Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Transporte coletivo

Paciência e tolerância têm limite. Até quando os milhares de usuários do transporte coletivo da região metropolitana continuarão sendo surpreendidos pela insensatez política entre a prefeitura de Curitiba e o governo estadual? É nítido que o impasse sobre o subsídio do estado à prefeitura (Gazeta, 17/1) é uma questão de caráter político e pessoal de ambos os lados. Mas o pior desse imbróglio é que, além de os usuários não saberem realmente o que acontece, instituições como o Ministério Público, OAB e o próprio Poder Legislativo assistem a tudo de forma passiva.

Marcelo Rebinski, historiador

Câmara de Curitiba

Como representantes do povo, os vereadores deveriam atender aos interesses e buscar o bem de todos os cidadãos, o que normalmente não acontece. São feitas milhares de proposições (Gazeta, 16/1), mas muitos pedidos visam atender a apenas um morador. Os vereadores deveriam concentrar-se na função legislativa, criando leis e fiscalizando as ações da prefeitura. Isso, sim, tem impacto na vida de todos os cidadãos.

Jaqueline de Lima

Oposição

Na década de 90, havia governo e oposição ferrenha. Nos anos 2000, as coisas se modificaram, a oposição virou governo e os ex-governantes deveriam passar a ser oposição; porém, isso não aconteceu. Fala-se da oposição, mas ela não tem voz, não tem postura e sua conduta não é de oposição, e isso só fortalece o governo. Seria a oposição brasileira fraca, incompetente, leniente ou conveniente? Não entendo, não consigo decifrar esse enigma complexo.

Eugênio Iwankiw Júnior

"Rolezinho" 1

O que significa exatamente dar um "rolezinho"? Seria um grupo de jovens que se dirigem a um shopping para passear ordeiramente, divertirem-se como qualquer grupo de amigos gosta de fazer? Ou haverá algo mais nisso, alguma intenção duvidosa? Seja uma ou outra resposta, ninguém deve se preocupar, já que temos leis, pois não? Basta aplicá-las se algo sair dos limites que elas determinam. Simples assim.

Eliana França Leme, São Paulo – SP

"Rolezinho" 2

Alguns têm taxado a repressão aos "rolezinhos" como uma tentativa de barrar o acesso de pessoas pobres aos shoppings. Tal opinião só pode emanar de alguém que nunca esteve em um destes centros comerciais. Quem os frequenta sabe que se trata de ambientes pelos quais circulam livremente todas as classes sociais. A repressão visa os movimentos deliberadamente organizados por jovens e adolescentes predispostos a causar tumulto.

Luiz Guilherme Carvalho Guimarães

Presídios

O nosso modelo carcerário está falido há muito tempo. O caos mostrado no Maranhão não é muito diferente dos demais estados. Enquanto persistir a entrada de celulares e drogas nas prisões, nada vai melhorar. Será que é interessante acabar com o tráfico de drogas? E as facções sustentam quem? Com a palavra, o governo do PT, que na oposição tinha a fórmula mágica para resolver todos os problemas.

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Cracolândia

Não há como não se emocionar com a atitude de muitos viciados da cracolândia de São Paulo que se recusaram a abandonar seus cães para terem direito a um quarto de hotel. É bom saber que, mesmo com baixa autoestima, dignidade e total dependência da droga, eles ainda mantêm algum sentimento de afeto.

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Faculdades Espírita

A situação das Faculdades Integradas Espírita (Gazeta, 16/1) não é um problema financeiro desde 2005. A questão é de má administração. Muitos dos funcionários que lá trabalharam foram demitidos, e nem sequer tiveram seus direitos trabalhistas pagos. Está na hora de o Ministério Público investigar o caso, que já deveria ter encontrado uma solução.

Tadeu da Silva Raimundo

Táxis

Não é possível admitir que uma categoria que por anos foi explorada, escravizada, agora seja punida por tentar usar os aplicativos para celular (Gazeta, 17/1) para melhorar o serviço oferecido aos usuários de táxi. É simplesmente uma vergonha que demonstra o poder dessa máfia laranja. A Urbs está na contramão da vida moderna.

