Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Tributos

A ganância do governo em tirar dinheiro do povo e das empresas não tem limite e extrapola o que é moral. E para colaborar o dinheiro arrancado é de maneira incompetente e displicente administrado. Pagamos seus altos salários, suas polpudas e eternas aposentadorias, altos salários de juízes, desembargadores, salários eternos para o pessoal do Tribunal de Contas e até para ex-governadores. Agora tem o tal do ITCMD que irão "moralizar". Este é mais um dos muitos impostos injustos e imorais que os "representantes" do povo criaram. Pessoas trabalham honestamente a vida toda para deixar um patrimônio aos filhos. Estes, quando vão receber os bens, têm de pagar mais um imposto ao governo que já extorquiu tanto a família durante a construção do patrimônio. Chega de arrancar dinheiro do povo, deixe a gente respirar um pouco!

Beto BarrosCuritiba – PR

Chávez

Sobre o artigo de Friedmann Wendpap publicado em 21/11 (!Por qué no te callas!), fica claro como a elite prega uma paz para a manutenção do status quo, mas uma política do medo quando se depara com a possibilidade da diminuição de seus privilégios. Como as oligarquias gostam de criticar governantes que questionam o discurso dominante enquanto se calam para indivíduos realmente fascistas como George W. Bush. Apenas lembro que se Picasso fosse vivo, como progressista que era, certamente apoiaria Chávez e não seus críticos.

Tarso Cabral Violin, advogado e professor de Direito Administrativo do UnicenPCuritiba – PR

Patrulha escolar

"Tenho acompanhado a indignação de algumas pessoas quanto às revistas que estão sendo feitas nas escolas. As pessoas de bem com certeza apóiam este trabalho, por ser preventivo. Com isto, não teremos casos de brigas nem assassinatos, como têm ocorrido em alguns países."

Carlos BarrosoCuritiba – PR

Requião x MP

Sobre a reportagem intitulada "Requião ataca MP com provocação literária" (21/11), acredito que o governador estava falando de si mesmo quando atribuiu tais adjetivos à estimada presidente da Associação Paranaense do Ministério Público. Por óbvio, Maria Tereza Uille Gomes incomoda muita gente, dentro e fora do MP. Primeiro, por ser mulher inteligente, competente, decidida, batalhadora e incansável na defesa dos seus ideais. Segundo, por manter ao longo de sua carreira uma postura corajosa e independente, constando de seu histórico ter banido o nepotismo dentro da instituição, enquanto procuradora-geral de Justiça.

Marcia Isabele Graf Beninca, Promotora de JustiçaCuritiba – PR

Polícia

Muito oportuna a entrevista do delegado Carlos Roberto Bacila (19/11). Os bons policiais são verdadeiros heróis. Trabalham no anonimato, por amor à profissão. Constata-se que a Gazeta do Povo não se acovarda, cumprindo seu papel de informar e formar cidadãos conscientes sem se intimidar com os ataques de políticos autoritários e de linha chavista.

Ana P. Gin, aposentadaPrudentópolis – PR

Guerreiro do Paraná 1

Parabenizamos o dr. Francisco Cunha Pereira Filho pelo merecido recebimento do troféu de Guerreiro do Paraná. Agradecemos também o apoio e a dedicação sempre dispensados por ele a nossa instituição.

Marília Pereira Lopes, presidente da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia.

Guerreiro do Paraná 2

Meus parabéns ao dr. Francisco Cunha Pereira Filho pela homenagem que lhe foi concedida pelo Movimento Pró-Paraná. Suas inúmeras ações engrandeceram o estado do Paraná.

Sergio Andrekowicz, vereador de União da Vitória – PR

Guerreiro do Paraná 3

Em uníssono com o povo paranaense, parabenizo o dr. Francisco Cunha Pereira Filho pelo merecido título de Guerreiro do Paraná.

Margarida G. Deinzer, advogadoCuritiba – PR

Correios

A respeito da nota "Correspondência extraviada" (edição de 16/10), em que o leitor Pedro Paulo Rocha reclama sobre a postagem de correspondências na caixa coletora instalada na esquina das ruas Francisco Rocha e Padre Anchieta, informamos que a coleta dos objetos é efetuada todos os dias úteis e comprovada através da obtenção de um decalque da numeração do equipamento. Visando solucionar a questão, colocamos à disposição do leitor o contato do gerente do Centro de Distribuição Bigorrilho, unidade responsável pelo serviço, Alfredo Meiring – 41 3310-2383, possibilitando acompanhamento específico do serviço e verificação de detalhes como tipo de objeto, qualidade do endereçamento, etc.

Paulo Vilela Araújo, assessor de comunicação dos Correios no Paraná

Café com leite

Assistimos à sordida atitude de algumas cooperativas de leite e laticínios, que misturavam soda cáustica e água oxigenada ao leite. Por que ousaram? Porque aqui ninguém é punido se for político, milionário ou ocupar cargo público. O escândalo do leite foi descoberto. E o café, não merece fiscalização? Num mercado local o café puro custa R$ 32 o quilo. Compramos café nos supermercados a R$ 11 o quilo, com selo de qualidade dos órgão fiscalizadores. Pergunto: o que estamos tomando por esse valor? Estão misturando coisa no café, com certeza, mas o quê? Atenção Anvisa e demais órgãos de saúde pública. Não queremos que essa dúvida fique no ar.

Gabriel Kalinovski FilhoCuritiba – PR

* * * * *

Fale conosco

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Tel. (041) 3321-5999Fax (041) 3321-5129

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.