Sobre a matéria "Para o motorista, o inferno são os outros" (Gazeta, 15/8), o problema é que o motorista curitibano é muito individualista e fominha. Não dá a vez; se alguém dá a seta e tenta entrar, ele acelera para não deixar entrar. Eu dou a vez sempre e raras vezes o outro motorista agradece. A maioria acha que eu fui lento ao permitir a entrada. Já pensei em parar de ser educado, mas repensei e decidi continuar fazendo minha parte, independentemente de tudo.
Marcos Soares
Trânsito 2
Falta infraestrutura adequada, isso é fato. Mas não há dúvida de que o comportamento dos motoristas é um reflexo do que o país é hoje. Motoristas fazem o que querem, quando querem, sem medo de punição por falta de fiscalização. A adoção de radares nos semáforos evitaria muito avanço em sinal vermelho, uma praga do motorista curitibano. Onde há radar, o curitibano não avança o sinal. Todos se tornam bons motoristas quando fiscalizados.
Eduardo Sabedotti Breda
Trânsito 3
Os motoristas podem até pensar que conduzem bem o seu veículo, mas a grande maioria não tem comportamento digno no trânsito. Dentro do veículo é como se fosse um mundo à parte, cada um faz o que quiser, não há leis, não há respeito, acaba a tolerância. O mesmo motorista que atrapalha o trânsito é aquele que estaciona em vaga reservada, liga o alerta em qualquer situação achando que criou um "campo de força". O certo é certo, mesmo que os outros estejam fazendo errado.
Roberto Haruo
Transporte coletivo
Não acredito que o sistema de BRT esteja saturado. Na Avenida República Argentina, próximo da Estação Petit Carneiro, por exemplo, em uma hora contei 21 ônibus expressos da linha Santa Cândida-Capão Raso, o que corresponde a um intervalo de três minutos entre cada chegada. Na linha Pinheirinho-Rui Barbosa, chegaram 18 ônibus, 3,53 minutos de intervalo. Constatei ainda que a canaleta estava ocupada por grande número de ciclistas e até mesmo carrinheiros, que, além de correr risco de vida, dificultam e atrasam a operação dos ônibus. E a maior parte dos dispositivos detectores que abrem os sinaleiros para os expressos está inoperante. Será que esse relaxamento é proposital? A eficiência das linhas poderia ser aumentada se fizessem o descasamento das estações e a introdução dos ônibus diretos, como foi feito na linha Boqueirão, e mais tarde a construção de elevados nos cruzamentos mais congestionados. Isso tudo a um custo de menos de 10% do absurdo custo do metrô.
Rinaldo de Andrade Pinto, engenheiro
Eduardo Campos 1
A morte prematura de Eduardo Campos leva consigo a morte da esperança de mudança da forma de fazer política em grande parte dos brasileiros. O acidente deixa um vácuo na nova opção da dita "terceira via", capaz de acabar com a mesmice tucano-petista que há duas décadas detém o comando da nação, sem solucionar os problemas que afligem a população brasileira nas suas necessidades mais prementes. Substituição é difícil, já que pessoa com o perfil de Campos é muito rara.
Antonio Juarez Protasievitch Filho
Eduardo Campos 2
A morte de Eduardo Campos é uma tragédia nacional com repercussão mundial. Não há palavras suficientes para descrever uma perda irreparável na política brasileira. A morte de Eduardo Campos é um golpe contra a esperança na política brasileira.
Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira
MST
A respeito das manifestações aliás, falta de ter o que fazer dos sem-terra , não é admissível que protestos de movimentos sociais com fins políticos interfiram no dia a dia dos cidadãos brasileiros, que são impedidos no direito de ir e vir, de trabalhar, de estudar. Após 12 anos de governo petista, eles deveriam é queimar pneus em frente do Palácio da Alvorada ou defronte ao Congresso Nacional. Seria a melhor forma de serem ouvidos e obterem o respeito da população.
Luiz Fernando Mazzarotto
Oriente Médio
Como esses conflitos parecem ser milenares e com profundas raízes religiosas e raciais, não vejo, no curto prazo, uma solução. Ambos os litigantes têm razões a apresentar perante a opinião mundial, pouco resolvendo a intervenção de outras nações. Morre mais gente do lado palestino porque, não tendo uma força armada regular, seus civis são usados pelo Hamas, facção política com vocação para o terrorismo. Somente gerações futuras, despidas de fanatismo religioso e de dogmas anacrônicos, é que poderão um dia mudar a mentalidade desses povos, que parecem ainda viver no tempo das cavernas.
