• Carregando...
Governador do Paraná, Ratinho Jr.
Governador do Paraná, Ratinho Jr.| Foto: JONATHAN CAMPOS / AEN

O governador Carlos Ratinho Massa Jr (PSD) garante que o Paraná ainda tem capacidade para abrir mais leitos diante do colapso nos hospitais causado pela transmissão acelerada do coronavírus. Segundo ele, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ainda pode abrir de 200 a 300 leitos, sem especificar quantos seriam de enfermaria e de UTI. Além dessa nova abertura de vagas nos hospitais, admite Ratinho Jr, o estado vai ter problema sério.

Receba todas as notícias do Paraná em seu Whatsapp

“Temos capacidade de abrir entre 200 e 300 leitos nos próximos dias, o que  já estamos fazendo, há uma programação. A partir daí temos um problema sério, que é a falta de médicos, de material humano”, declarou o governador em entrevista quinta-feira (18) ao jornal Boa Noite Paraná, da RPC. Ao ser questionado se o sistema de saúde do estado poderia ir além disso, Ratinho Jr lamentou: “Aí, não temos o que fazer, infelizmente”.

A dificuldade, aponta o governador, seria a contratação de equipes para atuar nesses novos leitos. "A partir daí [os novos leitos] temos problema sério de falta de médicos, de material humano", aponta o governador.

O Paraná chegou a 4 mil leitos exclusivos de Covid-19 desde o início da pandemia. São 1.570 UTIs e 2.374 enfermarias para adultos e 22 UTIs e 34 enfermarias pediátricas.  Mesmo assim, quinta-feira o estado tinha 671 pacientes com coronavírus internados em leitos de outras enfermidades por falta de vagas de Covid-19. Estão internadas em leitos gerais 584 em enfermaria adulta, 71 em UTI adulta e 16 em enfermaria pediátrica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]