Rodney Fernando Carneiro

IPVA

Ao ver o valor do IPVA deste ano, verifiquei que meu veículo valorizou-se de um ano a outro. Liguei para a Sefa e o atendente pediu para eu procurar anúncios de jornal com o valor de veículos da mesma marca que o meu e encaminhar pra eles. E tem mais, o atendente disse que só haveria alteração se a diferença for acima de 11%. Estão de brincadeira. Devemos pagar e ficar quietos? Quando um carro usado valoriza de um ano para outro?

Vanilson Teles

Zoológico

A proposta do vereador Chico do Uberaba é muito inconsistente. É preciso, sim, haver uma melhor estrutura quanto a estacionamento e vias de acesso ao zoológico, um módulo itinerante da Guarda Municipal, serviços médicos de emergência, e também aquisições de novos felinos e melhorar as condições das jaulas. Curitiba é reconhecida como uma cidade que resolve com inteligência os problemas e questões ambientais, e repassar à iniciativa privada o zoológico é revelar incompetência.

Célio Borba

"Vaquinha"

Coitado do Genoino, que tem de se "humilhar" e pedir ajuda para pagar a multa imposta pelo Judiciário! Enquanto isso, ele aluga uma mansão de 450 m2 por R$ 4,5 mil ao mês para se instalar em Brasília. Para um cidadão que se considera injustamente condenado, ele poderia ter a humildade de alugar uma quitinete e ficar bem quietinho no seu canto.

René da Cruz Belém

Política

A ministra Gleisi Hoffmann (Gazeta, 13/1) foi até branda em qualificar de incompetente o governo estadual. Não sei se é o excesso de ego ou se simplesmente quem deveria apresentar projetos a Brasília nada fez ou o fez inadequadamente, ao contrário de outros estados, que pensam ligeiro e não são tímidos, nem pensam pequeno.

Dionisio Francisco Grabowski

Secretarias

Precisamos urgentemente de uma lei que tire o poder de criar e extinguir secretarias e ministérios dos prefeitos, governadores e presidente. Eles são criados para abrigar aliados políticos e provocam dois custos, um para criar e outro para extinguir.

Hélio Takefumi Mori

Educação 1

Sobre o artigo "Decoreba ou aprendizado?" (Gazeta, 17/1), memorizar não nos prepara para uma situação diferente. Profissionalmente, é insignificante o valor de memorizar sem entender. É apenas uma parte do processo de aprendizado. Quem apenas decora é como um computador com memória, mas sem processador.

Edilson Miaqui, engenheiro

Educação 2

Em relação ao artigo "Início do futuro" (Gazeta, 17/1), acredito que o povo é o menos culpado pela situação da educação. Os governantes é que "engoliram" o que nos foi imposto pelos americanos com o programa de diretrizes e bases da educação instalado durante a ditadura militar e mantido pelos demais governantes. Foi uma desgraça para o nosso ensino.

Roberto Justo Dias

IPVA

Tudo bem que eu tenho de imprimir o boleto para efetuar o pagamento do DPVAT no Banco do Brasil – por que não posso pagar em outro banco? --, mas alguém pode me responder por que no boleto há uma taxa de "custo do bilhete"? Que bilhete?

Hamilton Rodrigues de Lima

Passeio Público

Eu só fico imaginando que tipo de polícia há neste país. Com duas forças de segurança pública dentro do Passeio Público, nenhuma foi capaz de ver ou ouvir o furto dos pavões. Foram três aves furtadas e ninguém se mobilizou para ficar de campana e pegar o autor do crime. O nome disso é pouco caso. Se fosse na iniciativa privada, onde as coisas têm dono, no outro dia o funcionário estaria no olho da rua por incompetência.

Marcos Garcia

Meio ambiente

Uma das crises mais importantes para o destino da humanidade é a crise ecológica. Os cientistas afirmam que em 50 anos a temperatura média do planeta Terra subirá seis graus Celsius. Isso vai significar a extinção de mais da metade das espécies hoje existentes. A nossa reação diante da destruição do planeta deve ser uma profunda mudança de estilo de vida. De uma vida exploratória e predatória, devemos passar a viver uma vida simples, doadora e humana.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.