De repente, alguns deputados estaduais querem limitar a atuação do Ministério Púbico. Deram algumas desculpas para isso, mas a tal instituição quer ir contra o despotismo, e atingiu o governador do estado. Só falta agora a Câmara Federal querer copiar a idéia e limitar o STF para não julgar os deputados.
Luiz Wanderley Andrade da Cruz, professorCampo Largo PR
Ministério Público 2
Propor a redução de poderes e do orçamento do MP do Paraná é um disparate, claro atentado à moral, à legalidade e à democracia. O governo realmente não tem vergonha de agir em proveito próprio.
Murilo Lessa Ribeiro, empresárioCuritiba PR
Ministério Público 3
Ler os jornais ou assistir os noticiários para nós, "reles" mortais sem apadrinhamento algum, literalmente embrulha o estômago. Roubo, corrupção, bandidagem... Com a atitude dos deputados estaduais de reduzir os poderes do Ministério Público, penso que não há mais o que fazer. Daqui a pouco, ficaremos assistindo eles votarem onde irão passar as próximas férias. Os deputados de bem não vão colocar a boca no trombone?
Fabiana M. GemignaniGuarapuava PR
Ministério Público 4
O assunto da redução do poder do MP sobre os nossos "digníssimos" políticos deixa-nos abismados. Se a coisa seguir esse rumo, cuidado senhores delegados. Logo, logo os senhores terão que prender não os bandidos e sim o pobre cidadão de bem, que não tem como se defender dessas atrocidades. Se denúncias sem provas ou anônimas são consideradas sem valor, então acabemos com todos os "disque-denúncias" existentes no país.
Iwerson Reksidler, empresárioCuritiba PR
Ministério Público 5
A Gazeta do Povo publicou na primeira página de 22/8 a manchete com um "erro de gramática". Parece-me que o certo seria "otoridade", pois é o que realmente estão pretendendo nossos "dignos" deputados, que foram eleitos para representar o povo e não para legislar em causa própria. É lamentável a situação moral dos políticos de modo geral, com raríssimas exceções. Se com a atuação do Ministério Público para investigar a corrupção está difícil de impedir o mar de lama que assola o país, calcule-se o que não vai ser feito quando essas "otoridades" estiverem imunes ao crivo dos promotores.
Luiz Fanchin Jr.Curitiba PR
Impunidade
É vergonhoso sancionar lei para se autoproteger. E o povo, o que está fazendo que não coloca a força que tem para dar um basta nesta farra que está acontecendo em todos os níveis da política do país? Não podemos apenas assistir as barbaridades de braços cruzados. Temos que ir às ruas exigir moralidade desse pessoal. Chega de impunidade.
Paulo Cesar F. Lobo, aposentadoCuritiba PR
Trânsito
As pessoas que vivem em Curitiba sabem que a Avenida Visconde de Guarapuava é uma das mais movimentadas da capital. Hoje, com três pistas de tráfego em cada lado dos canteiros. Por que essa imensa avenida, que liga desde o bairro Batel até o Alto da XV, permanece interditada ao tráfego entre a Rua Almirante Tamandaré e a Avenida N. Sra. da Luz? Imagino que a prefeitura não tenha interesse em "abrir" as duas avenidas porque o tráfego na cidade está cada dia "mais tranqüilo e sem engarrafamentos".
Thirsá Tirapelle, jornalista e advogadaCuritiba PR
Educação aos ciclistas
Foi sugerido por uma leitora na semana passada que as pessoas utilizem mais as bicicletas. A idéia é ótima, porém ainda são necessárias duas coisas: mais ciclovias e educação. As primeiras existem em várias partes da cidade, mas ainda é preciso mais. O segundo seria a educação dos ciclistas e pedestres. Pedestres às vezes andam nas ciclovias e atrapalham quem passa. Quanto aos ciclistas, eles precisam parar de andar nas canaletas dos ônibus. Muitas vezes, insensatamente, eles passam entre os biarticulados. Isso é perigoso e pode causar acidentes com os ônibus e com os usuários do transporte coletivo.
Ricardo Luis de Oliveira MoraesCuritiba PR
Getúlio Vargas
"Em 24 de agosto de 1954, não lhe puxaram a cadeira: sozinho, ele levantou e partiu para o astral. Getúlio Vargas deu o seu sangue e ao ódio respondeu com o perdão. O velho caudilho, serenamente, deu seu passo para a eternidade e entrou para a história."
