A implantação do Nota Paraná exige uma mudança de cultura, tanto dos consumidores quanto dos comerciantes. É preciso criar a rotina de pedir o CPF na nota fiscal, independentemente de o lojista perguntar se o consumidor quer. E vai ser necessário um tempo para isso acontecer. De qualquer modo, é uma pena ser necessário um programa desses para que algo básico, como exigir nota fiscal, seja feito.
Nota Paraná 2
Não foi bem explicado ao consumidor que nem toda nota fiscal recolhe ICMS, mas somente aquelas sobre mercadorias. Quanto aos serviços que recolhem ISS, não adianta nada o consumidor colocar CPF na nota fiscal. É preciso pensar ainda nos lojistas que não emitem nota fiscal eletrônica, além de outros detalhes operacionais do sistema, pois atualmente o comerciante contabiliza o valor das notas e recolhe o imposto via GR (Guia de Recolhimento).
Panelaço 1
Mesmo afundando a olhos vistos na maior crise econômica em 20 anos, o Partido dos Trabalhadores resolve tentar fazer troça com a manifestação totalmente democrática de insatisfação popular através do panelaço.
Panelaço 2
Não sou petista e nem tampouco gosto de outro partido, mas não vou bater panelas. Já estou no prejuízo com essas calamidades na política e ainda vou amassar minha panela? Não mesmo.
Crise política 1
Precisamos de soluções efetivas para a governabilidade e governança. Urgem reformas administrativas – e a redução do número de ministérios é apenas uma delas – para enxugar as despesas e tornar mais eficientes os serviços públicos disponibilizados aos brasileiros. Vamos deixar de reclamar e adotar medidas eficazes para que o país saia da crise.
Crise política 2
Diante da preocupante crise política reinante, em que setores representativos expõem suas armas em terra arrasada, o Executivo claudicante e o Legislativo beligerante pouco contribuem no encaminhamento de uma agenda positiva. É uma ideia inteligente buscar um acordo político e institucional entre poderes constituídos e sociedade civil organizada.
Liderança
Infelizmente não temos um líder para colocar o país nos trilhos. Não confio em nenhum dos políticos participantes da atual legislatura e nem nos partidos. Vasculhei em todos os cantos e não encontro um nome para liderar uma mudança na política e na economia brasileira.
Residências de lazer
Nada contra haver uma casa de veraneio para os governadores (Gazeta, 7/8), mas que seja tudo com bom senso nos gastos e no uso. Por que o imóvel na ilha não é utilizado durante o ano para outras atividades?
Economia
Vivemos uma crise econômica desnecessária, fomentada pela incompetência dos agentes públicos deste país. O governo federal e os governadores estimularam a retração da indústria nacional nos últimos anos. Isso se deu por causa da corrupção e a omissão do Estado e dos absurdos tributários praticados pelos governos estaduais por meio de um sistema confuso.
Petrobras
Só em Curitiba tem um mar de veículos diariamente consumindo combustíveis e ainda assim o lucro da Petrobras despencou quase 90% no segundo trimestre (Gazeta, 6/8)? Conseguiram o que queriam desde o início: prejudicar a empresa pública que mais lucro dava à União. E agora provavelmente irão dá-la de bandeja para algum associado.
Gorjetas
Foi certíssimo Dilma ter vetado a lei que tornava obrigatório o pagamento de 10% de gorjeta aos garçons (Gazeta, 7/8). O bom garçom faz por merecê-lo. Este é o princípio do agrado extra. Já pensou ser mal atendido e mesmo assim ter que dar a gorjeta? Quem seria o idealizador de tal inteligente projeto? Daqui a pouco estaria em pauta a obrigatoriedade da gorjeta para o cuidador do estacionamento.
Dona Sara
Parabéns pela coluna “O casarão de dona Sara Furquim” (Gazeta, 7/8). Ando sempre na cola dos escritos do colunista José Carlos Fernandes, pois eles nos remetem à história do cotidiano, como a de dona Sara e seu casarão. Parabéns também à dona Sara e a todas outras “saras” que dedicam a vida ao ensino das primeiras letras, os primeiros passos.
Redação
É claro que a redação é responsável pela “reprovação” de boa parte das escolas do país (Gazeta, 7/8). Na redação é que o aluno comprova o que aprendeu, que é capaz de entender o que lê, tem opinião própria sobre um assunto, sabe concordância, acentuação, regência, enfim, toda as regras da nossa língua. A redação é a oportunidade de o estudante empregar todo seu conhecimento e diferenciar-se dos concorrentes.
Bomba atômica
A respeito dos 70 anos das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki (Gazeta, 6/8), as guerras sempre fizeram parte da história do ser humano, apresentando heróis, vilões e vítimas. Infelizmente, a paz geralmente é efêmera depois de conquistada. A Segunda Guerra poderia ter dado um basta nisso, colocando fim aos grandes conflitos, porém, a cobiça e os interesses falam mais alto que os processos de paz e boa vizinhança.
Afonso Pena 1
Essa pesquisa que classifica Afonso Pena como o melhor aeroporto do país (Gazeta, 6/8) é totalmente furada. Um aeroporto que mais fecha do que opera no inverno, sem assentos para acomodar os passageiros nas salas de espera, com banheiros e lanchonetes ruins, pista curta e onde se espera até uma hora pela bagagem precisa de uma reforma geral para atingir a qualificação de mediano.
Afonso Pena 2
O Afonso Pena é, sim, o melhor aeroporto do país hoje. Viajo frequentemente e, mesmo sendo um dos que mais fecha, é o melhor. As condições climáticas não devem contar para a avaliação. Meu problema é com as empresas que operam nele. Já fiquei 5 horas preso em uma aeronave e isso incomoda muito.
Dia dos Pais
Existe um homem que se esmera no cumprimento do dever para dar bom exemplo; que chora a distancia a fim de não ser observado; que quase sempre é chamado de desatualizado. Um homem sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada. Que vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama. Nunca devemos perder a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é nosso melhor amigo: nosso pai!



