Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Greves 1

Muitos dizem que a greve é a forma de tentar salvar as universidades federais e o ensino público. Bobagem. O que se vê é uma tremenda desorganização, excesso de reivindicações, muitas delas desnecessárias, para não dizer ridículas. Paga-se mal? Depende do caráter do professor. Muitos dos que estão de braços cruzados querendo aumento não exercem suas tarefas de forma correta. Quase nunca estão na universidade, chegam atrasados. Para esses, acho que se paga bem demais. Para a outra metade, paga-se pouco, pois merecem muito mais que dinheiro. Os salários poderão subir, mas a educação ficará por conta de cada aluno e do seu esforço hercúleo em tentar fazer a diferença e, quem sabe um dia, começar a limpar a sujeira que alguns insistem em continuar fazendo.

Guilherme Martinez

Greves 2

Não concordo com a forma como os professores estão exigindo seus benefícios financeiros. Vocês acham que existe algum interesse em melhoria de ensino? Por trás de tudo isso, a única coisa que importa é melhor salário e poder subir na carreira. A iniciativa privada tem muitas oportunidades para bons profissionais!

Fernando Cesar Miguel

Greves 3

Que direito permite que um estudante perca um ano de sua vida por estar sendo usado como massa de manobra? E aqueles que desejam ingressar na universidade? Fico em dúvida se os professores têm filhos. Se começarem a descontar essas "férias" remuneradas, tenho certeza de que o "movimento" acaba rápido.

Antonio Carnasciali Goulart

Emendas parlamentares

O povo brasileiro deveria ser mais ativo na questão das emendas parlamentares, reivindicando seus direitos e colocando em ordem o que está bagunçado. Nós elegemos representantes, que estão em seus cargos para atender a nossas necessidades. O Brasil, infelizmente, não é transparente nessa questão e por isso ficamos sem saber o que acontece com o dinheiro publico. Temos de fazer nossa parte, eleger e cobrar, assim ficará bem mais difícil desviar verbas públicas.

Roseli Lunkes

Aposentadoria de deputados

Ato injusta e vergonhosa a "lei" proposta e aprovada pelos nobres parlamentares paranaenses e que prevê uma aposentadoria em torno de R$ 17 mil mensais. Deveriam se lembrar de que os funcionários públicos efetivos contribuem para o Paranaprevidência e os celetistas, para o INSS, e jamais atingirão um patamar semelhante, mesmo tendo trabalhado diariamente por 30 ou 35 anos.

Sérgio Andrekowicz, União da Vitória – PR

Som alto

Com a apreensão, com certeza o número de infrações envolvendo som alto (Gazeta, 5/9) vai diminuir. É quase como tomar o brinquedo de uma criança quando esta não sabe brincar corretamente. A diferença é que o infante é inocente e os adultos não. Eles sabem exatamente o que estão fazendo.

Osni Gadomski

Reaproveitamento

Ótima reportagem mostrando a importância da reciclagem (Gazeta, 5/9). Só lamento não haver mais empresas com a mesma consciência, e a demora em colocar em prática essa ideia. Assim não precisaríamos nos preocupar tanto com o grande aumento de aterros e lixões a céu aberto nas grandes e pequenas cidades brasileiras.

Alfredo Eduardo Ravaglio, estudante, São José dos Pinhais – PR

Qualidade do ensino

Penso que todo o corpo discente e docente da escola deveria ser bem mais comprometido com as didáticas e metodologias aplicadas dentro da sala de aula. Quando pedagogos e diretores ficam apenas dando opiniões, sem participar ativamente no processo de aprendizagem, há só planejamento e pouca ação.

Gilmar Gonçalves, Londrina – PR

Miniaturas

Concordo plenamente que o hobby pode virar vício, conforme relatado na reportagem (Gazeta, 5/9). No meu caso, foi mais além: como não tinha dinheiro para comprar miniaturas de carros e trens, resolvi criá-las esculpindo em madeira, mas o desejo se estendeu, pois procurei conhecer a história do automóvel, resultando num miniacervo histórico.

Luiz Jorge Uliniki, Porto União – SC

Saúde pública

É uma vergonha a situação da saúde pública do nosso estado. Deficientes físicos precisam sair do próprio domicílio para serem diagnosticados porque os profissionais da saúde simplesmente não têm conhecimento suficiente para fazer um diagnóstico. Isso é descaso com quem paga a conta.

Josuel Rodrigues do Prado

Propostas para a cidade

Tenho a impressão de que grande parte dos políticos pensa que nós, eleitores e cidadãos, não temos intimidade com a inteligência. Perdeu-se, entre outras coisas, a capacidade de planejar o futuro da cidade. Gigantescos empreendimentos imobiliários são autorizados pelo poder público sem considerar a quantidade de tráfego que será gerado. Ruas e avenidas sem condições de alargamento, trânsito caótico. Estamos tomando para exemplo o que há de pior em outras cidades. Nem copiar as melhores soluções nós conseguimos.

José Athayde, aposentado

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.