Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Concluída em 2022

Após três anos sem tráfego, Lula inaugura ponte com o Paraguai nesta sexta-feira

Segunda ponte entre Brasil e Paraguai
Ponte da Integração foi concluída em dezembro de 2022 e permanece sem tráfego de veículos. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (19), da cerimônia oficial de inauguração da ponte da Integração, a segunda estrutura de ligação entre Brasil e Paraguai. A ponte, que conecta Foz do Iguaçu (PR) ao município paraguaio de Presidente Franco, foi concluída no final do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2022, e permaneceu sem acesso por três anos pela falta de infraestrutura para o tráfego.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17) pela Presidência da República, que confirmou a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. A usina hidrelétrica foi responsável por custear parte da obra. Além da abertura da ponte, o presidente petista participa da Cúpula do Mercosul no próximo sábado (20) em Foz do Iguaçu.

A estrutura é considerada estratégica para a logística da tríplice fronteira e para o fortalecimento das relações entre os países na América do Sul. Na semana passada, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), inaugurou a Perimetral Leste, trecho rodoviário de 14,7 quilômetros, que liga a BR-277 à ponte da Integração. A liberação da pista foi marcada por divergências entre os governos estadual e federal.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), responsável pela fiscalização da obra, autorizou o uso da Perimetral Leste. Já o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirmaram que o trecho ainda não foi concluído de forma adequada, apontando riscos à segurança de motoristas e caminhoneiros.

Nesta quarta-feira, a Receita Federal comunicou que a Perimetral Leste ainda não está liberada para o tráfego de veículos de carga pesada pelos órgãos competentes. Por esse motivo, os caminhões devem continuar utilizando a rota definida em portaria vigente, que estabelece a avenida Paraná — no centro de Foz do Iguaçu — como o trajeto autorizado para esse tipo de transporte. A Receita Federal acompanha as obras de acesso às aduanas dos países vizinhos.

Segundo o DER-PR, mais de 10 mil veículos passaram pela perimetral na primeira semana após a abertura da pista pelo governo do Paraná. 

VEJA TAMBÉM:

Tráfego na ponte da Integração será liberado por etapas

O funcionamento da ponte da Integração ocorrerá de forma gradual. Nesta primeira fase, a travessia será permitida apenas para caminhões sem carga, nos dois sentidos, entre 19h e 7h. No segundo mês de operação, o tráfego será ampliado para incluir ônibus fretados de turismo, no mesmo horário.

A circulação de caminhões carregados — medida que deve aliviar de forma significativa o fluxo na ponte internacional da Amizade — está prevista apenas para 2027, quando for concluída a Perimetral de Presidente Franco, no Paraguai.

Com 760 metros de extensão, a ponte foi financiada pela Itaipu Binacional, em um arranjo institucional que envolveu o governo brasileiro, o Dnit e o governo do Paraná. 

Os investimentos realizados pelos dois países somam aproximadamente R$ 1,9 bilhão. Atualmente, cerca de 400 caminhões sem carga cruzam diariamente a ponte da Amizade, única ligação viária entre os dois países na região, inaugurada há 60 anos. 

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.