• Carregando...
Teste de Covid-19.
Teste de Covid-19.| Foto: JoséFernando Oura/ AEN

Foi detectado no Paraná o segundo caso de infecção pela variante indiana do coronavírus, a cepa B.1.617, também conhecida como delta. Assim como no primeiro caso, a infecção também é da cidade de Apucarana, no Norte do estado. A variante foi detectada após envio de material genético para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Receba pelo WhatsApp notícias do Paraná

A paciente infectada pela variante indiana era uma mulher de 42 anos, grávida, que morava no Japão e chegou no Brasil dia 5 de abril para visitar a família. Antes de embarcar, a paciente fez exame RT-PCR que deu negativo para Covid-19. Dois dias depois, em 7 de abril, a gestante apresentou sintomas respiratórios e foi detectada a cepa delta.

Ela foi internada em 15 de abril e, pelo agravamento do caso, passou por cesariana de emergência três dias depois. A mãe morreu no mesmo dia do procedimento. Já o bebê prematuro de 28 semanas ficou internado um mês, recebendo alta em 18 de junho, A criança está bem.

A gestante era amiga da filha da primeira pessoa detectada com a variante, uma senhora de 71 anos que apresentou sintomas respiratórios dia 19 de abril. A mulher chegou a ser hospitalizada, mas se curou. O marido de 74 anos e um dos filhos, de 58 anos, também tiveram de Covid-19 - todos moravam na mesma residência. O filho faleceu. Não foi confirmado se o marido e o filho também foram contaminados pela cepa delta.

Segundo relatado à Regional de Saúde, a filha da primeira vítima havia visitado a gestante dia 7 de abril. Ela também havia contraído Covid-19, mas fez o teste de antígeno (farmácia), não sendo possível fazer a análise genética para averiguar se havia sido contaminado pela variante indiana. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) aguarda o resultado do sequenciamento genético de outros dois integrantes da família para averiguar se mais pessoas foram infectadas pela variante.

Preocupação

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, não esconde a preocupação com a variante indiana, que, conforme estudos britânicos, é cerca de 60% mais contagiosa do que a cepa original do coronavírus. "A variante indiana ainda não está circulando com força no Paraná, mas vai estar. É difícil controlar depois que está em transmissão comunitária", afirmou o secretária no dia 10 de junho.

Desde o início da pandemia, o Paraná enviou 926 amostras de coronavírus para sequenciamento genômico na Fiocruz, como objetivo de averiguar as variantes. Destas coletas, 600 foram sequenciadas e 326 permanecem em análise.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]