Realmente, trafegar pela Linha Verde é um desafio (Gazeta, 20/1). Não é fácil percorrer os poucos quilômetros que ligam o meu trabalho, na Vila Fanny, à minha residência, no Pinheirinho: a impressão que se tem é a de que o projetista da obra esforçou-se para causar congestionamentos. E alcançou grande sucesso nessa empreitada.
Wander Vieira Marques
Congresso Nacional
Não dá para acreditar que os nossos representantes paranaenses no Congresso Nacional vão eleger Renan Calheiros para presidir o Senado e Henrique Eduardo Alves para presidir a Câmara. A imprensa faz a sua parte com farto material sobre as denúncias contra os dois, mas pelo visto os senadores e deputados paranaenses não se sensibilizaram.
Valcir Mombach
Algemas de ouro
Fantástica e brilhante iniciativa do troféu Algemas de Ouro oferecido a Lula (Gazeta, 20/1). Essas algemas podem significar nossa libertação desta década em que fomos violentados em nossos valores éticos e morais. É cômico, mas também muito trágico o resultado desse desgoverno.
Humberto Alfredo Mendes
Mensalão
O movimento de parte dos petistas para custear as multas aplicadas pelo STF aos condenados pelo mensalão pode transmitir a falsa ideia de que todos os integrantes do PT apoiam e concordam com o que fizeram alguns membros do partido, que agora se fazem de vítimas, mas foram responsáveis diretos por uma operação que criou o maior escândalo político brasileiro. Mas não é bem assim. Tem muito mais gente do PT contra aquele grupo do que se pode pensar. O trigo do PT pode estar em silêncio, mas é maior que o joio da sigla.
Roberto Cabral, Maringá PR
Calçadas de granito
Não são apenas as calçadas de granito a gerar polêmica no Batel. Ninguém suspeitou ainda do grande número de postes instalados na Rua Bispo Dom José? Instalaram postes a cada cinco metros formando um verdadeiro "mar de paliteiros"! Será que no apagar das luzes da administração anterior eles foram instalados ali, sem nenhum critério, somente para "cumprir contrato"? Em tempo: onde encontrarão espaço para o replantio das árvores arrancadas para a "reforma"? Ou será que as regras de permeabilidade do solo foram abolidas?
Maria Garcia, advogada
Litoral
Entra governo, sai governo e as promessas se repetem: "Vamos recuperar e engordar as praias paranaenses". Interessante é que essa notícia se repete justo no momento do lançamento do IPTU. Parece um incentivo para pagarmos o imposto em dia. Decididamente creio que os políticos paranaenses não gostam de praia. Se os corruptos concordassem em roubar apenas em meio expediente, com certeza sobraria dinheiro para a engorda da praia e o nosso Litoral ficaria até obeso.
Ariel J. Ressetti
Paulo Freire 1
A Gazeta do Povo nos brindou com uma resposta esperada por muitos brasileiros que tiveram a oportunidade de conhecer e compreender a obra de Paulo Freire nem todos que o leem têm facilidade para entendê-lo, dada sua complexidade e abrangência. O caderno G Ideias (Gazeta, 19/1) estava primoroso e fiel ao legado de Freire. Foram três páginas repletas de sabedoria, explicitação ideológica e valorização do diálogo como recurso da educação.
Araci Asinelli da Luz, doutora em Educação
Paulo Freire 2
A matéria só apresentou opiniões de pessoas que defendem o pensamento de Freire. Gostaria de ver os dois lados da moeda, pois ficou parecendo que o método dele é uma unanimidade. Os inúmeros "freirianos" que estão sendo formados nos cursos de Pedagogia e usando o método para ensinar nossas crianças e nossos jovens não estão obtendo resultados muito bons, basta dar uma olhada nos números da nossa educação.
Leonardo José Silvestre, São João Del Rei MG
Porco-espinho
Infelizmente, nos deparamos com a total falta de estrutura de nossos órgãos públicos ao solicitarmos o resgate de um porco-espinho em nosso quintal. Fomos informados pelo Batalhão da Polícia Ambiental que apenas uma viatura atende Curitiba e região metropolitana, e que não seria possível o atendimento no dia da ligação. Como garantir a segurança dos nossos lares, o respeito aos animais e o equilíbrio do meio ambiente dessa forma?
Gláucia Santin
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.