Altair Ástor Raimundo, advogado e jornalistaCuritiba PR
Pisoteados
Interessante a colocação de certo "pseudo-representante do povo" quando diz que o MP pisoteia a Assembléia (edição de 22/8). E o que dizer de nossos "dignos representantes naquela casa", só legislando em causa própria, esquecendo-se daqueles que, com voto consciente ou inconseqüente, os colocaram lá. Esses sim vêm de longo tempo sendo pisoteados por agentes daquela casa, que estão querendo transformá-la em um verdadeiro covil de impunidades.
José Fernandes, comercianteCuritiba PR
Troca de valores
Por que não trocamos os valores que os médicos recebem por cada cirurgia complexa (R$ 66) e transferimos aos nossos legisladores por conta do trabalho que realizam, pegamos os valores totais gastos com nossos legisladores, de vereadores a senadores, e passamos para a Saúde e Segurança Pública? Poderíamos não resolver de imediato o problema, mas seria um começo, apesar da CPMF.
Nelson Stelmasuk, administradorCuritiba PR
Bolsa Família
Segundo reportagem de 22/8 da Gazeta do Povo, uma em quatro famílias recebe o benefício da Bolsa Família, programa iniciado em 2001 com o nome de Bolsa Escola. Talvez isto não sirva de comemoração para o governo, pois reflete também a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. Lamentavelmente, milhões de pessoas estão se acostumando com o paternalismo do Estado.
Carlos BarrosoCuritiba PR
Parque Barigüi
É duro ver um cartão postal da cidade, como o Parque Barigüi, ser tomado aos domingos por vândalos e arruaceiros. Não é possível que as autoridades municipais fechem os olhos . A Rua Aluízio França, que contorna o parque, fica intransitável. São competições para ver quem queima mais pneus, quem é mais veloz ou tem o som mais alto... Um total desrespeito a quem ali busca descanso e lazer. O que acontece com as forças policiais que, solicitadas, nunca aparecem?
Mario RochaCuritiba PR
Sem representante
Os moradores do Novo Mundo estão decepcionados com o vereador que representa o bairro e com o secretário municipal de Obras. Em reunião com moradores no ano passado, foi prometido o asfalto definitivo para a Rua Deputado Waldemiro Pedroso. Caminhamos para o fim de ano e o serviço sequer aparece no mapa de obras da prefeitura. O incrível é que a via, de grande movimento (seis linhas de ônibus) não tem calçadas. Os moradores estão à procura de um novo vereador para apoiar nas futuras eleições.
Antonio SiqueiraCuritiba PR
Greve
O senhor Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao poder depois de estimular as greves em todos os setores produtivos desta nação. Agora que é o manda-chuva, vira as costas e não atende a nenhuma das reivindicações dos seus discípulos, que não têm a quem recorrer.
Ali Zraik, médicoCuritiba PR
Prefeitura responde
Com relação às cartas contendo comentários sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa aos leitores:
Irineu Queiroz dos Santos: que o ponto de ônibus localizado em frente ao shopping da Av. Cândido de Abreu atende passageiros de todas as direções daquela região. A transferência desse ponto criaria dificuldades para um grande número de pessoas;
Alessandro Garrett Dronk: que a eliminação de estacionamento da Rua Major Heitor Guimarães foi necessária para criar mais uma faixa de circulação e melhorar a fluidez do trânsito;
Cleverson Bravo: que está prevista para o ano que vem a ampliação da estação-tubo do Detran. Informa, também, que a Urbs fará uma nova avaliação na linha de ônibus Inter 2, para avaliar a necessidade de aumento no número de veículos;
Odenir Antonio de Paula: que as obras da trincheira da Avenida Kennedy são essenciais para melhorar o tráfego e facilitar a vida dos motoristas na região;
Antonio Veiga: que a presença dos agentes da Diretran no cruzamento das ruas Carlos Pioli e Nilo Peçanha tem a finalidade de coibir atos de desrespeito às leis de trânsito e à sinalização do local. Os agentes atuam orientando os motoristas e também autuando os responsáveis por infrações cometidas no cruzamento;
Mauro Lisboa, que a prefeitura verificará as condições dos tapumes do shopping que está em construção no bairro Portão. Se forem constatados problemas, notificará a empresa responsável para tomar as providências necessárias.
Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba
*****
Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.



