Cada vez mais o poder público repassa suas responsabilidades para o setor privado, diminuindo gastos, mas não revertendo em benefícios para a população. No caso da terceirização de espaços culturais, o agravante será o encarecimento dos espetáculos, que já são caros.
Vilson Bonacin
Terceirização de espaços públicos 2
Quem mora no Boqueirão e vai ao Parque Náutico, já notou a existência de algumas obras de revitalização, antes de qualquer licitação, nas quais certamente está sendo gasto dinheiro público. Assim, podemos imaginar que a empresa que ganhar tal licitação não gastará nenhum tostão na melhoria do espaço e as despesas posteriores de manutenção serão bancadas pelos usuários.
Marcos Cavalcanti
Espaço urbano 1
A reocupação do espaço urbano pelo poder público é a única forma eficaz de combater a criminalidade generalizada. Conforme a reportagem "Antídoto social contra a falta de segurança" (Gazeta, 23/5), os lugares onde isso ocorreu mudaram de aspecto e também o comportamento dos cidadãos. Essa óbvia lição vem sendo, há tempos, esquecida pelos administradores públicos. Fica claro que sua retomada é urgente e necessária. Deveria se começar pela revitalização dos entornos escolares, com mais iluminação e câmeras de vigilância.
Marco Antônio de Moraes Sarmento
Espaço urbano 2
Melhorar o ambiente urbano sem a interferência do poder público é algo que gostaria de ver acontecer, mas a grande maioria dos brasileiros, de Norte a Sul do país, não tem sequer consciência de que devemos separar o próprio lixo. O ambiente urbano deveria ser uma extensão de nossas casas.
Mauro Pedro Ribeiro de Castro
Vagas no ensino superior
As universidades precisam, com urgência de uma reformulação em seus currículos. Não têm cursos atrativos, modernos e afinados com o mercado. Uma das causas disso é o pouco interesse dos governos pela educação, causando um profundo desinteresse dos professores por qualificação, atualização. Se não temos experiência nesse campo, devíamos copiar exemplos de outros países.
Rui Libretti
Polícia fora da lei 1
Faltam recursos da Secretaria da Segurança Pública para aparelhar a Polícia Civil no Paraná. O projeto de transformar a delegacia de homicídios em divisão fica só na promessa. Falta de efetivo, presos condenados nas carceragens de delegacias e acúmulo de inquéritos policiais dificultam o trabalho investigativo.
Denis Amaro de Sousa
Polícia fora da lei 2
Falta efetivo das polícias Civil e Militar no Paraná. Precisamos cobrar um maior número de policiais nas ruas. Nos pequenos municípios não há investigadores e escrivães nas delegacias e as cidades estão nas mãos dos bandidos.
Carla Mendes Domingo
Férias do governador
Do jeito que o governador Beto Richa vem administrando o estado do Paraná, ainda mais a área de Segurança Pública, não vai fazer a menor diferença se ele sai de férias ou fica por aqui.
Roberto Tadeu
Blindagem econômica
Dilma superou o otimismo da própria equipe ao dizer que o país está 300% preparado para enfrentar a crise. Quanta irresponsabilidade de um governo que se julga o suprassumo da eficiência!
João Roberto Gullino
Verba de gabinete
Aumentar verba de gabinete da Assembleia Legislativa é uma atitude vergonhosa. Devemos lembrar todos os eleitores para que estudem os candidatos antes de votar. No Brasil a palavra ética pública e até pessoal já se perdeu no mar de lama e corrupção que está transformando este país.
Oriovaldo Madureira
Tribunal de Contas
Acaba de ser eleito um novo membro para o Tribunal de Contas do Estado. Diante dos últimos escândalos na Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Curitiba e, agora, Secretaria de Segurança Pública do Paraná, todos investigados e denunciados pela imprensa, alguém já se perguntou para que serve o Tribunal de Contas, com seus salários milionários?
Antônio Veiga, advogado
Foro privilegiado
Sou a favor que administradores tenham o benefício do foro privilegiado em ações de improbidade administrativa, pois, em tese, o foro previlegiado de julgamento permite que o processo seja mais célere, competente e sujeito a menos interferências daquelas pessoas com poder político. É mais fácil influenciar um juizo singular do que uma câmara de desembargadores.
Marcelo Duarte Ribeiro
Cargos comissionados
Está mais do que na hora de dar um basta no "faz de conta" e no "me engana que eu gosto". Nossos legisladores precisam voltar a ler a Constituição. Assim, vão descobrir que a função do Legislativo é legislar e fiscalizar, e não fazer assistência social com dinheiro público. Cargo comissionado existe para contratar pessoas de alto conhecimento técnico-jurídico a fim de orientar o legislador, e não para recompensar cabos eleitorais ou amigos não eleitos.
Eloy Oto Schneider
Auxílio-livro
Ao invés de dar mais benefícios indiretos aos magistrados, como já foi feito com frutas e carros, o Tribunal de Justiça poderia muito bem investir em sua biblioteca e abri-la ao público em geral. Seria mais ético, mais humano, mais justo. É inconcebível que um Tribunal, que se diz de Justiça, na realidade fique a promover a exclusão ao invés da inclusão social.
João Augusto Moliani, professor universitário.
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.



