Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do Leitor

Mussa José Assis 1

Treze anos depois que deixei a redação de O Estado do Paraná, Tribuna e Paraná Online, esta é a segunda despedida, talvez a mais dolorosa. Mussa marcou a minha carreira como profissional, professor na prática e, acima de tudo, como pessoa. Humano, sempre se dispunha a resolver os problemas de cada um. Se ele não tivesse condições de ajudar, uma palavra amiga era o suficiente. Parte de minha carreira e sucesso fora do Paraná devo ao Mussa, carinhosamente "Turco".

Ruben Holdorf, São Paulo – SP

Mussa José Assis 2

Mussa José Assis foi meu luminar ao longo de 45 anos. A evolução e modernização da imprensa passam pela genialidade, sabedoria, humildade e competência desse comunicador imortal. Existia na mente, alma, palavras, olhares e silêncio de Mussa o firme propósito de lutar contra injustiças, maldades, corrupção e deslealdade de quem quer que seja.

Pedro Antônio Bernardi, professor universitário aposentado

Dez anos de PT

O criador Lula e a criatura Dilma agora deram até para renegar o que foi construído por gerações de brasileiros, como se o Brasil tivesse dez anos de vida e não 513 anos de história. Mentem que estão tirando o país do atraso, mas esquecem de dizer que se aliaram ao que de mais arcaico existe na política brasileira. O Brasil merece mais do que esse culto à ignorância e à preguiça. Passou do limite da paciência.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa –PR

Yoani Sánchez

Importante que uma personalidade como Marcos Domakoski (Gazeta, 22/2), ex-presidente da ACP, venha, a público manifestar sua preocupação com os avanços e abusos dos grupelhos comandados por pseudoesquerdistas. A sociedade brasileira silencia ante a agressividade desses "fanáticos", patrocinados pelos que querem o poder a qualquer custo. Precisamos de mais manifestações como a de Marcos Domakoski, para acordar a nação brasileira antes que seja tarde.

Tupy Barreto Junior

Praça do Japão

Acredito que as pessoas que estão participando desse abaixo-assinado pedindo a preservação da Praça do Japão (Gazeta, 22/2) não têm noção do que é depender de apenas uma linha de ônibus – no caso, do biarticulado Santa Cândida-Capão Raso. Nessa linha acontecem atrasos frequentes, filas gigantescas, superlotação. A implantação do Ligeirão Norte vai ajudar muitas pessoas.

Carolina da Rocha

Trânsito

A volta às aulas traz um problema crônico em nossas cidades devido à falta de um transporte público eficiente e de qualidade: congestionamentos. Com eles, aumenta o número de veículos nas ruas, deixando o trânsito mais lento e motoristas mais estressados, principalmente em frente às escolas, por falta de respeito por parte dos motoristas que insistem em parar em fila dupla e às vezes até tripla.

Edson José de Oliveira

Radares

Acredito que a instalação de radares nas rodovias serviria apenas para arrecadar dinheiro através das multas. Diminuir o número de acidentes vai muito além de frear em determinados locais. Necessitamos de educação e conscientização dos motoristas e conservação das rodovias.

Liliam Pedroso, São José dos Pinhais – PR

Negro Rosa

Mais uma vez José Carlos Fernandes nos premia em sua brilhante coluna com uma excelente narrativa, desta feita sobre o "negro Rosa" (Gazeta, 22/2). Muita emoção senti ao ver já na capa da Gazeta do Povo a foto dele. Depois, ao ler o texto, relembrei detalhes de parte de minha infância vivida na casa ao lado da família dos Rosa, há cerca de seis décadas.

Antonio Carlos Zotto, economista

Bento XVI

Parabéns a Paulo Briguet (Gazeta, 18/2) pela forma genuinamente cristã, amorosa e humana com a qual abordou a dolorosa renúncia do papa Bento XVI e seus desdobramentos na Igreja e na vida do próprio papa. Suas ideias lançam luz e esperança à necessária reflexão sobre esse acontecimento raro e desconhecido.

Cristina Roorda, Tibagi – PR

Árvores 1

Acredito que a arborização deva ser valorizada, mas ela pode apresentar alguns inconvenientes, como a queda de galhos ou da própria árvore, mas isso é inerente ao vegetal, diferentemente de uma construção, um poste, uma placa ou uma cobertura. Penso que devíamos discutir mais o assunto, pois não existe uma fórmula matemática de como manter uma arborização ideal; existe uma dinâmica que sempre deve ser aperfeiçoada.

Jaime Luiz Cobalchini, engenheiro florestal

Árvores 2

Uma cidade chamada Curitiba – que significa algo como "extensos pinheirais" –, que se levanta no coração de um país chamado Brasil, cujo nome vem do belíssimo pau-brasil, tem como um de seus maiores sinais de civilidade o amor e reverência às suas árvores. A beleza ímpar de Curitiba se deve em muito a suas árvores urbanas, patrimônio vivo curitibano.

Roberto Lopes

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.