A saúde realmente não é uma prioridade do governo. A cada dia ficamos mais estarrecidos com o pouco caso com que são tratadas as políticas de saúde no país. Constroem-se prédios que não são equipados. Não há contratação de profissionais para trabalhar. O prédio fechado (bonito!), sem o elemento humano, não atende ninguém. Basta fazer um levantamento de quantos funcionários da área de saúde tiveram afastamento de trabalho por motivo de doença, para se constatar que, em sua maioria, são desencadeadas pelo estresse, pela sobrecarga de trabalho e pela desilusão de serem desvalorizados pela administração pública. Todos sabem que, sem a saúde dos responsáveis pela manutenção da saúde da população, não há condições de se atender ninguém. Afinal, para todos, saúde é fundamental.
Catarina Tavares Silva, médicaCuritiba PR
Saúde pública 2
É incrível que certos parlamentares não se preocupem com a saúde da população curitibana. Enquanto o governador Roberto Requião fica atacando veículos de comunicação, pessoas estão à merce do caos, tendo transtornos para conseguir um medicamento. Essa anarquia tem que acabar, pois estão colocando em risco a saúde e a vida humana.
Cleonice C. DuartesCuritiba PR
Corrupção 1
Em países como China e Japão, o político corrupto quando descoberto ou comete suicídio, por vergonha, ou é condenado à morte. Mesmo assim existem alguns casos. Está explicado o por quê no Brasil haver tanta corrupção: não existe punição nenhuma. Não defendemos fins drásticos, mas sim que não acabe tudo em pizza como está ocorrendo.
Carlos BarrosoCuritiba PR
Corrupção 2
Ao ler a reportagem publicada ontem (29/5), considerei drástica a maneira com que o ministro de Agricultura do Japão achou para "redimir-se" do escândalo de fundos políticos em que estava envolvido. Sou absolutamente contra o suicídio, contudo esse ato nos sugere a seriedade e a consciência política do governante japonês que, observando o tamanho do prejuízo causado aos cofres públicos, sequer esperou ser condenado e optou por esta forma fulminante de punição. Se os governantes corruptos brasileiros assumissem suas más atitudes e deixassem seus cargos espontaneamente para nunca mais se candidatar a nenhum cargo público, nossa política melhoraria muito.
Fábio Mandryk Ferreira, músicoCuritiba PR
Guia rebaixada
Em frente ao meu ponto comercial a guia do meio-fio é rebaixada porque anteriormente o local era uma garagem. Há dois anos pedi a regularização da vaga em frente com a pintura da faixa sinalizadora. O serviço 156, da prefeitura, dá a informação de que foi feito o pedido, mas não tem previsão para regularizá-lo. Os agentes de trânsito ora exigem o cartão Estar, ora dizem não ser necessário pois não há sinalização. Cada vez é uma justificativa. O que não dá para aceitar é que já fui multada inúmeras vezes. Na hora de pagar a multa, descubro que o local não está na área de cobertura do Estar. Como dialogar com esses profissionais? Quando irei receber meu dinheiro de volta das multas indevidas?
Roberta F. C. KrügerCuritiba PR
Segurança
A operação policial desencadeada na Vila Torres deveria ser estendida a outras favelas que circundam o Jardim das Américas. A violência no bairro é gritante. Diariamente carros são roubados da frente de residência, quando o morador está chegando, ou da frente de estabelecimentos comerciais. Meus filhos não podem andar pelas ruas do bairro, sob pena de terem seus pertences roubados. Outra coisa inadmissível é a demora da polícia para atender os chamados, em média de 30 minuto. Por que tanta demora? De tanto reclamar da violência local, já fui até chamada a comparecer na polícia para prestar esclarecimentos. Pelo visto, sem muito sucesso, pois o policiamento melhora nas duas semanas seguintes às minhas queixas e depois a bandidagem continua tranqüila. O governo do estado alardeia tanto a segurança. Sugiro uma visita ao bairro.
Simone Tatiana de OliveiraCuritiba PR
Água
A água, como sabemos, é o bem mais precioso do mundo. Embora tenhamos todos os dias informações precisas sobre a sua escassez, há pessoas que insistem em desperdiçá-la, lavando calçadas desnecessariamente e aumentando o seu consumo nos meses de inverno. Faço um apelo aos leitores deste grande jornal: a conscientização e a educação são as maiores armas para combater esse desperdício. O futuro do planeta começa com pequenas ações.
Jacqueline M. SiqueiraCuritiba PR
Fim de promessas
Acho que deveria ser ilegal também canditados a governo prometerem o que não vão cumprir. Greves e falta de remédios são fatos imutáveis e as promessas, que poderiam mudar muita coisa, não são cumpridas . Mais uma vez o povo foi enganado e está pagando, muitos com a própria vida, por acreditar que o governo poderia se dedicar mais e cumprir o que prometeu quanto aos hospitais.
Bianca Nascimento da SilvaCuritiba PR
Auto-escola
Moro no Tarumã e gostaria de comentar meu incômodo quanto aos carros de auto-escola que circulam pelo bairro. Os instrutores sempre esperam os alunos chegarem às esquinas para parar o carro e iniciar-lhes uma série de instruções e explicações, não importando se atrapalha ou não o trânsito dos demais veículos. Peço que os órgãos responsáveis verifiquem e tomem providências para que não continue esta situação. O perigo de acidentes é constante.
Andrea LainequerCuritiba PR
Violência
No último sábado, uma cena lamentável aconteceu no CTG de Paranaguá. Seguranças, um com um taco de beisebol, atingiram duas pessoas, ferindo-as gravemente. Até quando pessoas sem o preparo para tal função, e usando de uma arma, irão agir desta maneira? Cabe aos organizadores de eventos a responsabilidade desses atos. Até quando iremos assistir tal barbaridade?
Evandro Costa, administrador de empresasCuritiba PR
Falta de remédios no HC
"É uma vergonha o nosso país se preocupar com tantas banalidades, e deixar a população à mercê do acaso. O fato de um hospital como o HC ficar sem remédio para tratar de seus doentes é um grande absurdo. Em primeiro lugar vem a vida, depois as formalidades da lei. Será que o Brasil nunca vai tratar a sua população como ela merece?"
Andreu Agostinho SilvestreCuritiba PR
Prefeitura responde
Com relação às cartas contendo comentários sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa aos leitores:
Alexandre Ferreira: que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está recuperando o pavimento da ciclovia do Parque Tingüi. O trabalho deve ser concluído nesta semana. A prefeitura informa que a fiação da iluminação da ciclovia foi furtada e o sistema destruído, logo após ter sido instalado. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está elaborando um novo projeto de iluminação para o parque;
Marciano Juliano Rubel: que os novos ônibus da frota do transporte coletivo são equipados com motores eletrônicos Euro 3 que garantem redução de 50% nos índices de emissão de partículas poluentes. No ano passado foram colocados em circulação 295 veículos equipados com esses motores. No segundo semestre, outros 194 serão incorporados à frota, substituindo veículos antigos. Com isso, até o final deste ano, 114 toneladas/mês de fumaça tóxica e fuligem deixarão de ser despejadas na atmosfera. Além de poluir menos, são também sete decibéis mais silenciosos que os tradicionais;
Luiz Alberto Santi: que está em fase de conclusão o projeto para construção do acesso ao Contorno Norte e que os recursos para a obra estão previstos no orçamento deste ano. Com isso, as ruas do Conjunto Vila D Oro, em Santa Felicidade, ficarão preservadas do trânsito de caminhões.
Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba
***
Gazeta do Povo
Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.



