

Na situação atual da economia do Brasil, a redução da cota de compras no Paraguai é bem razoável. Ao mesmo tempo, um ambiente democrático deve permitir manifestações de quem eventualmente se veja prejudicado – o que é sempre esperado em medidas com qualquer cunho de austeridade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.