Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Paranaprevidência 1

Trabalhamos trinta anos para usufruirmos de uma aposentadoria que mal dá para sobreviver, e agora querem cobrar contribuição dos aposentados (Gazeta, 17/11). Isso é o cúmulo do desrespeito. Estou de pleno acordo com o colunista Celso Nascimento: o estado nunca repassou o que devia ao Fundo Estadual de Previdência, apesar da afirmativa de Roberto Requião de que o fundo previdenciário está equilibrado.

Heloísa Bittencourt, professora aposentada

Paranaprevidência 2

A proposta de cobrar contribuição dos aposentados para a Paranaprevidência é mais uma prova de que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Por que não realizaram o aporte previsto? Por que não seguiram as sugestões de quem planejou a Paranaprevidência?

Carlos Eduardo de Almeida Santos

Paranaprevidência 3

O problema crônico das mazelas da Paranaprevidência não será minimizado com a taxação dos inativos e pensionistas, mantidos pelo Fundo Previdenciário, vez que ele não foi gerado pela longevidade de seus usuários, mas pelo não cumprimento, por parte do governo do estado, dos repasses e pela omissão política dos governantes em enfrentá-lo.

Ivani Rogati Omura, servidora aposentada

Financiamento de campanha

O dinheiro público, gerador de investimentos em todas as áreas da sociedade, é o melhor investimento para quem financia as campanhas eleitorais. Garantir uma fatia dessa verba é a segurança do investidor na obtenção de vantagens e, consequentemente, de lucros.

Gisele Buquéra Bettes

Suplente de senador 1

O substituto natural de um senador seria o candidato seguinte que não se elegeu, independentemente de partido ou coligação. Pelo menos, estaria atendida a vontade popular que o escolheu dentre os nomes colocados para votação. Vergonha é termos senadores que não receberam sequer um único voto e podem desfrutar de um ilegítimo mandato de oito anos.

Joaquim Maia

Suplente de senador 2

Quem deveria ocupar a vaga de um senador afastado é o segundo colocado na eleição. Se lembrarmos a explicação histórica, a existência do Senado provém da herança romana. Daí a origem de seu nome, de senex (velho, idoso). Era uma assembleia de notáveis, ligados às famílias patrícias, que eram da classe rica romana. Há de se pensar na função do Senado no Estado atual, pois para o orçamento público essa instituição custa muito.

Jose Luciano Ferreira de Almeida

Governo Dilma

Acredito que a presidente eleita Dilma Rouseff dará continuidade ao trabalho do Lula, pois se tratando de uma pessoa que estava trabalhando ao lado do presidente e com um cargo de ministra-chefe da Casa Civil, não tem como não dar continuidade ao trabalho. Porém o governo terá a cara dela. Estávamos precisando de uma mulher na Presidência.

Nilton Cesar Ramos

Parque Barigui 1

Sou morador do Parque Barigui há 34 anos e me lembro do tempo em que podíamos jogar bola em frente das nossas casas. As ações policiais como as que ocorreram no último domingo, são raras (Gazeta, 17/11). Durante esse tempo em que moro aqui, posso dizer que dá para contar nos dedos de uma única mão quantas vezes presenciei uma blitz nas ruas que dão acesso ao Parque Barigui.

A imagem de quatro policiais andando juntos no parque é muito gratificante, mas acredito que não pode ser apenas uma única vez e sim haver ação integrada entre a Policia Militar e a Guarda Municipal.

Daniel Winkeler

Parque Barigui 2

A polícia deve agir no Parque Barigui para coibir a ação de traficantes de drogas e aumentar a segurança (Gazeta, 17/11). Mas não precisamos que a polícia incentive a discriminação dos que querem transitar em um espaço público. Vale lembrar que os moradores da região do parque são, em sua maioria, pessoas de classe média alta e podem vir a concordar com ações discriminatórias da polícia porque querem se ver livres de visitantes.

Ailime Kamaia

Parque Barigui 3

Não só no Parque Barigui como em muitos bairros, o uso e venda de drogas, bebidas alcoólicas, ou som alto de veículos é coisa comum. Para diminuir os problemas, basta colocar em prática as leis, e que a polícia deixe de ser omissa.

Enio Elimar Bonatto

Engenharia submarina

A instalação da empresa de engenharia submarina Subsea 7 em Pontal do Paraná será o maior crime ambiental no estado (Gazeta, 16/11). A vegetação, segundo Resolução do Conama, é estágio médio e avançado de alta diversidade biológica, e será desmatado manguezais. Há indícios da existência de áreas de reprodução de cavalo-marinho, e a área desmatada (equivalente a 45 campos de futebol) tem efeito de proporções imensas.

Paulo Roberto Castella, engenheiro agronômico

Câmera em viaturas

Qualquer meio legal que venha a auxiliar na diminuição da criminalidade, com obtenção de provas para a devida punição, é bem vindo (Gazeta, 17/11). Acredito que dessa forma é possível dar segurança não só para a comunidade como também aos policiais. Portanto, creio ser de vital importância a implantação desses dispositivos de câmeras de áudio e vídeo em viaturas.

Stephan Knecht

Trânsito

Para o pedestre atravessar com segurança na maioria dos cruzamentos, sem ter a desagradável surpresa de ter o semáforo aberto no meio da travessia, creio que deveria haver a luz de atenção nos semáforos, como nos sinaleiros para veículos. Assim, o pedestre pode ver o sinal amarelo, estando ciente de que em breve ele fechará.

Almori Osires do Nascimento

Doenças respiratórias

Para evitar as doenças respiratórias, costumo abrir a casa pela manhã para a troca de ar. Deixo as roupas de cama no sol para matar os ácaros e consumo bastante água. A hidratação é muito importante.

Vanessa Santos

O Alagoas da Ceasa

Parabéns José Carlos Fernandes por comentar sobre nós nordestinos (Gazeta, 12/11). Em uma visão geral, somos considerados até de outro país, mas um dia vão sentir que temos valor neste país.

Roberto Nilson Cassiano Junior

Turismo em Curitiba

Os curitibanos precisam exigir mais qualidade na educação e melhores salários para os professores. Só assim a sociedade como um todo vai melhorar, a qualidade de vida vai melhorar, a violência vai diminuir e os turistas aparecerão naturalmente.

Mariane Silva

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.