Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Porto interditado 1

A interdição promovida pelo Ibama no Porto de Paranaguá (Gazeta, 9/7) é de uma irresponsabilidade que beira a sabotagem. Tenho uma empresa de comércio exterior e já estamos pagando uma sobretaxa de congestionamento. Sabe-se que esse tipo de interdição dura poucas horas, porque neste país ainda temos juízes, o que não podemos ter é burocratas irresponsáveis impunes. Ficamos todos com fama e cara de tonto no exterior, apesar de todo esforço despendido em duras negociações.

Ricardo Romanelli Filho, empresário

Porto interditado 2

A legislação brasileira precisa urgentemente ser alterada. Quando houver descumprimento de norma por parte de empresas ou órgãos estatais, a penalidade deve ser imputada ao administrador responsável e não recair sobre a entidade. No caso do Porto de Paranaguá, cabem medidas urgentes contra os responsáveis pela má administração da empresa. Impedir o funcionamento do porto penaliza a economia brasileira e não atinge os verdadeiros culpados.

João Ferreira de Freitas Filho

Copel e a Copa

O corte no desconto de 13% na conta de luz esclarece a dúvida dos consumidores sobre como a Copel quer viabilizar verba para investir nas obras de melhorias do estádio da Arena da Baixada para a Copa de 2014 (Gazeta, 9/7). Como contribuinte involuntário desse tipo de projeto, que em hipótese alguma vai melhorar a condição de vida dos brasileiros, quero antecipar o meu protesto.

Zinka Reck

Respeito no trânsito 1

Muito interessante a reportagem sobre pedestres que atravessam fora da faixa (Gazeta 9/7). Apesar de diversos contatos com a prefeitura, esta ainda não trouxe uma solução para o trecho de 600 m entre as ruas Dep. Mário de Barros e Lysímaco Ferreira da Costa, onde não há faixas de pedestres, redutores de velocidade ou qualquer outro mecanismo de segurança. A prefeitura afirma que autorizou a Celepar a fazer uma ilha para pedestres, mas esta ainda não foi criada. Eu quero saber quem recebe meus impostos para cuidar das ruas da cidade: a prefeitura ou a Celepar?

Rafael Coninck Teigão, analista de sistemas

Respeito no trânsito 2

Como forma de melhorar as relações entre motoristas e pedestres, notadamente no que diz respeito a atravessar a rua apenas na faixa de pedestres, há necessidade de intervenção da autoridade pública na adequação dos cruzamentos para que tanto pedestres quanto motoristas sejam educados quanto ao respeito mútuo. Em Curitiba, poucas são as esquinas onde há sinaleiros para pedestres. Mesmo no Centro da cidade, são poucas as esquinas onde o pedestre pode atravessar com segurança, protegido pelo sinaleiro. Esta falta de sinalização obriga a todos a atravessarem a rua quando é possível.

Fábio Molteni, empresário

Lei Maria da Penha

Em caso de agressão a mulheres o governo deveria investir em policiamento mais competente, mais treinado (Gazeta, 9/7). Em psicólogos para o tratamento tanto do agressor como da vítima, pois os dois incorrem em desequilíbrio psicológico. Investir em prisões especiais para agressores serem punidos e reeducados para a convivência com a família. Investir na proteção das vítimas antes que percam suas vidas como muitas vezes ocorre. Apoio policial e psicológico às vítimas.

Maria Helena Ferreira Santos

Orelhão

Já em época de férias, fico com vergonha de receber os turistas, pois todos os telefones do Centro de Curitiba estão rodeados de propaganda que oferece sexo fácil. Viajo todos os anos e nenhuma cidade, como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, tem esse tipo de serviço que, além de poluir, nos deixa constrangidos. Até presenciei guardas municipais assistindo à colocação das propagandas e nada fizeram. A prefeitura diz que é culpa da empresa telefônica que não limpa os telefones. Será que a culpa é minha como cidadã que assisto a isso há três anos e não faço nada?

Zainara Eliane Pereira, vendedora

Judiciário

Fiquei indignado ao ver a notícias de que o julgamento dos acusados pelo assassinato do estudante Bruno Strobel foi anulado, em vista de que uma denúncia anônima teria informado ao juízo que uma das juradas era irmã de um dos advogados que atuou no caso. Só pode ser brincadeira isso. Seria mais uma tortura do nosso nobre Judiciário com a família do rapaz? Demoraram três anos para levar o caso a júri e é esta a resposta que o poder Judiciário dá? Um erro infantil desse não ter sido notado antes é de dar vergonha.

Igor Strasbach

Letreiros de ônibus

É importante que seja feita uma padronização dos letreiros de ônibus da cidade, porém seria muito interessante Curitiba implantar, adotar e educar os passageiros utilizando o sistema de numeração das rotas. Esse meio torna muito mais fácil a orientação para moradores e turistas, principalmente os estrangeiros.

Marcus Schiavon

Chargista

Gostaria de cumprimentar o chargista Marquesini. Há tempo não se via um chargista tão expressivo e inteligente. Em uma simples tira revela muito humor. Parabéns. O que se vê é a falta de criatividade de muitos, por isso, renovar é preciso.

Wilmar Machiaveli

Polvo Paul

O famoso polvo alemão que já fez tantas previsões certeiras dos jogos da Copa do Mundo, ao menos até agora, também precisa de uma recompensa. Está faltando fazermos a única pergunta que realmente deveria nos interessar: O que faz um animal marinho preso dentro de um minúsculo aquário como aquele? Depois de tantos acertos nos resultados, creio que ele merece ser devolvido ao seu habitat natural, o mar.

Sandro Ferreira, bacharel e consultor em turismo

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.