Sobre a travessia em frente ao estádio onde um torcedor do Atlético foi atropelado na BR-277 (Gazeta, 3/2), penso que a concessionária deve dar segurança aos pedestres no local do acidente. O estádio foi construído no dia da partida? Não. Então onde está a concessionária rodoviária, que podia, muito mais rápido que a Polícia Rodoviária Federal, fazer um esquema de proteção neste local.
Osvaldo Gonçalves
Segurança no trânsito 2
Aquele trecho da BR-277 onde houve o atropelamento de um torcedor do Atlético está sob concessão, ou seja, quem paga pedágio paga pela segurança. Quem detém a concessão deve zelar pela segurança, principalmente da população. O pedágio é caríssimo, arrecada-se muito e pouco se faz!
Mauro Majczak
Engarrafamento
Em relação a Garuva, uma alternativa muito boa que poderia ser implementada pelo planejamento do município seria, no local do semáforo, uma trincheira ou viaduto no cruzamento. Além disso, poder-se-ia construir um local para pedestres passarem sem problemas pela parte superior do viaduto ou trincheira, ou construir uma passarela elevada bem próximo.
Jhonson Cardoso Guimarães Neves
Hora-atividade
Sou professora há 20 anos e posso afirmar que a hora-atividade é de extrema importância para o professor. Influencia até na nossa qualidade de vida. Quantos e quantos finais de semana passei corrigindo avaliações e preparando aulas. Acredito que com a implantação da hora-atividade melhorou muito a qualidade do ensino nas escolas.
Célia Cristina Marochi
Prerrogativas do CNJ 1
A autonomia de um órgão externo para investigação de atos de quem exerce o Poder Judiciário assegura à população julgamentos imparciais, competentes e sérios e, por outro lado, garante aos magistrados o devido processo legal, pautado pelo direito ao contraditório e à ampla defesa, resultando em um julgamento justo (Gazeta, 3/2). Melhor ainda se a iniciativa fosse tomada diante dos três Poderes, cada um em sua esfera. Talvez então chegaríamos mais perto de um verdadeiro Estado Democrático de Direito.
Fernanda Heim Weber
Prerrogativas do CNJ 2
A decisão do STF foi corajosa e ouviu o clamor popular que pede por mais transparência em todos os poderes e principalmente em relação aos magistrados que, justamente pelo poder que possuem, devem ser exemplo de retidão e probidade. Foi um belo exemplo de repúdio ao famoso corporativismo entre os juízes.
Lidiane Claudia Simões
Prerrogativas do CNJ 3
Sou magistrado há mais de 30 anos, atuando há cinco como desembargador no TJ Paranaense. Sempre fui a favor das investigações contra membros do Poder Judiciário. Todavia, entendo que essas investigações deveriam ser individualizadas e não generalizadas como estão sendo. É muito ruim para o bom juiz ouvir a expressão "bandidos de toga", sem que os nomes sejam enunciados. A grande maioria dos juízes do Paraná é íntegra e devotada ao trabalho. O CNJ tem perfeitas condições de saber qual juiz age ilegalmente, portanto, contra ele deveria tomar as medidas adequadas.
José Carlos Dalacqua
Acesso à informação
Esta Lei de Acesso à Informação é mais uma demonstração de que os deputados não têm o que fazer de útil para a Nação. A Constituição de 1988, art. 5.º, inc. 33 já determina que os órgãos públicos sejam obrigados a fornecer informações aos cidadãos sob pena de responsabilização funcional. Ou seja, não são necessárias novas leis, basta cumprir as já existentes.
Isaías Andrade
Caso Derosso
A volta de Derosso à presidência da Câmara seria o fim da picada. O povo de Curitiba está enojado com essa figura que juntamente com sua mulher se locupletou de dinheiro público.
Jesus de Deus da Silva, Matinhos PR
Cuba
Se porventura o ex-presidente Lula e a mandatária atual, Dilma, tivessem alguma preocupação com direitos humanos nem sequer teriam feito uma visita oficial à ilha caribenha. Além de defenderem os irmãos Castro, que se encontram no poder há mais de 50 anos, querer relativizar as injustiças praticadas contra os dissidentes políticos com os presos que se encontram na prisão de Guantánamo é algo inimaginável. Custodiar terroristas é menos grave que aprisionar oposicionistas ao regime.
Valdomiro Nenevê, São José dos Pinhais PR
93 anos 1
A Associação Nacional de Jornais felicita a Gazeta do Povo pelos seus 93 anos. A Gazeta do Povo se destaca pelo seu esforço ininterrupto para proporcionar aos seus leitores um jornalismo da melhor qualidade. É uma grande satisfação para a ANJ tê-los entre seus associados. Recebam nossos cumprimentos, que pedimos transmitir a toda equipe do jornal, aos seus leitores e seus parceiros empresariais, juntamente com os nossos votos de sucessos.
Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ
93 anos 2
Sou leitor da Gazeta do Povo há algum tempo. Agora estou lendo a Gazeta no iPad com muito gosto e considero o melhor jornal do Paraná e um dos melhores do Brasil. Gostaria de parabenizar pelo conteúdo e informar que vocês têm leitores aqui, mesmo tão longe de Curitiba, e espero que vocês continuem com o caráter estadual e por que não? nacional do jornal, não apenas voltado para Curitiba e região, pois o Paraná precisa se unir. Ele merece esse jornal de qualidade que é a Gazeta.
Fabiano Aguilar Corrêa, Santo Antônio da Platina PR
93 anos 3
Recentemente elegi a Gazeta do Povo como uma instituição que fez e faz a diferença na minha vida. Parabéns a todos os profissionais que fazem da Gazeta do Povo um instrumento de informação e de formação qualificadas.
Marciano Juliano Rubel
* * * * * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.



