Foi publicada na Gazeta de do Povo de hoje (27/6) que o derramamento de carga, mesmo que involuntária, é uma infração gravíssima conforme o código brasileiro de trânsito e que prevê multa de R$ 191,00 aos infratores. Baseado nessa notícia, solicito às Polícias Rodoviárias, Estadual e Federal uma fiscalização, por mínima que seja, no Contorno Sul de Curitiba, por onde passa toda a safra vindo do interior com destino ao porto de Paranaguá. Ali as autoridades vão poder constatar o absurdo e impressionante desperdício de milhões de reais que vem acontecendo com a maioria dos caminhões que transportam nossa riqueza, além de estarem infringindo a lei.
Carlos CruzCuritiba PR
Pavimentação
Cumprimento a Prefeitura de Curitiba pela correção de nível entre as ruas Flávio Dallegrave e Simão Mansur, no bairro Boa Vista. Este cruzamento servia de "armadilha" para muitos motociclistas, que várias vezes sofriam quedas pela irregularidade do terreno. Agora, com a pavimentação asfáltica entre os trilhos, o risco de acidentes diminuiu. É importante que outras correções de nível sejam feitas por toda a extensão da linha férrea do perímetro urbano.
Juliano Augusto PedrozoCuritiba PR
Violência
É revoltante ouvir e ver as notícias sobre a violência nas escolas. Simplesmente colocam o professor como um carrasco. No caso da professora da Escola Paulo Leminski, nada justifica o fato dela ter cometido uma agressão, mas desmoralizar nossa função docente já é demais. Ninguém procura saber como é a realidade em sala de aula. Não temos nenhum respaldo e apoio. Somos ameaçados constantemente, agredidos verbalmente e, em alguns casos, fisicamente. Não temos proteção e certos pais (porque não podemos generalizar), que deveriam ser os responsáveis pela educação dos filhos, simplesmente os despejam nas escolas achando que nós professores é que devemos ensinar o que eles não tiveram capacidade de dar: educação, respeito e dignidade. Será que não é hora de revermos alguns conceitos?
Ana Paula Carula da Silva Neto, professoraCuritiba PR
Ordem
"Como é que pode os próprios parlamentares julgarem colegas indiciados? Esses Conselhos de Ética deveriam ser compostos pela sociedade."
Edivan Batista CarvalhoBrasília DF
Largo da Ordem
Requeiro uma maior fiscalização da prefeitura em relação à ocupação por vendedores de CDs e DVDs piratas na feira do Largo da Ordem aos domingos. Não é justo que estes verdadeiros parasitas utilizem o espaço de expositores, que pagam aluguel à prefeitura, para vender seus produtos piratas. Eles o fazem principalmente depois das 13h, quando sabem que a fiscalização é praticamente inexistente. Gostaria que a feira do Largo sempre continue a ser um espaço destinado à arte, e não mais uma parte da cidade em que se suporte estes aproveitadores.
Fabrício MattosCuritiba PR
Ética
Estou indignado com nossos representantes, tanto na Câmara como no Senado. A solução seria o povo convocar novas eleições gerais e limitar a candidatura somente para pessoas que nunca foram eleitas para nenhum cargo público ou tiveram cargos em segundo, terceiro ou quarto escalões em empresas ou órgãos públicos.
João Carlos da CostaCuritiba PR
Forasteiro
O sr. L. S. Grochovski tem razão e merece meus cumprimentos. Sua carta publicada ontem (25/6) sintetiza o pensamento de todas as pessoas de bem desta legendária cidade. A homenagem a um político como Aldo Rebelo que nunca tinha estado na Lapa e que nada fez por nossa terra é um desrespeito à memória de nosso herói e compromete de forma irreparável o bom nome da Lapa e o auto conceito que ela goza no seio da sociedade paranaense e brasileira.
Sérgio A. LeoniLapa PR
Trânsito perigoso
Criança futuro? Mas de que classe social? As crianças que estudam na Escola Estadual Dom Ático Euzébio da Rocha, na Av. Wenceslau Braz, Vila Lindóia, estão expostas a uma "tragédia anunciada" por motoristas irresponsáveis diariamente, quando atravessam esta movimentada avenida. Na manhã de hoje (25/6) presenciei, enquanto um veículo diminuiu a velocidade para crianças passarem, um outro irresponsável que, com pressa, ultrapassou pela esquerda. A Corujinha instalada uns 300 metros não registrou esta situação.
Mauro LisboaCuritiba PR
***
Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472leitor@gazetadopovo.com.br
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.



