Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pós-Traiano

Alexandre Curi toma posse como presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Alexandre Curi
Alexandre Curi sucede Ademar Traiano na presidência da Alep. (Foto: Valdir Amaral/Alep)

Ouça este conteúdo

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD) tomou posse nesta segunda-feira (3) como presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para o biênio 2025-2027. Ele sucede o colega de partido Ademar Traiano (PSD) no cargo, que comandou a Casa nos últimos 10 anos e que presidirá a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Além de Curi, tomaram posse Gugu Bueno (PSD) como 1º secretário; Maria Victoria (PP) na 2ª Secretaria; Flávia Francischini (União) como 1ª vice-presidente; Delegado Jacovós (PL) como 2º vice-presidente; Moacyr Fadel (PSD) como 3º vice-presidente; Requião Filho (sem partido) como 3º secretário; Alexandre Amaro (Republicanos) como 4º secretário; e Goura (PDT) como 5º secretário.

Essa é a primeira vez que Curi assume a presidência da Alep. Ele foi por duas oportunidades 1º secretário — entre 2007 e 2010 e na última Mesa Diretora, entre 2023 e 2025 — e agora, no sexto mandato de deputado estadual, chega ao principal cargo do Legislativo do Paraná. Ele segue o avô Aníbal Khury, que faleceu em 1999, e presidiu a Assembleia em cinco ocasiões.

"Este compromisso com eficiência e transparência continuará ser uma marca desta Casa sob a minha presidência. Faremos isso regidos por quatro pilares que se complementam e nos dão a garantia de bem exercer a responsabilidade para com os paranaenses: inovação, sustentabilidade, economia e transparência. Além, é claro, de muito diálogo, porque sabemos que o Paraná só é grande porque seu povo é gigante em trabalho, dedicação e valores", falou Curi no primeiro discurso como presidente da Alep.

"Meu avô, Aníbal Khury, com sua força, determinação e amor pelo nosso Paraná me inspirou e ajudou a construir as bases do estado que conhecemos hoje: rico, sólido e autossuficiente. Ao assumir essa presidência, não esqueço minha origem como deputado que luta pelo desenvolvimento dos municípios. O que me trouxe até aqui foi o apoio de milhares de paranaenses e o trabalho diário em prol das cidades que represento", complementou.

No principal cargo da Alep, Alexandre Curi terá a visibilidade para concorrer a um cargo majoritário em 2026, como revelou à Gazeta do Povo. Ele poderia até ter alcançado essa posição antes, mas o escândalo da série de reportagens "Diários Secretos" tirou capital político dele por vários anos — ele chegou a ser investigado, mas não virou réu nem foi condenado.

A cerimônia de posse de Alexandre Curi na Alep contou com a presença do governador Ratinho Junior (PSD); do vice-governador Darci Piana (PSD); do prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD); do vice-prefeito da capital Paulo Martins (PL); do ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD); e dos ex-governadores do Paraná, Paulo Pimentel, Alvaro Dias, Roberto Requião, Cida Borghetti (PP) e Beto Richa (PSDB), este atual deputado federal.

VEJA TAMBÉM:

Ademar Traiano lembra Aníbal Khury para elogiar sucessor

O ex-presidente da Casa Ademar Traiano falou em legado deixado nos últimos 10 anos, passando pela gestão de três governadores: Beto Richa, Cida Borghetti e Ratinho Junior. "Esta Casa se preparou para um novo momento e construiu as condições para dar respostas ágeis e eficazes, sempre que foi demandada. A Assembleia se tornou uma nova Assembleia nesses 10 anos", falou, citando investimentos em tecnologia, transparência, economia de recursos e realização de concurso.

Traiano deixa a presidência da Alep após ter confessado a negociação e o recebimento de propina em um contrato de serviços da TV Assembleia — ele fechou um acordo com o Ministério Público (MP-PR), que foi homologado pela Justiça, e devolveu R$ 700 mil.

Sobre a sucessão, Traiano lembrou que Aníbal Khury era presidente da Casa quando ele assumiu a 2ª Secretaria, iniciando a participação na Mesa Executiva. "Para o meu prazer, para a minha alegria, cheguei [à Mesa Executiva] via Aníbal Khury e deixo este cargo nas mãos de um jovem de valor, de um jovem promissor, um jovem de caráter, que herdou de seu avô a lealdade a todos e todas, indistintamente. Um jovem que trabalha dia e noite", disse.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.