• Carregando...
sala de aula
Retorno das aulas presenciais na rede pública do Paraná, em regime híbrido, terá nova data| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Diante do agravamento da pandemia do coronavírus no Paraná, o governo estadual decidiu adiar o retorno às aulas no modelo híbrido, com atividades presenciais, que estava marcado para acontecer na próxima segunda-feira (15). Segundo nota do Palácio Iguaçu, uma nova data será decidida na semana que vem após avaliações diárias da situação dos hospitais e dos casos de Covid-19.

Ao justificar a medida, o governo apontou que o Paraná contabiliza 13 mil óbitos e mais de 740 mil casos, com a maior taxa de transmissão do Brasil nesse momento e "percepção de que pessoas mais jovens estão sendo infectadas".

O adiamento vale apenas para a rede pública. Em entrevista ao jornal Meio Dia Paraná, da RPC, o secretário da Educação e Esporte, Renato Feder afirmou que "as escolas particulares, por enquanto, podem continuar abertas".

"Estávamos preparados para o retorno. No entanto, em conversa com os diretores e chefes dos núcleos regionais de educação, entendemos que não é o melhor momento de reabrir, nesse ápice da pandemia", afirmou Feder.

Ainda de acordo com o secretário, a fila de espera por leitos de internamento para a Covid-19 é um dos fatores que será levado em conta para decidir a nova data de volta das aulas híbridas. “Preferimos não dar uma data de retorno ainda, porque precisamos do relato da [Secretaria da] Saúde. Assim que houver a liberação da Saúde, estaremos prontos”, afirmou Feder.

Para o secretário da Saúde, Beto Preto, a maior circulação dos alunos neste momento da pandemia não seria indicada. "Acho que foi uma decisão acertada e vamos continuar avaliando a situação e abrindo mais leitos”, disse, também em entrevista à RPC. “Nós queremos voltar às aulas, queremos comércio aberto, indústria forte. Mas nesse momento o vírus foi praticamente substituído pela variante P1, o que mudou o perfil e o contexto da doença”, completou.

Veja a íntegra da nota do Governo do Estado:

"O Governo do Paraná informa que o retorno às aulas no modelo híbrido, com parte dos alunos presencialmente nas escolas, não vai ocorrer na próxima segunda-feira (15). O retorno será decidido na semana que vem após avaliações diárias da situação dos hospitais e dos casos de Covid-19.

A decisão levou em consideração o cenário da pandemia.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte já se reuniu com os chefes de Núcleos Regionais e explicou o posicionamento. A comunicação formal será feita ainda nesta sexta-feira (12) aos professores, profissionais da rede e pais dos alunos.

As aulas vão continuar de forma remota com os encontros virtuais realizados pelos professores no horário combinado no calendário da unidade educacional, sem prejuízo da formação educacional de milhares de jovens e adolescentes."

Atualização

A primeira versão deste texto trazia uma nota que circulou como sendo de autoria do governo do estado. Mais tarde, a assessoria de comunicação do governo distribuiu outra versão da nota, oficial, que é a que consta na versão atualizada deste texto.

Atualizado em 12/03/2021 às 15:52
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]