• Carregando...
Aprovadas pelos pais, aulas presenciais retornaram nas escolas públicas de Cerro Azul
Retorno às aulas presenciais começou no dia 26 de abril de 2021| Foto: Divulgação / Prefeitura de Cerro Azul

As 24 escolas municipais de Cerro Azul, na região do Vale da Ribeira, retomaram as aulas presenciais para as quintas séries na última segunda-feira (26). A retomada está acontecendo no modelo de rodízio em que a cada dia 30% dos alunos comparecem. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, a decisão foi tomada após consulta à comunidade escolar, especialmente aos pais de alunos.

Cadastre-se e receba as principais notícias do PR pelo celular

A opção de retorno foi escolhida por 62% dos consultados. Ao longo de 30 dias a secretaria de Educação, em parceria com a secretaria da Saúde, irá monitorar e, caso não haja ocorrência de casos de Covid-19, as aulas presenciais poderão ser estendidas às demais séries, obedecendo todos os protocolos sanitários e respeitando o limite de 30% de ocupação das salas.

Cerro Azul não adotou o modelo online porque 70% dos estudantes moram na zona rural e não têm acesso à internet. Para compensar a falta de aulas presenciais, desde o início da pandemia a secretaria municipal de Educação está disponibilizando os conteúdos em apostilas para os alunos estudarem em casa com o apoio dos pais. A rede municipal de educação de Cerro Azul abrange 24 escolas que ofertam do ensino infantil à quinta série, com 1.529 alunos e 99 professores. Só das quintas séries, que já retornaram de forma presencial, são 220 alunos.

O ensino da sexta à nona série e o ensino médio são ofertados por dois colégios estaduais, que ainda não decidiram pelo retorno. “Estamos nos programando para também voltar”, disse Jonival Ignez Desplanches, diretor do Colégio Estadual Princesa Isabel. Ele informou que teve reunião na tarde desta quinta-feira (29) com o secretário estadual de Educação, Renato Feder, para tratar do assunto.

Na última terça-feira (27), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), afirmou durante entrevista à imprensa que há possibilidade de retorno das aulas presenciais na rede pública estadual nas escolas onde diretores e professores entenderem que há segurança para isso, considerando a situação epidemiológica da região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]