• Carregando...

Apesar do triste índice de 38 milhões de brasileiros na condição de analfabetos funcionais no país, os nossos estudantes deram um show em matemática na Olimpíada Internacional, realizada na Tailândia, onde faturaram 112 medalhas. Detalhe importante: estes medalhistas são de 25 escolas públicas e de 11 privadas. Sinal positivo de que não faltam talentos do conhecimento no Brasil.

Paulo Panossian

Insensatez no Supremo

O STF não poderia de modo algum votar aumento do próprio salário. Afinal, isso tem de ser pago pela sociedade. Corresponde, portanto, a um aumento de imposto. Logo o STF teria de apontar de onde sairá o dinheiro para pagar o aumento. Com o teto de gastos, outros setores do funcionalismo público vão pagar o aumento e a sociedade também.

Paulo Belletato

Valorização da família

A família continua sendo o grande desafio do século 21. Pouco valorizada por muitos, a união familiar é sacrificada em nome dos egoísmos e das conveniências da vida individualista. Mas família ainda é lugar de aprendizado e de felicidade. Não foi o homem que planejou a instituição família. Deus é o grande arquiteto que criou a família. A convivência não pode ser substituída pelas conveniências. Viver é algo plural e conviver é arte que aprendemos em família. Nestes tempos turbulentos, a família é um ninho para onde sempre podemos voltar quando cansados e feridos dos trabalhos e atritos da vida.

Paulo Roberto Girão Lessa

Privatizações

“Ah, mas os serviços privatizados são muito caros” – E desde quando isso é resultado da privatização? Por que não levantam o valor que o Governo recolhe nos serviços? Altas taxas e para quê? Para sustentar uma máquina cara e ineficiente. Governo não tem de ser indutor de economia, isso deve ficar a cargo do cidadão, que trabalha, empreende e gera riqueza, e que cansou de carregar nas costas um Governo que nada produz.

Fabio Hirakawa

Concurso da PM

A avaliação de “masculinidade” não passaria de um problema de redação do edital, que enrola muito pra dizer que os nossos policiais devem ter controle emocional e devem ser durões, uma vez que cumprem a difícil missão de servir como interface combativa da sociedade com o crime. Na falta de jeito com que foi escrito, porém, o edital revela com nitidez um problema bem mais grave. Trata-se da cultura de Rambo que prospera dentro da academia de formação de policiais e dos quartéis e que acaba por fazer dos policiais as maiores vítimas. Fazer polícia dentro da democracia é tarefa muito mais complexa, que exige doses cavalares de inteligência, ciência e tecnologia, além da coragem que não falta a estes sacrificados servidores; linha de frente da cidadania.

Jaques Brand

As meias verdades sobre a tributação

O correto é tributar a renda e diminuir os impostos sobre o consumo. Dividendos devem ser tributados sim, mas o PIS, Cofins, IPI e outros impostos sobre o consumo deveriam baixar. Da mesma forma que deveriam aumentar as faixas das alíquotas do IRPF, tributando menos quem ganha menos e mais quem ganha mais. O problema é que é mais fácil tributar sobre o consumo. Não há como escapar desse tipo de tributo. Já sobre a renda, a história é outra, há muita sonegação e é muito mais difícil de fiscalizar.

Benvindo Ferreira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]