Harry Carlos Herbert
Futebol 1
Muito propícia a discussão levantada no editorial "Violência no esporte, nunca mais" (Gazeta, 15/8), mas ainda não é isso. Não se toca no ponto nevrálgico, pois existe uma instituição culpada por essa bandalheira nacional. Trata-se da Justiça. Cabe-lhe colocar na cadeia os criminosos e banir os demais para sempre das arenas, além de punir os clubes com a obrigação de jogos com portões fechados. Se isso não ocorrer, jamais o Brasil alcançará os objetivos conquistados pelos britânicos. O "bolso" precisa doer, assim como a consciência.
Ruben Holdorf
Futebol 2
Hoje, qualquer jogador mediano, para não dizer sofrível, ganha absurdos para correr atrás de uma bola, até mais que presidentes de multinacionais, e ainda conta com a vantagem de manter a forma física durante o expediente. É evidente que jogadores devem lutar por seus direitos, mas o futebol perdeu sua essência, da época em que eles tinham plena identificação com os clubes e buscavam lutar até o fim, independentemente da situação em que se encontravam.
Márcio Anacleto
Futebol 3
Todo trabalhador, segundo nossa Constituição, tem direito à greve, a lutar pelos seus direitos. Os jogadores de futebol são empregados do clube e têm esse direito. É verdade que ganham muito pelo que fazem, mas isso não é culpa deles, e sim dos cartolas dos clubes e dos torcedores, que idolatram jogadores e não se importam de pagar fortunas para assistir, não raramente, a uma "pelada". Os jogadores de futebol deveriam ser amadores e estudar para desenvolver outros trabalhos e ganhar bem. O que a maioria das pessoas, aliás, faz.
Dinart Bittencourt
Bolsa Família
No artigo "Os desalojados da utopia" (Gazeta, 15/8), Cristovam Buarque deixa evidente que o programa Bolsa Família deve estar acima de qualquer manifestação de preconceito ou mesmo de incompreensão e ausência de humanismo. O problema está no limite que esses programas de governo revelam. Não há no horizonte mais otimista possível algum sinal de que a educação básica brasileira possa adquirir qualidade nas próximas décadas.
José Luciano Ferreira de Almeida
Educação
Todos os países que investiram maciçamente na educação de seus povos estão hoje entre os melhores do planeta. No Brasil, ocorre o inverso. Por culpa de um planejamento desastroso na educação brasileira há algumas décadas, estamos colhendo hoje o péssimo trabalho dos ministérios da área de educação, bem como nada tem se feito para educar e conscientizar os alunos sobre a necessidade premente da educação.
Dionisio Francisco Grabowski
Vendas
A Copa do Mundo trouxe prejuízos a diversos segmentos, dentre eles os restaurantes, que amargaram prejuízos consideráveis. Para recuperar a baixa frequência durante os meses de junho, e com reflexo em julho, por causa da alteração da data das férias, precisaremos apostar em uma recuperação de agosto até setembro. Quando leio comentários de alguns políticos e representantes de órgãos de classe, não posso acreditar na falta de informação dessas pessoas.
Augusto Santos, empresário
Tributação
Concordo com o advogado Cezar Augusto Cordeiro Machado (Gazeta, 15/8). É importante uma reforma tributária o quanto antes para que a sociedade seja beneficiada com a diminuição da carga tributária que chega ao nível de confisco. Também é necessária a simplificação nas normas e nas bases de cálculo, criar uma matéria tributária e constitucional no ensino fundamental, e reduzir as obrigações acessórias entregues pelos contribuintes ao Fisco.
Zacarias Alves de Souza
Tigres
Sobre a matéria "Prefeitura quer fechar canil que abriga tigres" (Gazeta, 15/8), é um absurdo como a lei de preservação ambiental e animal não funciona neste país. Esses animais deveriam ter uma área ampla com muito verde e não ficarem presos em gaiolas e com piso de cimento. Isso deve ser urgentemente corrigido. Outro exemplo é o do zoo de Curitiba, onde os felinos estão na mesma situação.
Arnaldo Lavado Ferreiro
Candidatura
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal presenteou o eleitorado que tem vergonha na cara e que está ávido pela moralização da classe política brasileira. Arruda, não! Quem tem discernimento não está disposto a perdoá-lo 70 vezes sete. Aos que não reprovam a conduta do ex-governador, conclamo a mudar de ideia para que um dia possamos ficar livres dessa canalhice que tomou conta da política brasileira. O Brasil está pedindo socorro. Votar não é brincadeira. Só o voto consciente porá fim a essa bandalheira.
Jeovah Ferreira, Brasília DF
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.



