Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

“Limbo escolar”

Em 2006, o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) criou o que pode ser chamado de "limbo escolar", situação das crianças nascidas após o dia 1.º de março de 2001, que, pelo critério estabelecido pelo CEE/PR, não podem ser matriculadas no 1.º ano do ensino fundamental de 9 anos. Segundo a Resolução n.º 3, de 2005, do Conselho Nacional de Educação/CEB, a matrícula na educação infantil, a chamada pré-escola, deve ser feita apenas para crianças de até 5 anos de idade. As crianças do "limbo escolar" não deveriam ser matriculadas no pré, uma vez que completarão 6 anos no decorrer do ano letivo. Por outro lado, também não podem ser matriculadas no 1.º ano porque o CEE/PR proíbe. Inteligentes foram as decisões dos Conselhos de Educação de outros estados, citando aqui o de Santa Catarina: "A Lei 11.274/2006 estabelece que deverão matricular todos os educandos a partir dos 6 anos de idade no ensino fundamental. Essa determinação legal fixa uma idade máxima com que é permitido aos pais não matricular seus filhos no ensino fundamental e com que é permitido ao poder público não providenciar sua matrícula. Não há, nesse texto legal, a determinação de que a matrícula não ocorra antes dos 6 anos completos. Ou seja, quem completar 6 anos após essa data só terá essa obrigação no próximo ano, o que não lhe retira o direito, no entanto, se assim for da compreensão mútua da escola e da família, à matrícula no próprio ano em curso". As aulas começam em fevereiro, e no Paraná ainda não sabemos para que série nossos filhos irão, quando sabemos que, por direito, eles deveriam ser matriculados no 1.º ano.

Margaret C. S. Boguszewski, médica e professoraCuritiba, PR

O dia das posses

1.º/1/2007 foi o "dia das posses", posses essas que, ao meu ver, deveriam existir somente para aqueles que foram eleitos pela primeira vez, ainda bem que, queiramos nós acreditar, seja extinta essa história de reeleição, para o bem e a felicidade geral da nação, alguém já disse isto anteriormente. Muitos brasileiros devem estar chocados com as honrarias concedidas ao sr. presidente e governadores eleitos/reeleitos. Realmente, não há necessidades dessa coisa toda. Mas é bem melhor você assistir a essas honrarias todas, do que ver o reclame constante do sr. governador do estado do Paraná, Roberto Requião, que parece ser um eterno insatisfeito com tudo. Logo após sua reeleição, acredito que não tendo ficado contente com o total de votos a seu favor, gostaria de tê-los mais, disparou sua metralhadora giratória contra tudo e todos os órgãos da imprensa, e agora, na sua posse, novamente voltou a criticar a tudo e a todos, principalmente seus assessores diretos, que estão ligados à conclusão do edifício onde irão funcionar as secretarias de estado. Governador, o sr. já é de fato e de direito o governador, portanto, os paranaenses desejam e pedem ao sr. que faça um bom governo para todos, deixando um pouco de lado esse rancor, faz bem para a saúde de todos.

Newton Luiz Colleti, vendedor autônomoGuabirotuba, PR

Sem sinalização

Durante os feriados, tive oportunidade de circular pela cidade de Curitiba, para as tradicionais visitas aos amigos. Fiquei completamente chocado com a situação de abandono da região do Pinheirinho. Uma das questões que podem ser solucionadas, sem grandes investimentos, é a da sinalização de trânsito. Ela praticamente não existe nas vias que ligam a rodovia que contorna o bairro. Os pedestres e motoristas agem de forma confusa e os acidentes – segundo os moradores comentavam – é uma triste realidade. Será que os impostos que pagamos não são suficientes para medidas tão simples e fundamentais para a comunidade?

Vinicius Baldisarelli, comercianteCuritiba, PR

Filas no banco

Infelizmente, a agência do Banco do Brasil em Guaratuba não está preparada para atender os seus clientes. No dia 2/1/07, cada cliente teve de esperar aproximadamente 3h30, um verdadeiro absurdo. Gostaria de que as autoridades competentes avaliem o que vem ocorrendo há vários dias. Será que continuaremos com apenas 3 caixas atendendo das 10 às 15 h? Detalhe: 1 caixa é para clientes especiais. Queremos soluções o mais rápido possível.

Luiz Alberto Weckwerth, professorGuaratuba, PR

Praias abandonadas

Manifesto a minha revolta sobre o estado atual de nosso litoral, sem exceções, quase todas praias na qual visitei no ano-novo, como Pontal do Sul, Santa Terezinha, Praia de Leste, Ipanema, Sant Etiene, Riviera, todas em péssimo estado, não oferecem o mínimo de conforto aos veranistas, turistas, ou moradores. São diversos problemas: buracos nas ruas, falta de policiamento na estrada de acesso aos balneários para orientação dos motoristas, não existem cestas de lixos nas praias, iluminação precária na beira-mar, entre outros. Há um total descaso das autoridades estadual e municipal com nosso litoral, principalmente da prefeitura de Pontal do Paraná, que não investe o mínimo aceitável em suas praias. Na verdade, nem parece que existe essa tal prefeitura.

Fernando José Gaspar, 22 anos, estudante de DireitoCuritiba, PR

"Só tem oportunidade de trabalho quem é indicado por alguém. Testes e curriculos não abrem portas! Não consigo entender porque não há uma evolução na sociedade e acabem os preconceitos, especialmente entre os profissionais de recursos humanos e detentores de cargos de chefias. Estes dificilmente dão oportunidade para quem não tem uma referência, muitas vezes de outro funcionário (pior é quando só abrem vagas para os parentes dos parentes). É ano-novo, momento de renovação, de acreditar que aquele que se preparou – mas não é conhecido – pode desempenhar bem uma função."

Altair Biazus, vendedor autônomoCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.