Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2026

Aliança entre PT e PDT confirma apoio a Requião Filho ao governo do Paraná

Chiorato, Requião Filho e Enio Verri
Aliança ainda confirma pré-candidatura de Enio Verri (PT) ao Senado no Paraná. (Foto: Divulgação/Partido dos Trabalhadores)

Ouça este conteúdo

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) formalizaram a aliança política para a disputa ao governo do Paraná e ao Senado nas eleições de 2026. A decisão foi aprovada pelo diretório estadual do PT e estabelece apoio ao deputado estadual Requião Filho (PDT) na disputa pelo Executivo estadual, além da indicação do diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri (PT), como pré-candidato ao Senado.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A aliança entre PT e PDT do Paraná foi definida após meses de conversas entre as legendas e ocorre em um contexto de reorganização do campo progressista no estado. Segundo o PT, a estratégia busca tanto viabilizar uma candidatura competitiva ao Palácio Iguaçu, sede do Executivo paranaense, quanto construir um palanque sólido na corrida presidencial pela reeleição de Lula.

As tratativas tiveram início no encontro estadual do PT, realizado em setembro, quando o partido deliberou pela necessidade de ampliar alianças com siglas de esquerda. Desde então, reuniões ocorreram em Foz do Iguaçu e em Brasília, com a participação dos presidentes nacionais das duas legendas, Edinho Silva (PT) e Carlos Lupi (PDT).

VEJA TAMBÉM:

PT destaca oposição de Requião Filho a Bolsonaro e Sergio Moro no Paraná

A resolução aprovada pelo PT destaca a trajetória política de Requião Filho, apontando sua atuação crítica ao grupo político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e oposição à operação Lava Jato, que prendeu Lula e projetou nacionalmente o senador Sergio Moro, pré-candidato ao governo do Paraná. O documento também menciona a intenção de apresentar um projeto alternativo ao modelo de gestão atualmente adotado pelo governador Ratinho Junior (PSD).

No mesmo encontro, o partido deliberou pela indicação de Enio Verri como nome prioritário para a disputa ao Senado. O diretor-geral do lado brasileiro da Itaipu já havia manifestado interesse em concorrer e, segundo o PT, conta com o respaldo do presidente Lula. Além de Verri, o deputado federal Zeca Dirceu (PT) foi colocado como opção para uma eventual segunda vaga. Cada estado irá eleger dois representantes ao Senado Federal nas eleições de 2026.

Para o presidente estadual do PT-PR, Arilson Chiorato, a aliança entre PT e PDT cria condições para levar uma candidatura progressista ao segundo turno e fortalecer a representação da esquerda no estado. “O desafio agora é ampliar essa frente e dialogar com a sociedade paranaense”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.