Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Papa

Lamento o comentário sobre a visita do Papa do dia 20 de abril. Em qualquer casa, quando se recebe um convidado ilustre procuramos oferecer o que há de melhor. Também deve se considerar que quase a totalidade do que está sendo investido na vinda do Papa vem de patrocínios que estão sendo dados à Igreja. A respeito do voto de pobreza, ele é de algumas ordens católicas, como a dos Franciscanos, e não é um dogma de toda Igreja. Jesus pegou um burrico emprestado para entrar em Jerusalém. Acrescenta-se o fato da Igreja ser a maior instituição de caridade do mundo. Eu, como cristão, me sinto lisonjeado vendo todo o aparato para a vinda do Papa, pois esse é um evento bastante especial, que ocorre de tempos em tempos e de grande importância para a nossa fé.

Renan Caldas Umburanas, universitárioGuarapuava – PR

Secretário

Já pensaram se o secretário de Segurança Pública tivesse o mesmo empenho e a mesma luta para contrariar as decisões judiciais sobre seu cargo, o único no país nesta situação, na condução da Segurança Pública, atuando com o mesmo empenho para resolver nossos problemas. Certamente, além de ter o único secretário sub judice no país, teríamos também o orgulho de dizer que somos o único estado no país atuar com eficácia no combate à violência.

Gilmar T. StrasbachCuritiba – PR

Avenidas

Existe em Curitiba duas avenidas Mascarenhas de Morais. Uma sentido Santa Cândida–Atuba, que foi toda refeita utilizando concreto. A outra faz sentido Atuba–Santa Cândida. Nesta não foi feito nada, nem concreto, nem asfalto, nem calçada, nem grama e nem árvores. Continua esburacada e sem sinalização. É um absurdo! Quem chega pela BR-116 é recebido com sacolejos e buracos.

Roberto Barros, teólogoCuritiba – PR

Natureza

Pode parecer trágico, mas agora a natureza inicia o seu ciclo de vingança contra o ser humano. A vingança desta vez foi na Costa de Newfoundland, no Canadá. Uma tempestade de gelo formou-se ao lado de 4 navios que caçavam focas e leões marinhos, lamentavelmente liberadas pelo governo canadense. A natureza agora já não mais aceita pacientemente.

José Pedro NaisserCuritiba – PR

Saneamento básico

Sou morador há mais de 30 anos do bairro do Novo Mundo. Nos fundos do nosso terreno passa um "rio" que é dominado por lixo, ratos gigantes, baratas etc. Fui até a Rua da Cidadania do Fazendinha para saber se a prefeitura tem algum projeto para manilhar o local, haja vista que minha rua se encontra a duas quadras das obras do binário da Santa Bernadete. Conforme o engenheiro que me atendeu, não está nos planos da prefeitura. Lembro que o talão do IPTU vem todo ano.

Eduardo Valentim, gerente de TranportesCuritiba – PR

Cohab

Com relação à carta do leitor Cosme Conceição, publicada dia 21, a Cohab esclarece que mantém um cadastro permanente para candidatos à casa própria com a finalidade de ordenar o atendimento. A classificação dos candidatos para aquisição de imóvel é feita de acordo com a ordem de inscrição e, para acelerar esta convocação, a gestão do prefeito Beto Richa tem se esforçado para obter recursos e ampliar a produção de novas unidades. No caso do senhor Cosme Conceição, ele está classificado para os próximos empreendimentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). A Cohab informa ainda que mantém programas para os diversos segmentos nos quais atua e que, além de atender as famílias inscritas na fila, realiza projetos para melhorar a condição de moradia da população de áreas carentes, com obras de urbanização e ações de regularização fundiária.

Mounir Chaowiche, presidente da Cohab/Curitiba

Sem senha

Nós só percebemos que algumas instituições públicas são realmente ineficientes quando precisamos e vivenciamos o descaso para com o cidadão. Tenho que dar entrada no seguro-desemprego que só pode ser feito na Agência do Trabalhador, que fica no centro, ou nas ruas da Cidadania dos bairros. Já fui 3 vezes e ainda não consegui pegar a tal da senha para ser atendido. É preciso chegar antes das 7 h para pegar a senha e assim ser atendido durante o dia. Se chegar lá às 8 h, não há mais condições de ser atendido. Não é normal em uma cidade que tudo funciona em horário comercial ainda existir essas coisas. Só tinha de ser público mesmo!

Ezio Dallarosa Junior, publicitárioCuritiba – PR

Getúlio Vargas

Na coluna de 19/4 foi publicado um comentário bastante simpático sobre Getúlio Vargas. Getúlio era nascido em São Borja, RS, em 19 de abril de 1882. A nota, de autoria do leitor Gabriel Kalinovski Filho, ressalta a simplicidade deste homem, de sorriso largo, sempre pronto para o trabalho e que governou o Brasil por longos anos, em diferentes períodos, deixando um legado respeitável para a nação e o povo. Quem visita o Museu da República no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, tem oportunidade de ver o quarto do presidente – onde ele foi encontrado morto com um tiro no peito, em 24 de agosto de 1954. Chama a atenção do visitante a ausência de luxo no aposento: nenhum traço de ostentação, vendo-se apenas os móveis essenciais. Tudo muito diferente das posturas que passaram a reger a vida de nossos homens públicos, em tempos mais recentes.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, professoraCuritiba – PR

Omissão

"Estas ações cada vez mais rocambolescas da Polícia Federal deixam no seu rastro frustrações. É notória que a nossa legislação penal e de punição é omissa. Não há como provar crime quando há bons advogados. No Judiciário é pior: magistrado não tem punição. Só aposentadoria."

Antonio Negrão de SáRio de Janeiro – RJ

***

Entre em contato:

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.